Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Expansive design: designing with contradictions

Tese de doutorado defendida na Universidade de Twente, Holanda. Mais informações sobre a tese podem ser encontradas no website em inglês.

Resumo

Design expansivo é um conceito apresentado por Yrjö Engeström no Instituto Ivrea de Design de Interação em 2004. O conceito foi introduzido para demonstrar a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural da Atividade sobre a prática de projeto de interações. Design expansivo é o projeto de interações que considera não só o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas mas também o desenvolvimento da atividade como um todo, incluindo questões relativas ao uso das ferramentas, implementação, regras e divisão do trabalho. Levando em conta tal unidade expandida, o projeto torna visível contradições que não poderiam ser resolvidas como problemas técnicos, por se tratarem de complexas tensões sociais. O conceito de design expansivo foi redefinido na tese de doutoramento de Frederick van Amstel defendida em 2015 como a prática de incluir contradições em projetos de edificações. O estudo de uma série de projetos arquitetônicos e de serviços sugerem que a participação de usuários e de profissionais de diferentes disciplinas em um projeto levam à redefinição do objeto que está sendo projetado. Esta redefinição pode enriquecer ou empobrecer o valor de uso do objeto, dependendo da maneira como os conflitos que surgem nas fronteiras entre disciplinas são resolvidos pelos participantes. Os jogos projetuais empregados nos estudos demonstraram ser uma maneira produtiva de identificar as contradições que estão por trás desses conflitos. Analisando esses estudos, a tese chega à conclusão de que a ambiguidade, a incerteza e a ênfase no valor de uso são condições propícias para a emergência do design expansivo.

Fazer o download da tese [PDF] ou formato especial para leitura eletrônica [EPUB]

Encomendar impressão da tese sob demanda [Clube de Autores]

Tese expansive design clube de autores

Como citar

Van Amstel, Frederick M.C. Expansive design: designing with contradictions. Universidade de Twente (Tese de Doutorado), 2015.

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/01/2016

Palavras-chave

expansão    expansivo    contradição    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato