Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Webdesigner tem que dominar CSS

Quer retribuir o compartilhamento livre de conhecimentos? Ajude a transformar aulas gravadas em textos.

Webdesigner tem que dominar CSS

CSS, ou Cascading Style Sheets, é um padrão de formatação para páginas web que vai além das limitações impostas pelo html. Seu uso envolve decisões que são tarefa do designer.

Leia artigo completo no Webinsider


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 26/12/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Webdesigner tem que dominar CSS. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/webdesigner_tem_que_dominar_css.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Ken Awamura
10/02/05 às 10:01

Designer: obviamente faz Design

WebDesigner: tenta fazê-lo em uma pagina html. Skills: html(e variações, xhtml por ex.), css, um editor de imagens. Fazer na mão, sem o tecedor de sonhos, aka dreamweaver. Se fosse só isso seria simples, mas como ele põe a coisa em uma página web, então deve conhecer alguns navegadores e aí entra em outro domínio, ié: tem q conhecer o DOM - document object model, pelo menos o básico. Se ele tem q interagir isso em client-side, então ele vira um:

WebDeveloper client-side: javascript e DOM, o resto é derivação disso. Flash é javascript dentro de um componente activex. Aqui já ajuda conhecer XML. Se ainda tiver q interagir com o servidor, então ele vira um:

WebDeveloper server-side: obviamente um PHP da vida cai bem aqui e um banco de dados alá o rapidissimo MySQL. Mas aí ele começa a ter q interagir o server com o resto do sistema operacional, principalmente mas não limitado à, sistema de arquivos ... o .NET começa a ficar interessante aqui e ele começa a virar um:

SystemDeveloper ou DesktopDeveloper, mei q fechando um circulo.

SE os empregadores soubessem disso, saberiam contratar melhor e principalmente diferenciar o q cada profissional deve saber.

Sobre o artigo WebInsider:

1. o layout deve ser criado primeiro e codificado depois...: não necessariamente, alias são cada vez mais independentes, layout de external data

2. Conheça bem as tags semânticas do XHTML...: tags por natureza são semânticas, seja xhtml ou html, o q eventualmente torna o documento menos semantico é o desenvolvedor, ou melhor o webdesigner(a função é dele certo?)

3. Simplesmente porque você está fazendo aquilo que está oficializado pelo W3C como sendo o padrão de mercado...: CUIDADO com este approach, existe um gap entre o último release de um browser, seja lá qual for e o q está no W3C, basicamente os fabricantes de browsers não tem em sua ultima versão de browser o q está de mais recente no W3C.

Leitura extra: http://www.spreadfirefox.com/?q=node/view/8319


Discussão
Fred
11/02/05 às 20:02

Que designer, Ken? Existem designers de interiores, designers gráficos, designers intrucionais e etc. De vez em quando, uso o termo "webdesigner" como abreviação para "designers de interfaces web", porém reconheço que ele tem outros significados.

Não diria que um webdesigner é o cara que implementa o client-side. Prefiro "programador client-side" ou "programador HTML" (simplificando), porque acho que esse trabalho é muito mais programação do que design.

De qualquer forma, tanto o "designer de interfaces web" quanto o "programador client-side" precisam dominar CSS. É tão fácil, não tem desculpa.

Valeu pelas dicas!


Discussão
Geovane Rodrigues
13/02/05 às 00:55

Bom, acho que para que cada designer adiquira uma certa especialidade em uma certa área é necessário saber como esta área funciona. Para o designer que trabalha com web, não é apenas CSS/XHTML, mas ter boas noções de Action Script, para caso do trabalho com o flash.
Outra coisa é que forma alguma o cara se torne um programador, mas saber como usar todas essas possibilidades é mais que necessário, pois assim como o trabalho com projetos impressos tem suas particularidades o designer não pode encarar um projeto de web como um projeto qualquer, é um outro ambiente.
Fred, sempre acompanhei caladinho(jeitinho bem mineiro)as discussões no Usabilidoido, espero poder acrescentar algo a mais apartir de agora. Forte Abraço.


Discussão
Antonio
14/02/05 às 22:21

Olha só esse novo navegador, muito rapido e eficiente!
http://kmeleon.sourceforge.net/

Vale ressaltar que saiu até na folha.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17965.shtml)

Abraços.

sei que nao tem nada a ver com o texto.. mais... já que gosta de novidades! :)


Discussão
eliel
08/04/05 às 10:29

elielkruz

tudo o que vc faz hoje é bom saber de tudo com que aquilo se relaciona

http://www.elielsilva.cjb.net






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato