Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Halo é regra?

Halo é o nome do tema (skin) padrão para os componentes do Flash 2004. Aquele com botões bem suaves e com uma auréola (um brilhozinho verde) em volta. Baseado no argumento da transferência da experiência de uma aplicação para outra, Kevin Lynch manda todos os desenvolvedores de Flash usarem somente esse tema para suas aplicações.

Talvez faça sentido mesmo para as direcionadas a rodar no Central, mas na Web não concordo. Até agora, a maior parte das aplicações da Web são de uso eventual, ou seja, não precisam de interfaces neutras e altamente ergonômicas como a dos softwares de desktop. Como quase sempre estão ligadas à fins de marketing ou venda direta, melhor imbuí-la de brand.

Se a Web, e mais ainda o Flash, adicionaram algo ao design de interface foi a utilização da interface para o branding. Vale à pena criar uma atmosfera personalizada para a tarefa que se espera que o usuário realize. Por exemplo, se a aplicação vende perfumes, então deve ser elegante, sugerir os aromas; se monta um tênis personalizado para praticar skate deve estar de acordo com a identidade visual do hip-hop.

Eu particularmente gostei do visual do novo tema, não é horrível e desconfortável como o padrão do Flash MX. Sua principal fraqueza é o contraste. Ele exige que seu monitor esteja bem calibrado, do contrário vai ficar difícil enxergar algo. Porém, não se compara a temas já estabelecidos como o Aqua do Mac e os vários que estão sendo criados para o KDE e Gnome, do Linux.

Abaixo, retirado do site da Macromedia, uma breve explicação para o tema (tradução livre e tosca):

"Inspirado nas propriedades da luz, os componentes Halo mostram um anel (halo) que atrai o olho e encoraja a interação (quanto mais brilho, mais 'vontade' o controle tem de interagir). Nós pensamos que isso vai fazer o mundo digital mais claro, amigável - e, como sempre, esperamos que nossos usuários levem isso ainda mais longe".

Uma dica, se você quiser mudar a cor do Halo do verde para o laranja, por exemplo, coloque esse código no primeiro frame: _global.style.setStyle( "themeColor","haloOrange" )"; // onde haloOrange pode ser haloBlue ou haloGreen (default)


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 16/12/2003

Palavras-chave

halo    skin    temas    componente    componentes    ria    

Opções



Comentários

Discussão
João Neto
16/12/03 às 04:41

Só um comentário em relação ao código para modificar a cor do tema, ele tem uma aspas " a mais no final, o correto seria:

_global.style.setStyle("themeColor","haloOrange");


Discussão
Fred
17/12/03 às 02:05

Caco, concordo que a interface deve ser transparente, mas isso não significa que ela não deva ser aprazível. E para isso, ela vai ter que estar na moda, sim. Não é preciso ser fashion, só estar atualizada de acordo com o que é considerado belo para o público a que a interface se destina.

Veja o exemplo dos celulares, cada vez com designs cada vez mais diversificados, uma para cada tipo de pessoa. Eu vejo patricinhas comentarem nos ônibus:
- "nossa, como o seu celular é bonito... vou comprar um desses"
- "esse eu ganhei do meu namorado. O outro que eu gosto mais tá em casa, mas é que tô indo encontrar com ele..."

Para a patricinha, provavelmente não importa muito se o design do celular é ergonômico, é mais um motivo de ostentação. Acredito que algumas interfaces na Web também estão sujeitas a isso, porque são públicas, tem audiência massiva e são de uso eventual, assim como o celular da rapariga.


Discussão
Caco
17/12/03 às 09:21

Não sei se tem tanto fundamento, mas me ocorreu agora: será que as interfaces de software serão influenciadas pelas tendências da moda e estilo?

Acho que botoes, estruturas de operação e componentes visuais de software não deveriam seguir tendências, permanecendo "neutros".

Porque nesses casos onde o design tem como prioridade permitir a realização de tarefas, a interface não deve fazer com que o estilo chame atenção para si mesma. Ela é só um meio.

Ou não! eheh


Discussão
cezinha
17/12/03 às 09:29

Eu acho que componentes visuais de software seguem sim uma tendência. Estou desenvolvendo layouts para aplicações web based (mais especificamente RIA) e tenho percebido que os softwares tem cada vem mais se aproximado de interfaces reais (virtuais são as de softwares e que encontramos na web, logo as reais são as que vemos no nosso cotidiano, tais como, celular, painel de carro, aparelhos eletrodomésticos).

Por isso mesmo seguem tendências, os designs de produtos são criados de acordo com pesquisas de campo (com prováveis usuários) e tendências de mercado.


Discussão
MECIAS
21/05/04 às 11:37

eu tb acho!
O q o homen deve fazer,ele deve faze!
abaixe as patricinhas!


Discussão
katia(katty patty apelido)
20/09/05 às 16:43

o celular patty e super in(na moda) e e simplesmente basicamente tdb e sou contra o abaixo as patty porq ser patty nao e apenas ser fresca e muito mais que isso e ter estilo e ter classe andar na moda ser fashion bonita elegante e moderna ser patty e tdb vc tem e inveja das pattys porque elas sao otimas dear tone-se uma patty tmbm e dexe o despeito pra la ser patty e uma arte e saber viver


Discussão
Mariana
27/12/05 às 12:52

Eu achu q patty num eh assim do modo q vc pensa.... e gente como vc q acaba com a reputação de nós patty....
Olha a patty ela sempre tah na moda, mas tipo, num eh só patty q fika na moda!
Todo mundo procura fikar.
E patty uma patty seja vc mesma! seja sincera!
naum tenha preconceitos, nem de pobre e nem de rico, preto, branco, amarelom, vermelho, etc..
tipo e patty num presisa fikar com mauricinhos naum vio! essas tipo de patty q fika soh com mauricinhos, são akelas, q está só interessadas em dinheiro e coisas materiais, mas tipo eh tão bom viver um amor, sem coisas materias...
Olha c vc for, assim, vc nunca vai viver..
nunca vai ser nada
, todos vão chamar vc de futil, vão falar q vc eh uma bunekinha, e num vai poder fazer nada, vc vai ser a filinha du papai. olha sou PATTY, mas eu num penso em mauricinhos e nem coisas materiais e nem sou filinha du papai...
Eu curto os mano e naum julgo ele por nada pq eles podem até nun curti umas patty. mas eles tem muitos deles q naum julgam pela aparencia q tem patty q julga e isso eh feio de mais.... e naum penso em coisas materiais, e uma coisa q eu num quero, eh q um Homem me sustente. pela vida toda.. eu quero repartir tudu. eu quero eh trabalhar... e naum esperar casar com mauricinho metido a besta e pagar minhas contas naum...

Mudandu di assunto...


Oia o celular....
ele tem q ser pekeno.
e preto.
ah e tbm tem q tipo.. fazer celulares mais coloridos...
tem muuito prata!
hehe!

Bjokas e desculpe c eu falei muito!


Discussão
shasha
02/04/06 às 00:09

HI honey em primeiro lugar uma patty naum anda de onibus em hipotse alguma tah pq andar de onibus e coisa p/ qm naum tem carro e pra ser patty tem q ter dinheiro patty tem q ter carro e tambem se naum ter dinheiro naum pode ser patty senaum como vai estar sempre in com a moda patty tem q ser filinha de daddy e fikar soh com boys tem q ser futil naum pode andar em hipotse alguma com gente pobre isso e nojento.........patty tem q ser pink, fashion, muito bonita e momoberry........eu sei pq sou patty, e dear vc naum sabe muito o q e ser patty...tah...entaum bjinhux bye!!!


Discussão
mariana
02/04/06 às 10:03

Cada um tem seo estilo, cada um teo seo modo.
cada um eh diferente de todo mundo, ninguem eh igual a ninguem, pah ser patty, naum presisar, ser idiota , arrogante, ignorante, e besta, e medilcri...
affffff.

Sou assim, e dai. a maioria eh assim,
vc eh muito mimada,, vc nunca merece nada, por q vc naum luta pah merecer as coisas, eh tão mimada, e dão pah vc....
pela mor...
affff, ganha tudu na mão.

para, eu trabalho.. tenho meo proprio celular, tudu q eu quero eu compro, com meo proprio dinheiro..
e mesmo assim..

e mesmo assim, me concidero patty, por q, eu luto par ser legal e naum chata..


Discussão
gabriella bitterccour campbbell
07/04/06 às 17:31

Hi darlings!!!
eu sou super iper mega ultra patty, mas nem por issso me esnobo.Sou mtuuu rica, mas naum tenhu preconceito algum com pobres e nem axu nojento, gosto deles de qualquer forma.Sou linda, patricinha,loira,metida,orgulhosa,fashion,TDB.
Mesmo tendo todas essas qualidades nao fico me axandu com isso, mas sim pelo meu jeito pink de ser.
Ser patty naum eh ser rica, mas ter atitude e acima di td ser vc mesma.Claro que temos que usar roupa de griffe, logico que nao eh toda patty que usa roupa de griffe, nem precisa ser de griffe, mas tem que ta na moda.
Mas patty tem que ser linda e pink.
bjinhux
bye dears!!!


Discussão
LORRRANE
21/04/06 às 16:16

Sou patty sigo as regras direitinho ,e dai nao sou iguau aninguem nem ninguem a mim


Discussão
natasha noelle alves olivera
02/07/06 às 15:42

eu sor patyy mas nique gosta di mim eu acho que as meninas se gransa tem iveja de min e ai da falar para minas raneis que ser patyy esser a vc saber..mas essas ivejosas vão ver ai falara não vor disser bai.


Discussão
natasha noelle alves olivera
02/07/06 às 15:47

eu sou supem mega patyy adoro rosa mas não sei issor e meio se grassa purisso não ussu muito rosa.
Eu dumor patyy não tiro rosa do meu copor
sou patyy idai


Discussão
shasha
03/07/06 às 01:47

Ai honeys pelo visto vcs naum fazem a minima ideia
do q éh ser patty vcs se acham as pattys mas naum sabem nem o q éh issu...olha soh, patty soh pode usar roupa de marca da moda tem q ser suuuuper fashion e popular...naum pode trabalhar tem q ganhar tudo do daddy...tem q ser linda se naum for nada q uma plasticazinha naum resolva neh...patty naum tem como ser feia muito pelo contrario patty e linda...olha soh dears vcs estaum precisanduh de uma boa aulinha d etiqueta tah...vcs sabem q vcs estaum mais p/ suburbanas do q p/ patty...sorry,mas essa éh a verdade...kisses for all...bye!


Discussão
tefa
14/09/06 às 16:39

bom eu sou 1000%paty,eu odeio q me chamem de patricinha pq é muito simples,como a shasha falou,vc tem q sim,ter roupa de marca,tem q ter uma condição boa ñ precisa ser rica,eu ñ trabalho meu pai q me da as coisas,amo pink,e sei escolher minhas amizades,mas ser paty além de tudo tem q ter estilo e personalidade,ter q ser simpatica,pq se ñ vc ñ pode ser popular,big bjus para todas as fofas fashion!!!


Discussão
Naddy
18/09/06 às 11:38

Honeys, everybody está fazendo uma imagem distorcida do que é ser Patty. E daí se não é a mais-super-linda-rica-etc-etc-etc. Honeys, não podem ter nojo de quem não é rica, you have one good look de ter nascida rica, but, ninguém escolhe se vai nascer rico ou não, ninguém mesmo. Quer dizer, se tipo, uma menina que não a mais rica das girls, quer ser patty não vai poder, só porque não é rica, só porque não tem money. E ser patty não significa ganhar tudo do daddy, tipo, se uma patty não é rica, ela pode trabalhar, pra tentar ser, não é nada out. Pattys também tem que ser independentes e auto-suficientes, se você está sem money pra comprar roupas de grife, no problem, faça sua própria moda baby. Até porque estilistas dizem: "Quando uma coisa entra na moda, significa que já está na hora de inventar uma nova", no final de contas vai virar um círculo vicioso, você vai gastar uma fortuna e nunca vai se sentir satisfeitas. Abalem! Parem de ser outs, ser patty é ter atitudo, e não sair desfilando com seu motorola v3 pink com os adesivos de poodle toy. (Nada contra v3 pink, acho super lindo).
Kisses for all.


Discussão
giselle
28/11/06 às 09:02

me add para fazer um grupo só de patricinhas


Discussão
sandy
22/12/06 às 08:01

quero ser uma paty


Discussão
Giovanna Frattini
08/01/07 às 15:23

Sorry Dears!
Mais pra ser Patricinha tem que se ter uma boa situação financeira sim! é óbvio!!!
Oras! Se não for assim, não faz sentido dizer que é patty!
Patricinhas usam roupas de griffe sim! Roupas caras, sapatos caros, bolsas caríssimas!!!
Estudam em ótimos colégios particulares, ganham um carro 0km aos 18 anos e curtem a vida no maior estilo Paris Hilton de ser!
Como euzinhax!!!

Sim felizmente my Daddy me proporciona uma vidinha deveras confortável!Ele me dá tudo! Tenho 16 aninhus, Moro Em curitiba sou loirinha de olhos verdes e linda!
Quando adquirir a maioridade poderei seguir carreira de modelo se quiser, mais não! Eu serei médica como my Daddy!
E olha que eu tenho potencial para isso!! Sou muito inteligênte (ao contrário do que pensam)e tiro as melhores notas da sala!
No colégio (Estudo no colégio Dom Bosco) Sou muito popular e todos me adoram!
A maioria dos guris de lá tentam ficar comigo! Mais eu sou muito exigente com garotos, já que tenho muitos aos meus pés prefiro os da mesma classe social que eu!
Bom no final de outubro fui convidada para desfilar para uma griffe que infelizmente não poderei citar o nome, mais é ótima e eu usos o Jeans deles.
Eu curto Britney Spears e Paris Hilton, são mulheres de estilo como eu e, além do mais, são loiras!
Sim ser patricinha é isso, por exemplo pode-se encontrar uma patricinha numa festa da alta sociedade em que só participam a mais pura elite, são festas muito bem frequentadas onde os Jornais e os programas de TV sempre marcam presença.
Em suma eu deixo aqui minha mensagem:

Querem ser Patricinhas?
Entrem na Elite primeiro!

By Sugars!! Kisses for all!


Discussão
GLAUCIANE
16/01/07 às 13:48

NA MINHA OPINIÃO SE PATTY E TER SEU PRÓPIO ESTILO DE VIDA!!! E Ñ FIK SEMPRE TENTENDO IMITAR O QUE TODAS AS PATTYS FAZEM!!! TIPO:FALAR INGLÊS,USAR SEMPRE ROSA... ENTENDE NÉ?
ENTÃO SER PATTY É SER VC MESMA,TER ESTILO E SABER USA-LO!!!
PRA SUA CONCIÊNCIA TODA PATTY É CERTINHA,NERD,ELA QUE TER SEU VERDADEIRO AMOR!!!
GOSTA DE IR OA SHOPPING,COMPRAR ROUPAS NOVAS,ESTUDA NUM DOS MELNHRES COLÉGIOS DO ESTADO,E É SUPER POPULAR!!TODO MUNDO TEM QUE CONHECE-LA!!!

LEIA COM ATENÇÃO!!!!

NÃO AMO...SOU AMADA
NÃO ANDO...EU DESFILO
NÃO DANÇO...EU ARRASO
NÃO ME ACHO...SOU
NÃO SOU BOA...SOU ÓTIMA
NÃO SOU DESEJADA...SOU IRRESISTÍVEL
NÃO SOU A MELHOR...SOU EXCLUSIVA
NÃO SOU LINDA...SOU SEXY
NÃO SOU DIVA...SOU UMA DEUSA
NÃO ÚNICA..MAS SOU A MELHOR
NÃO SOU FAMOSA...SOU INVEJADA
NÃO SOU VC...+ SEI QUEM VC QUERIA SER,EU!!!

OBS:É FÁCIL COPIAR,DIFÍCIL É SER ORIGINAL

ISSO É SER PATTY!!!!!!!!




Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato