Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Aprendendo com o ateliê de projetos

Uma reflexão sobre Educação em Design.

Sabatina atelie projetos

Ateliê de projetos é uma metodologia de aprendizado tradicional das escolas de Arquitetura e de Design que proporciona ao estudante a oportunidade de aprender através do desenvolvimento de projetos muito parecidos com projetos profissionais. Ela foi belamente descrita por Donald Schön no livro Educando o Praticante Reflexivo.

Inspirado em Schön, fiz uma apresentação no III Simpósio de Prática Docente do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) PUCPR comparando um ateliê de projetos no ensino de graduação em Design Digital e no curso de extensão Apple Developer Academy, ambos da PUCPR.

Barreiras para o ateliê de projetos na graduação [MP3] 10 min

Apple Developer Academy é um programa da PUCPR em parceria com a Apple que permite aos estudantes montar startups e publicar aplicativos na App Store. Assim como na Apple Developer Academy, o TCC da Graduação em Design Digital requer o desenvolvimento de um projeto relevante em grupo.

Na Apple Developer Academy, devido à liberdade concedida aos estudantes para desenvolver aplicativos, consegui observar várias práticas características do ateliê de projetos: aprender fazendo, trabalho autônomo em grupo, instrução dialógica, crítica pública, reflexão na ação, problematização, conversa com a situação e design thinking. Esta experiência fora da Graduação (janeiro a outubro de 2017) serviu como referência para refletir sobre a experiência dentro da Graduação (agosto de 2015 a dezembro de 2016). Embora a disciplina de TCC em Design Digital fosse organizada como um ateliê de projetos, nem todas as práticas características apareceram. As principais barreiras para realizar o ateliê de projetos foram:

  • A fragmentação do curso de Design Digital em disciplinas isoladas
  • A carência de autonomia dos estudantes
  • Os requisitos acadêmicos do TCC
  • Divergência dos professores orientadores sobre a epistemologia do Curso de Design Digital

Apesar dessas barreiras, vários projetos de TCC em Design Digital foram implementados, inclusive em parceria com a própria Apple Developer Academy. O ateliê de projetos demonstrou ser uma metodologia de aprendizagem ativa com alto potencial empreendedor, porém, que requer currículos educacionais organizados por projetos (ao invés de disciplinas) para realizar todo o seu potencial.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/11/2017

Palavras-chave

educação    reflexão    design    thinking    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato