Usabilidoido: Menu Principal


Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia

A pandemia COVID-19 alterou profundamente a saúde mental e bem-estar dos estudantes de forma geral. No caso de estudantes de Design, o isolamento impediu o desenvolvimento de habilidades relacionais, que emergem nos pontos de uso e são fundamentais para o exercício pleno da cidadania e da profissão. O retorno às aulas presenciais acrescentou outras incertezas, inseguranças e medos, que agravaram problemas relacionados à negação da possibilidade de ser entre outros seres, ou seja, de interser. Este estudo explora a estética relacional da quilt-terapia como forma de re- construção do interser entre estudantes de Design. A análise de uma colcha de retalhos sobre a experiência de sobreviver a uma pandemia revela qua- lidades relacionais historicamente negligenciada na Educação em Design, tais como empatia, confiança e cuidado, todas relacionadas ao interser. A apreciação de tais qualidades permite vislumbrar formas mais plurais de educar e se educar em Design.

Acesso aberto ao artigo

Como citar

Guimarães, C., & Van Amstel, F. M. C. (2024). Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia. Arcos Design, 17(1), 190-211. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.77916

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/07/2024

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Relacionados



Comentários





Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato