Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Comparação: IE 6, Firefox e Opera 8

Logomarcas dos navegadores em contraposição

Até uns dois anos atrás, eu estava completamente satisfeito com meu Internet Explorer 6. É um navegador simples e usável, não tem complicação. Não sentia falta de nada até que um dia o Irapuan Martinez me empurrou pra testar o Opera 7. O argumento dele que me convenceu era que eu estava perdendo tempo.

Fiquei impressionado com a velocidade de carregamento das páginas, pelo menos 3 vezes mais rápido que o IE. Comecei a explorá-lo e descobrir funcionalidades que não tinha no IE e que agilizavam bastante o uso (mouse gestures, zoom, abas e muito mais). Virou meu navegador padrão e também de meu colega que trabalhava na escrivaninha ao lado. Porém, desisti de usá-lo porque travava muito.

Voltei pro IE e o que mais fazia falta eram as abas, que permitem organizar muito melhor a navegação quando se está vendo vários sites ao mesmo tempo. Nessa época, começou a surgir um burburinho em torno de um navegador open-source chamado Firebird (que depois mudaria para Firefox) que tinha o tal recurso. Tornou-se meu navegador padrão, mas ainda sentia falta dos recursos do Opera...

Quando saiu a versão 8 do Opera, baixei correndo. Bugs resolvidos! Além disso, a interface tava muito mais clean e agradável, melhorou muito a usabilidade. É meu navegador padrão até hoje, mesmo com as propagandas adsense no topo.

Há alguns meses atrás, gravei um screencast comparando os três navegadores do ponto de vista da usabilidade da interface, mas não coloquei no ar porque não queria estourar a largura de banda da minha hospedagem. O vídeo ficou com 30MB. Ontem descobri através do Michel Lent que o OurMedia hospeda qualquer mídia de graça e pra sempre. Duvidei, mas tentei e, após sofrer um pouco, consegui colocar o vídeo lá. Agradeço imensamente a iniciativa de democratização da mídia que essa comunidade está fazendo!

Quem quizer iniciar seu Podcast, VideoBlog e afins, pode hospedar lá, mas prepare-se para uma interface super difícil de usar.

Ainda existem questões que não mencionei no screencast, porque não são diretamente relacionadas à usabilidade da interface. Por exemplo, alguns sites quebram no Opera e no Firefox porque usam scripts muito antigos. Na minha navegação diária, mais ou menos 3% dos sites que vejo tenho que abrir no Internet Explorer excepcionalmente por causa disso. Por outro lado, o IE tem falhas de segurança e facilita que spywares e outros programas maliciosos entrem no seu computador.

Se fosse pra analisar todos os pontos, ficaria aqui a vida toda, mas acho que já dei minha contribuição para uma decisão mais consciente. Faça sua escolha!

Downloads

 


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 18/08/2005

Palavras-chave

navegadores    explorer    firefox    opera    

Opções



Comentários

Discussão
David
19/08/05 às 00:16

A Opera tá com uma "promoção": você coloca um banner do Opera 8 no seu site e 300 cliques depois você ganha um Registration Code. Vale a pena, olha lá.


Discussão
Newton Wagner
19/08/05 às 15:30

O Opera é simplesmente demais. Em casa só da ele. Aqui no trabalho, pelo fato das estações rodarem linux, o padrão é o Mozilla/Firefox.

O Firefox é suportável, e o IE ano que vem completa 10 anos. Nessa área isso chega a ser absurdo. Vamos ver como (e quando, e se) será o tal IE7! :P.

Um dia ainda convenço o pessoal da técnica de instalar o Opera aqui. :).


Discussão
Marco Mannes
20/08/05 às 03:31

Ótimo post Fred! Depois dele terei que mudar para o Opera... Uma pena nele são os anúncios, que acabam interferindo até na harmonia do website visitado...

Vou fazer aqui umas observações quanto as funções dos browsers:

No Firefox, para visualizar a página sem estilos existe o caminho "Exibir" - "Estilos da página" - "Nenhum Estilo".

O IE avisa sobre erros no javascript exibindo um ícone de alerta no canto inferior esquerdo, certas vezes até seguido do rótulo "Concluído, mas contém erros na página".

Continue com o ótimo trabalho!!


Discussão
[caiocesar]
20/08/05 às 10:56

uma observação: as páginas "quebram" como você disse, não por causa de scripts antigos, mas sim por causa de scripts mal escritos.


Discussão
Farley Rangel
21/08/05 às 13:43

Baixei e estou gostando ... já ouvi falar muito e depois da matéria do Fred achei legal testar.


Discussão
claudiosouza
21/08/05 às 21:53

Eu gosto da rapozinha. Gostava mais do dinossauro mas ficou muito lentinho. Tchau dinossauro ...


Discussão
Victor Oliveira
24/08/05 às 08:53

Eu gosto muito do firefox, embora tenha esses bloqueios de scripts java em algumas linhas de cod.
Fora isso eu deixo de usar o IE numa boa. Aliás depois do sp2 o IE fico um lixo na minha opinião.

Já em sistemas de buscas eu instalei aquele campo de busca que fica na barra de tarefas (deskbar), um sisteminha bem bolado do google, é rápido e prático, muito ágil.

aqui o link de download e sobre ele:
http://toolbar.google.com/deskbar/index.html

recomendo!


Discussão
guilherme
28/08/05 às 17:13

Eu uso o opera a mais de 1 ano, e desde entao nao vivo mais sem:

- Mouse gestures;
- click do meio pra abrir paginas em bg e fechar as abas;
- a opcao de salvar sessoes;
- ctrl+d [paste and go];
- o 'go to url' acessado via clike direito];
- o search acessado via clike direito tb;
- f12 [quick preferences];
- ctrl+f11 [fit to window witdh] super util quando o texto ultrapassa o tamanho da tela na horizontal [serve pra imagens tb]
- navigation bar [soh aparece se a pagina contiver o [link rel=]. Isso eh bom pra se uzar em forums, quando vc precisa voltar ou ir ao proximo topico rapidamente, entre outras milhares de facilidades;
- feeds;
nossa, tem tanto outros beneficios/recursos...
opera rlx x)

agora, pra quem eh desenvolvedor, o ff comanda ;)


Discussão
Kessia
30/08/05 às 15:21

Sao 10 anos de Opera e HOJE estao dando chave de registro gratis no proprio site! Veja la!


Discussão
claudecir
30/08/05 às 15:51

faça um teste tbem usando o deepnet (www.deepnetexplorer.com)
é um navegador q usa o IE mas q traz todas as melhorias apresentadas aqui pelo OPERA e pelo FIREFOX, mas com a vantegem de conseguir abrir TODAS as páginas da internet visto q tanto o FIREFOX como o OPERA teem problemas pra abrir páginas q usem HTTPS, por exemplo tente abrir o site do ITAU usando o OPERA ... aparecem vários erros além de problemas de exibicao, o q nao acontece qdo se utiliza o IE


Discussão
Ciro
03/09/05 às 21:44

Primeiramente, muito bom o post, com direito a vídeo também ;).

Tanto o Opera quanto o Firefox são realmente dois navegadores muito bons. Comentando algumas coisas:

- a "esperteza" em baixar o arquivo enquanto você está escolhendo uma pasta, também é recurso do Firefox;

- o gerenciamento de abas por parte do Opera, é realmente muito bom e a opcao em arrastar as ordens das abas será "copiada" pela próxima versão do Firefox;

- sobre o que o Claudinei falou acima, é algo totalmente fora de cogitação. HTTPS não tem nada a ver com renderização do site, HTTPS é protocolo (HTTP seguro). O problema em abrir corretamente no IE ou e no Opera/Firefox não, é incompetência dos criadores do site em criar algo acessível;

Acho que por hoje é só... rs
Abraço Frederick!


Discussão
Julio Nobrega
04/09/05 às 10:38

Acho que um serial do Opera foi minha prmeira compra internacional, a versão 5. Renovo até hoje.

Algo que me deixou viciado foram as tabs e o bloqueio de pop-up, mas depois... os gestos de mouse.

Me lembro de entrar no Google e ficar movendo o mouse pra baixo e pra cima e as páginas abrindo no fundo. Fantástico. Depois pra baixo e direita e elas fechavam... insano :p Conseguia navegar por dezenas de páginas em instantes.

Sem falar no Zoom... é perfeito.

Mandar a página pra validar na W3C, ajudou muito no trampo... salvar todas as tabs e ter a opção de abrí-las quando reiniciar o navegador. O Opera tá anos luz como navegador a frente do IE e do Firefox/Mozilla.


Discussão
michel
20/09/05 às 21:08

Saiu uma nova versão do Opera hoje. E agora grátis e sem banner.


Discussão
Leandro T. Morasi
22/09/05 às 08:01

Acabo de instalar o ópera em minha máquina de trabalho, como trabalho como webdesigner, tenho praticamente todos os navegadores instalados para testar os sites que desenvolvo em todo tipo de navegador para evitar problemas com o usuário final, realmente o ópera é excelente, muitas funcionalidades que facilitam a vida da gente, ´so um pequeno problema e que talvez seja eu que não confugurei alguma coisa ainda é que estou tendo alguns problemas com sites que tem java script, as funçoes de js não funcionam muito bem no ópera.


Discussão
Eduardo Fontes
17/11/05 às 09:34

to tendo problemas no Opera pra abrir botoes feitos em java script, como por exemplo a radiouol , os botoes de play, pause e etc, nao funcionam com o opera, fora isso , e um browse muito bom, se alguem puder me ajudara resolver esses pronlemas de java seria legal


Discussão
mafaRRico
01/12/05 às 18:37

Não estou conseguindo assistir o vídeo nem com o Firefox nem com IE 6.0. ^^

sugestões...


Discussão
Tatiana
15/12/05 às 23:05

Oi,

No Firefox você pode adicionar um ícone para abrir uma nova aba. É só ir em "View" -> "Toolbars" -> Customize (Estou usando uma versão inglês).


Discussão
Frugal
15/12/05 às 23:19

Não precisa isso, control T faz isso tanto no Firefox quanto no Opera.


Discussão
Pareta
05/01/06 às 15:15

Ja uso o firefox e mozilla, mas vou pegar opera também e baixar aquela extensão do firefox, grato pela matéria


Discussão
Ewerton
11/01/06 às 10:48

Olá, Opera não pega vírus, nem spyware, nem adware (a não ser que você faça o download do vírus e execute de propósito), pode navegar em qualquer site: cassino, pornô, cracks, harckers, qualquer coisa.

Truques:
2 cliques com o mouse se não tiver abas abertas abre uma nova aba, se você der 4 cliques abrirá a página inicial.
botão + aumenta o zoom e - diminui o zoom e * deixa o zomm em 100%.
use o teclado numérico para modar de abas. 1 abre a primeira, 2 a segunda e aí vai.
ctrl+w fecha a aba atual, ctrl+n abre nova aba,ctrl+alt+w fecha todas as abas e ctrl+shift+w fecha o Opera.
Segure rapidamente o botão direito do mouse e depois pressione o esquerdo para voltar a página anterior e segure o botão esquerdo e pressione o direito do mouse para avançar.
Se você fechar uma aba sem quere e quiser recuperá-la, clique no ícone de uma latinha de lixo do lado direito na barra das abas.

Uma dica boa de plug-ins:
JAVA faça o download do Java Run Time e instale, faça download da instalação off-line em http://www.java.com
Flash e Shockwave: O Opera vem com a versão 7, baixe a 8 em http://www.macromedia.com/br
Baixe o plugin do Media player se o Opera não tocar a rádio uol. http://www.microsoft.com


Discussão
Marcelo Rufino
18/05/06 às 16:58

Gostaria de saber qual programa é mais adequado para criar páginas em html para internet para ser aberto no Ópera / Firefox. Tenho alguns CD´s de catálogo feitos com o Dreamweaver mas que quando abertos no Ópera, perdem a configuração. Agradeço.


Discussão
Filipe
02/08/06 às 22:31

É
Parabéns cara!


Discussão
Pablo
06/09/06 às 01:53

Nossa, muito bom esse teu vídeo. Parabéns, falou muito bem. Vou até aproveitar este espaço pra ver se encontro uma solução.

Estou adotando o Opera como navegador padrão, mas não consegui adicionar uma pasta dos favoritos na minha barra personalizada, função no firefox que facilita muito minha vida.

Explicando melhor...

No firefox existe a função adicionar pasta na bara personalizada, aí é só clicar na pasta, ex.: downloads e, aparece todas as páginas que salvei no favoritos dentro da pasta "downloads". Adicionar páginas numa barra personalizada com o opera eu consegui, mas a pasta não (não quero ter que ir em marcadores/pasta/link).


Discussão
Felipe Prado
22/09/06 às 02:01

muito interessante gostei mesmo! Eu pessoalmente já tentei definir um deles para usar: Opera ou Firefox, mas até hoje a única coisa que eu fiz foi excluir o Netscape das opções, hahaha.. O Opera realmente é que vem de "fabrica" mais completo, mas o Firefox é muito versátil devido suas extensões, praticamente não há nada que ele não se adapte. O Internet Explorer é uma tranqueira ultrapassada que não tem vantagem em nenhum ponto, com excessão de ser o que possui maior compatibilidade. É isso, flw


Discussão
rafael
06/04/07 às 19:53

use o gugu

huehiuhoeieeioeueuiehoiuheiuhoeueie

pqp...


Discussão
Mario
14/04/07 às 00:32

Minha pinião é firefox mesmo tendo mais bug que o Opera o Monzila tem botão iniciar e a memorização de senhas dele é melhor que do opera.

Nao tenho que esquentar minha cabeça na hora de ir no Orkut ele tb não tem o Tools de edição do orkut.

E o botão inicial até agora não encontrei no Opera.




Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato