Usabilidoido: Menu Principal


O paradigma Web 2.0 e as oportunidades para brasileiros

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
O paradigma Web 2.0 e as oportunidades para brasileiros

Um paradigma não é algo absoluto; pelo contrário, caracteriza-se pela possibilidade de discussão. Web 2.0 é justamente isso: uma discussão sobre os princípios que devem guiar a produção e uso da World Wide Web. Essa discussão está aberta a qualquer um que se disponha a aprender a usar algumas ferramentas simples de comunicação. Os brasileiros, assim como qualquer outro povo, devem participar ativamente dessa discussão e, por que não, ganhar dinheiro com isso.

Slides

[ Tamanho Maior ]

Estes slides serão usados na palestra de abertura da turma da Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para a Web da UEM de 2007.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/04/2007

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. O paradigma Web 2.0 e as oportunidades para brasileiros. Blog Usabilidoido, 2007. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/o_paradigma_web_20_e_as_oportunidades_para_brasileiros.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Thiago Melo
13/04/07 às 12:42

Eae Fred, tudo bom cara?

Pô, não sabia que tu tava dando aula na Uem, moro em Maringá.

Poderíamos trocar umas idéias, quando você viesse pra cá, ou é a distância? rs.

Um Abraço.


Discussão
Camilo
13/04/07 às 23:21

Muito legal cara, teria como disponibilizar o áudio depois da palestra?


[ ]´s


Discussão
Fábio Sousa
14/04/07 às 04:04

Frederick,

Tudo bom? Vendo a sua apresentação acabei me lembrando de uma metodologia (de pesquisa e criação) de design que "cientifica" tudo o que a web 2.0 se propõe: design participativo.

Descobri esse conceito no livro "Design de Interação" da Preece (http://www.ifsm.umbc.edu/~preece/). A proposta dessa metodologia é fazer do usuário um co-criador, não apenas do conteúdo mas também da forma.

Estou realizando estudos nessa área, na criação de marcas participativas.

Vamos trocando figurinhas.

Abraços,

.faso


Discussão
tigo
14/04/07 às 14:20

O slide "Desenvolvimento Ágil" me fez lembrar de um podcast do Danilo Medeiros falando que o importante é lançar o site, esperar o feedback e trabalhar com eles.


Discussão
Frederick van Amstel
14/04/07 às 15:53

Thiago, já estou voltando para Curitiba.. só de passagem por Maringá mesmo.

Camilo, o áudio ficou corrompido... acabou a bateria do PocketPC. Foram três horas de palestra. Fica para uma próxima.

Thiago, design participativo é o tema da minha pesquisa de mestrado. Veja algumas idéias iniciais aqui:
http://www.usabilidoido.com.br/participacao_verdadeira_na_origem_do_projeto.html

Estou com dificuldades de encontrar referências sobre a prática de design participativo.


Discussão
Fábio Sousa
14/04/07 às 16:09

Não sou o tiago, mas valeu pelo link! ;)


Discussão
Rafael Slonik
14/04/07 às 18:35

Só vou deixar esse comentário para dar os parabéns pelas suas apresentações.

Quem dera se professores e alunos na faculdade soubessem fazer algo enxuto que passa tanta informação por si só.


Discussão
Luciano
15/04/07 às 15:19

Boa Fred, to aki pra saber mais sobre sua proposta, eu estava na sua palestra na UEM e estou revendo-a,.

CAra valleu mesmo, estou torcendo pra vc realizar seu mestrado. Não eskece de publicar aki no site, quando pronto; tenho muito q aprender e a compartilhar.

T+ agente se vê por aé..


Discussão
Aguinelo Pedroso
17/04/07 às 10:38

Fred, excelente material, estou lendo "Caíndo na Real" e creio este ser o caminho certo e mais rápido para o sucesso de um aplicativo, simplicidade é a chave.

Parabéns


Discussão
Celina Uemura
18/04/07 às 01:08

Ola Fred

Bacana a apresentação. Gostei também das referências. Vou ver se coloco um post sobre isso lá no flashmasters.

Ah, acho que vc podia citar também Pierre Levy, com o estudo dele sobre inteligência coletiva.

[]s


Discussão
Shirlene
22/04/07 às 01:21

Mas uma vez parabéns o material é excelente e bate certinho com o conteúdo da minha monografia... se você pude me disponibiliza depois por e-mail essa apresentação eu agradeço.. vlw Fred


Discussão
Paulo
24/04/07 às 19:46

Olá!

Interessante a apresentação! Parabéns!

Gostei também do texto do design da banana! :)

Abraço!

Paulo


Discussão
Daniella Rocha
09/08/07 às 14:43

Olá, Fred.

Achei muito bacana sua apresentação. Sou pos-graduanda em comunicação e estou pensando em fazer o meu artigo científico sobre A publicidade na Web 2.0.
Que referências bibliográficas você sugere?
Um grande abraço,
Daniella


Discussão
Frederick van Amstel
09/08/07 às 16:15

Oi Daniella! A comunicação na Web 2.0 inverteu-se completamente. Não dá mais pra falar em emissores e receptores, muito menos em publicidade no seu sentido tradicional que indica os esforços de uma empresa em provocar reações nos consumidores. Hoje, é o inverso: as empresas precisam reagir inteligentemente ao que os prosumidores (produtor+consumidor) colocam na esfera pública: conversas no dia-a-dia, internet, pichações, manifestações e etc.

Não me recordo de uma referência sobre isso até porque não pesquisei muito, mas tenho certeza de que será uma longa caminhada.


Discussão
Bijuterias Artesanais
10/01/08 às 09:20

Muito bom os slides... o ideal seria ouvir você também, para complementar!

um abraço

Rodolfo.


Discussão
Iago
17/04/08 às 10:07

Achei muito interessante o assunto tratado na apresentação. Gostaria de saber se seria possível a disponibilização do material escrito, relativo a este trabalho.
Gostaria de utilizá-lo como fonte de pesquisa no meu TCC.


Discussão
Iago
17/04/08 às 10:09

Achei muito interessante o assunto tratado na apresentação. Gostaria de saber se seria possível a disponibilização do material escrito, relativo a este trabalho.
Gostaria de utilizá-lo como fonte de pesquisa no meu TCC.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato