Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Flash em portais banda larga

Achei muito legal aquela caixinha de utilidades laranja. Os ícones estão bem desenhados e de bom tamanho, fazendo com que seja possível oferecer uma gama muito grande de opções na mesma área minúscula, sem precisar carregar outras páginas. Creio que o rótulo flutuante do ícone poderia ser translúcido.

O que mais frustra é ter que carregar outras páginas para acessar alguns conteúdos, saindo do ambiente Flash. Melhor do que tempos de resposta rápido, é previsibilidade. Você dá o doce do imediato e depois toma por causa de uma limitação do gerenciador de conteúdos, presumo. Por isso acho que a abordagem só home toda em Flash, não vale à pena.

Melhor que seja como o RoadRunner que tá 100% Flash. Depois do antigo Maverick da WDDG, esse é o exemplo que mais me conveceu a aceitar Flash em portais para públicos específicos. Note que eles tomaram o cuidado de fazer um botão para aumentar a fonte do texto e mudar o contraste (realmente nunca tinha visto tamanho cuidado com a usablidade de textos em outra aplicação do Flash).

Keith Robison foi radical demais, acho que o Flash pode ser muito interessante para esse público. Afinal, se fica até mais rápido do que conexão discada e o plugin baixa em segundos na conexão banda larga, tem mais é que turbinar o website da empresa que fornece o acesso. Mostrando esse potencial, a empresa mostra para aqueles que ainda não tem a banda larga, o que eles estão perdendo. Abordagens de divulgação mais comedidas como essa da Yahoo, são legais e mais fáceis de usar, porém desperdiçam a oportunidade de um 'test-drive'.

Menu em Flash podem ser bonitos e adicionar possibilidades muito interessantes como mostrar vídeos e animações na mesma peça, só que pode haver problemas ao fazer atualizações, como revela Todd Dominey (excelente entrevista sobre Webstandards em portais).

No Brasil, nem pensar nessas coisas por enquanto, hein? A conexão ADSL que temos por aqui é muito instável e o preço proibitivo para usuários domésticos. Quem tá pagando banda larga são empresas e em empresas, diversão não é algo estimulado. Melhor que seja um site em CSS, onde o empregado pode desligar as imagens apertando um botão no Opera quando o chefe passa perto. Faz falta essa flexibilidade e integração com o navegador ao Flash.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 17/12/2003

Palavras-chave

portal    portais    banda    larga    high    

Opções



Comentários

Discussão
Alberto Lima
30/05/07 às 12:11

Legal, acessei este site e em pouco tempo já adquiri dinheiro suficiente para pagar minha banda larga.

http://www.wimaxfree.s9k.net


Discussão
junio silva souza
29/01/09 às 09:59

brt turbo da brasil telecom, voces deichão a desejar sobre banda larga oferecem um pacote de um mega e vem de variada de 300 até 400 é uma porcaria, pago um serviço que não tenho porisso vou até o procon, ferrar essa brasil telecom de m....tenho tudo resgistrado em documentos no meu cpu, será que eles pensam que a gente é otario.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato