Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Fundo branco ainda é legal

Outro dia, na discussão sobre o fundo cinza, disseram que o branco é forte demais para a leitura. "É como estar com uma lanterna apontada para sua cara", disse meu amigo Irapuan Martinez. Cada pixel é composto de verde, vermelho e azul e no branco essas cores estão no máximo de luminosidade. Concordo que objetivamente ele não é o ideal, mas subjetivamente creio que é. O branco tem um significado muito estabelecido na comunicação visual. Não podemos ignorar isso.

Veja as lanchonetes por aí. É difícil encontrar uma que não tenha paredes brancas e as que não investem em boa iluminação dão a impressão de serem sujas. E não é só lanchonetes, mas acho que é o exemplo mais gritante.

O fundo branco na Web é sinal de sobriedade, dá credibilidade ao site. É uma cor padrão com um significado positivo. De vez em quando aparece um cliente que tem horror ao fundo branco. Dizem que o website parece vazio assim, querem cor e mais cor. Porém, para os clientes desses clientes, o branco não é nada ruim. Eles reconhecem na hora a mensagem de sobriedade, de limpeza, honestidade, transparência que ele transmite.

Não estou dizendo que devemos sempre usar fundo branco nos nossos webites, só estou dizendo que é um padrão que podemos nos aproveitar para comunicar. A grande maioria dos websites institucionais querem dar a impressão de seriedade que o branco confere, então porque não aproveitá-lo?


Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 23/03/2004

Palavras-chave

cinza    branco    cor    fundo    background    lanterna    

Opções



Comentários

Discussão
Danival A. Souza
25/03/04 às 06:03

Também falei no tópico do fundo cinza que acho fundo branco muito forte, concordando com o Ira nisto.

Porém, concordo com você sobre a cor branca em lanchonetes, passando a idéia de limpeza. O mesmo acontece com emprezas que degradam o meio ambiente, e precisam passar uma imagem positiva do seu negócio.

Mas se falando da mídia Internet, temos que pensar em algumas coisas. Se o que está sendo desenvolvido é um "livro online", o fundo branco cansa. Os cursos online também não devem utilizá-lo.

Porém, para sites que precisam passar uma imagem clean, o fundo branco é a mão na roda. Pois quando você olha para o site da petrobras (www.petrobras.com.br), você não vê uma empresa que polui o meio ambiente (mal necessário?), você uma empresa clean, por causa de um site clean! Mas repare uma coisa, cadê a fonte preta? O design retirou o alto contraste causado entre preto e o branco no monitor. Será intencional ?


Discussão
Fred
25/03/04 às 06:22

Excelente comentário Danival. O problema é quando o cliente não entende nada de linguagem visual e acha que clean é sinônimo de vazio. Tive um cliente da área madereira que não gostou de um layout clean que fiz por causa das cores leves, fundo branco. Queria que parecesse exatemente o que você falou sobre a Petrobras. Ele disse que o negócio dele era mexer com "madeira, coisa pesada". Essas cores eram muito fracas. Depois fiz uns layouts usando marrom e verde-escuro como fundo que ficaram horríveis. Nem ele gostou, heheheh


Discussão
Carolina Antunes
29/03/04 às 04:23

Legal Fred... mas como o Danival falou.... se for livro ou qualquer coisa que requeira muito texto.. branco não é uma solução.. a vista vai cansar.... e das duas uma. ou o cara imprime o texto pra le.. ou sai do site.. tem q usar o branco em sites, ou lugares do site onde não tem tanta informação. É por essa razao que eu acho q aqueles e-livros não vão dar nunca certo.


Discussão
Lincoln Schultz
10/05/04 às 05:55

Na realidade depende muito da calibragem do monitor também né? Muitas pessoas deixam o BRILHO e CONTRASTE no máximo o que acaba interferindo um pouco também. Aliás, pouco não, bastante.

Branco, cinza claro, são cores na minha opinião para contra-balancear outras cores da identidade visual da empresa. E não cores para estar colocando muito conteúdo. Na grande realidade acho que a Internet não é uma mídia para uma publicação de grande conteúdo (e-books) como mencionaram.

Eu particulamente não gosto muito de ler no computador. A vista cansa fácil.

Muitas pessoas dizem que depois do computador os livros iriam desaparecer.

Acho muito difícil e praticamente impossível. Se as crianças de hoje pensarem assim, e forem educadas assim com certeza com 30 anos estarão usando óculos fundo-de-garrafa. :)


Discussão
Fred
10/05/04 às 06:13

A Internet é boa para publicar ebooks. Só o monitor não é adequado para a leitura, principalmente porque é luz emitida e baixa resolução. Comprei um Palm há seis meses e já li uns 4 ebooks nele. Maravilhoso, recomendo, olha só o post que escrevi logo que comprei:

http://www.usabilidoido.com.br/finalmente_vou_ler_ebooks.html

Ah, Lincoln, eu também não gosto de ler no monitor, mas assim como você leio muuuuito. Vamos fazer uma comunidade no Orkut para os futuros usuários de óculos de fundo de garrafa... :P


Discussão
Raquel
23/05/05 às 17:27

Gente,gostei muito dos comentários de vces,e pensando muito nesse assunto, pois além do fundo branco tão utilizado na grande maioria dos textos/ matérias que lemos na Internet, temos também a cor da letra que muito interfere. Mas se vce precisa de usar o fundo branco, haveria alguma recomendação no uso de cores para o texto para que não incomode tanto? E agora, pensando também na assessibilidade que recomenda alto contraste...como fica o conforto visual?


Discussão
Fred
23/05/05 às 21:47

A cor que oferece melhor contraste para leitura no branco é inegavelmente o preto. Porém, caso não seja necessário o alto contraste, pode-se usar cinza escuro ou marrom.

O conforto visual é algo relativo para cada pessoa. Como não tenho problemas de visão, gosto de ler textos sem grande contraste, mas amigos meus que usam óculos preferem fontes maiores, sem serifas, bem contrastadas. Tudo depende do público-alvo.


Discussão
George
26/05/05 às 18:55

Estou começando a fazer um site, mas a grande dificuldade é essa: configurações de cada usuário. Por mais teste que se faça, sempre terá lugares que não ficam como vc planejou que o usuário visualizasse.
Entretanto, tenho notado uma onda "clean" na internet. Vários sites que reformularam seus designs trocaram "um monte de informação"(que ficava mais colorido) por sites que um amigo meu chama de "futurista metálico azul bebê"(ou qqer outro tom pastel).
Pra muitas empresas é legal, mas pra outras, tais como voltada pra público infantil, venda de bebidas, times de futebol ou clubes que envolvam torcidas(forte identificação com as cores da entidade),por exemplo, ficam uma porcaria "leve"..."soft" mas porcaria...
Por isso não gostos das "ondas" ou modismos temporários na internet, porque pra cada empresa ou assunto, é um estilo diferente...
O problema é que os clientes(os que solicitam a criação de um site) que acham que manjam de inet, querem sites "da onda", mesmo que desagrade os próprios clientes/usuários dele.

E viva o Claudiomiro com a camisa vermelha!

http://www.internacional.com.br/

Olhem o site do meu time...o Inter...muito branco e pouco vermelho...a parte em texto, ok...mas dava pra ter uma "barrinhas" vermelhas, pô! E aqui falo como usuário e torcedor...
Abraços!


Discussão
luiz(BlackAngel)
16/06/05 às 16:11

Ai, blz com todos?
Acho assim... o branco é uma fonte para todo um começo, a partir do branco vai ver se é isso que esperava ou não.No meu ponto de vista , acho que tanto o Branco quanto o preto é muito legal de se usar em determinados trabalhos, pois acaba dando um ar de LUXO. Exemplo um site de jóias (pode ser a maior parte do site em Branco ou Preto, com leves detalhes), um site de artes modernas também .
Gostaria de ver a opinião de vcs sobre ... Abraços Black Angel


Discussão
Henrique, Wesley
03/08/05 às 15:51

E a qual a opnião de vocês sobre um fundo de segundo plano cinza e o fundo de primeiro plano branco, como o site da Macromedia (http://www.macromedia.com)?

Porque eu também também usei algo parecido no meu site.


Discussão
Fred
03/08/05 às 18:20

No caso da Macromedia, eu não diria que é um cinza. É na verdade um azul-acinzentado e caminhando para um degradé branco. As formas bem delimitadas em primeiro plano com o fundo branco dão uma sensação de profundidade atrativa.

Não é à toa que esse layout da Macromedia influenciou tantos designers pelo mundo à fora: o esquema funciona muito bem.


Discussão
ligia
06/02/06 às 18:17

eu to fazendo um trabalho sobre core e gostaria de saber se preto e branco sao cores?
e explique


Discussão
andre
07/02/06 às 10:18

adoro fundo branco...

com ctz tem resultados positivos!

:]


Discussão
wladmyr
08/02/06 às 18:23

Eu prefiro Branco mesmo, ainda é o que dá o aspecto mais clean, nada impede de se dar umas pinceladas com matizes pasteis.


Discussão
Carla Roberta Magnani
08/02/06 às 18:26

Ô Henrique Wesley, o site da Macromedia é uma afronta, parece nitidamente: Casa de Ferreiro espeto de pau.


Discussão
Wladmyr
12/02/06 às 17:36

Branco não é cor
Preto não é cor

Branco é a presença total dos espectros e não propriamente uma cor.

Preto é a ausência de todos os espectros portanto também não é cor.

Na verdade, em termos apenas da óptica é impossível a obtenção verdadeira de Branco e Preto, o que temos é algo que convencionamos chamar assim.


Discussão
Antonio Sérgio Silveira Orsolini
17/02/07 às 20:32

Sem dúvida nenhuma o branco é a cor ideal fundo para realçar, qualquer produto.


Discussão
Roseli Gomes (Cherry Blossom)
26/04/09 às 21:20

Aiaiaiaiaia!..agora não sei se tudo que li me ajudou o complicou!!!!..Acabei de mudar meu template, está agora com o fundo das postagens em preto, fato que muito me agradou pois valoriza minhas fotografias e dou muito valor a isso, porém costumo recheá-las com textos de certa maneira grandes (para um blog de cozinha) e de repente me bateu uma terrível preocupação e pinceladas de terrível insegurança. O fundo preto cansará meus leitores acostumados a ler em fundo branco?....Dúvidas..dúvidas...dúvidas....
Alguém.....se habilita a me dizer algo!
Bom passar por aqui!
Abraços




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato