Usabilidoido: Menu Principal

Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao m´┐Żs!


Especialize-se

A mais nova coluna de Michel Lent no Webinsider fala sobre a necessidade de especializa´┐Ż´┐Żo no mercado de Web. Ele diz que agora que o mercado se recuperou da depress´┐Żo que reinava, est´┐Ż atr´┐Żs de profissionais para grandes projetos, os melhores profissionais em cada ´┐Żrea. Ele reclama que s´┐Ż recebe curr´┐Żculo de Webdesigner-faz-tudo.

No Jornalismo idem, ´┐Ż uma tend´┐Żncia esse neg´┐Żcio de especializa´┐Ż´┐Żo. Quanto mais especializado, mais remunera´┐Ż´┐Żo. A meu ver, ao mesmo tempo, mais aliena´┐Ż´┐Żo tamb´┐Żm. Creio que ´┐Ż uma forma de controlar mais o poder que cada indiv´┐Żduo tem na sociedade. Mas tudo bem, n´┐Żo ´┐Ż imposto. ´┐Ż apenas uma tend´┐Żncia e que ´┐Ż acostumado a nadar contra a correnteza, vai saber se virar como um bom generalista.

Como n´┐Żo pretendo correr riscos, percebi isso faz tempo e encontrei meu nicho na usabilidade. Mais precisamente, estou me especializando em usabilidade de aplica´┐Ż´┐Żes ricas de Internet. E voc´┐Ż? Qual ´┐Ż a sua? Posta a´┐Ż nos coment´┐Żrios para os demais leitores que ainda n´┐Żo tinham sacado isso terem uma id´┐Żias de para onde seguir.

De relance, consigo identificar as poss´┐Żveis grandes ´┐Żreas de especializa´┐Ż´┐Żo para um webdesigner:

  • designer de interfaces de aplicativos
  • designer de interfaces Web
  • arquiteto da informa´┐Ż´┐Żo
  • arquiteto/designer da intera´┐Ż´┐Żo
  • designer da informa´┐Ż´┐Żo/visualiza´┐Ż´┐Żo
  • jornalista visual/multim´┐Żdia
  • engenheiro de usabilidade
  • especialista em experi´┐Żncia do usu´┐Żrio
  • ergonomista
  • ilustrador/animador/sonoplasta
  • especialista em sem´┐Żntica e arquitetura de documentos (XML/CSS, etc)

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/07/2004

Palavras-chave

webdesigner    webdesign    especializa´┐Ż´┐Żo    

Op´┐Ż´┐Żes



Comentários

DiscussŃo
Bruno Longo
23/07/04 ´┐Żs 19:33

hahahah... mesmo com maior remunera´┐Ż´┐Żo ou q seja, eu ainda prefiro ser especialista em generalidades.

Posso n´┐Żo saber tanto de usabilidade, demorar mais q um especialista para escrever p´┐Żginas para net... mas o q eu realmente gosto ´┐Ż saber como isso tudo vai funcionar em conjunto, e principalmente, para qu´┐Ż.

posso dizer q isso seja maisoumenos como uma especializa´┐Ż´┐Żo em design abstrato. :´┐Ż] hehe


DiscussŃo
Fred
23/07/04 ´┐Żs 19:46

Bruno, voc´┐Ż costuma trabalhar em equipe? A especializa´┐Ż´┐Żo ´┐Ż demandada porque os projetos se tornaram grandes demais para serem tocados por uma pessoa s´┐Ż. Da´┐Ż cada um faz o que faz melhor.

Eu por exemplo, por enquanto estou sendo requisitado pelo mercado a ser um generalista (lidar com programa´┐Ż´┐Żo, design, AI, produ´┐Ż´┐Żo de fotos e o escambau). Mas isso ´┐Ż tempor´┐Żrio. Estou num mercado marginal e sei que ele vai evoluir ao espelho de S´┐Żo Paulo, com a divis´┐Żo de tarefas entre equipes multi-disciplinares. Por isso desejo me especializar, mas sem deixar de ter no´┐Ż´┐Żo dos demais aspectos do produto final.

No entanto, quem deseja assumir cargos de chefia ter´┐Ż vantagem em ter essa vis´┐Żo multi-disciplinar, generalista. A Dire´┐Ż´┐Żo de Arte, por exemplo, faz exatamente o que voc´┐Ż disse: entende o papel que cada parte do design representa no todo e amarra-as para criar um produto coeso.


DiscussŃo
milano
23/07/04 ´┐Żs 21:43

T´┐Ż especializando em xml + flash e xml + xslt
Sou designer e tb tenho meus planos na ´┐Żrea de mobili´┐Żrio, que eu gosto muito e me deixa longe do mouse um pouco.


DiscussŃo
Henrique
23/07/04 ´┐Żs 21:59

Ser´┐Ż que isso n´┐Żo pode causar uma "massifica´┐Ż´┐Żo" na produ´┐Ż´┐Żo web ? Digo isso pq a necessidade de especializa´┐Ż´┐Żo pode dar a entender que n´┐Żo seria necess´┐Żrio o estudo dos outros assuntos ("se eu vou ser engenheiro de usabilidade , pra que vou estudar design ?")e no final acaba tendo aquele monte de profissionais que s´┐Ż sabem fazer uma parte e n´┐Żo entendem nada do processo todo.

Especializa´┐Ż´┐Żo sim , restri´┐Ż´┐Żo n´┐Żo :-P


DiscussŃo
Marcelo Linhares
25/07/04 ´┐Żs 03:28

Putz....
diversas vezes me indago em que me especializar, sei que o mercado est´┐Ż procurando cada vez mais profissionais ESPECIALIZADOS/CERTIFICADOS, digo certificados porqu´┐Ż vejo na web diversos pseudo especialistas;
O cara leu um livro de Nielsen j´┐Ż se auto-intitula consultor de usabilidade (Fred, n´┐Żo ´┐Ż o seu caso, vc sabe disso....) , o camarada faz uma bola quicar no flash j´┐Ż ´┐Ż especialista em Anima´┐Ż´┐Żes pra web, desenha uma tabela em um editor html j´┐Ż ´┐Ż Webdesigner-Especialist-Developer, o camarada gerenciou um projetinho j´┐Ż se torna um experiente GERENTE DE PROJETOS, e por a´┐Ż n´┐Żs encontramos diversos Webdeveloper Especialist bl´┐Ż,bl´┐Ż,bl´┐Ż....

Ainda bem que existem alguns org´┐Żos que s´┐Żo reconhecidos e que certificam pessoas capacitadas e ESPECIALIZADAS em determinadas ´┐Żreas.... (O problema ´┐Ż custo$$$)
Infelizmente algumas ´┐Żreas n´┐Żo existem ´┐Żrg´┐Żos de certifica´┐Ż´┐Żo (isso ´┐Ż uma pena), pois contribui com os pseudo-especialistas...

bom,
voltando....

A especializa´┐Ż´┐Żo ´┐Ż importante sim, o mercado est´┐Ż valorizando cada vez mais o profissional especializado, sei de um cara aqui da faculdade que tirou umas tr´┐Żs certifica´┐Ż´┐Żes JAVA, o cara quando se formou foi disputado ´┐Ż ouro por diversas empresas de TI, enquanto os outros vivenciaram a situa´┐Ż´┐Żo oposta.

Tenho muitas d´┐Żvidas em que ´┐Żrea se especializar, trabalho como Free-Lancer, ent´┐Żo fa´┐Żo do design ´┐Ż programa´┐Ż´┐Żo, passando por tantas ´┐Żreas.............

H´┐Ż algum tempo atr´┐Żs me apaixonei com ZOPE, me pensei em me especializar em Frameworks de Gerenciamento de conte´┐Żdo, depois fui descobrindo o poder do CSS, e a import´┐Żncia dos padr´┐Żes WEB, ferramentas de busca, websem´┐Żntica.....

CARAMBA...
´┐Ż tanta coisa....>!!!
deve ser por isso que a maioria nunca se especializa (assim como eu)... s´┐Żo tantas coisas para aprendermos, tantas possibilidades.......

mas discordo totalmente da id´┐Żia discorrida por alguns, de que especializar-se ´┐Ż se alienar, isolando-se num determinado assunto...

Especializa´┐Ż´┐Żo t´┐Żcnica s´┐Ż agrega elementos/conhecimentos que o diferenciar´┐Ż de outros profissionais na respectiva ´┐Żrea.


DiscussŃo
Marcelo Linhares
25/07/04 ´┐Żs 03:41

Em falar nisso.....
eu li a coluna do Michel Lent sobre a especializa´┐Ż´┐Żo, sou leitor do Michel Lent h´┐Ż algum tempo no WebInsider, a coluna em si ´┐Ż muito interessante.....

N´┐Żo obstante me impressionou o mal gosto da publicidade no rodap´┐Ż (Na verdade, a publicidade est´┐Ż inserido na coluna), me pareceu coluna vendida....
A coluna termina com a seguinte frase "Mas ande r´┐Żpido! A hora de se sofisticar ´┐Ż agora"

LOGO ABAIXO T´┐ŻM-SE:

O curso Planejamento de Projetos Web oferece 10% de desconto aos leitores do Webinsider. Confira!

´┐Ż... pode ser muita viagem minha, mas que foi for´┐Żar demais a barra foi sim....
ta parecendo aquela propaganda do BATOM GAROTO:
COMPRE BATOM..COMPRE BATOM....ESPECIALIZE-SE...ESPECIALIZE-SE...ESPECIALIZE-SE...

Aposto que aumentou bastante o n´┐Żmero de inscritos neste curso depois desta coluna CASADA!

E se algu´┐Żm tem alguma d´┐Żvida de como funciona a publicidade na internet, este ´┐Ż um case a ser estudado.

.......................
este post ´┐Ż somente uma observa´┐Ż´┐Żo, nem sei se era pertinente....
Fred, sinta-se ´┐Ż vontade em mov´┐Ż-la ou delet´┐Ż-la...


DiscussŃo
Fred
26/07/04 ´┐Żs 22:09

N´┐Żo vou editar nada, Marcelo. Sua observa´┐Ż´┐Żo ´┐Ż correta. Confesso que tamb´┐Żm estou um pouco incomodado com a prolifera´┐Ż´┐Żo da propaganda no Webinsider. Mas garanto que a coluna do Michel n´┐Żo foi escrita com esse intuito. N´┐Żs colunistas, n´┐Żo ganhamos dinheiro para escrever para l´┐Ż e o Michel ´┐Ż um profissional id´┐Żneo demais para se submeter a isso.


DiscussŃo
Marcelo Linhares
26/07/04 ´┐Żs 22:54

S´┐Ż quero deixar claro que eu n´┐Żo sou XIITA, acredito que o webinsider tem que fazer publicidade sim, vender servi´┐Żos e comercializar espa´┐Żo publicit´┐Żrio justamente para se manter e quem sabe poder remunerar bem os respectivos colunistas.

Mas acho que voc´┐Żs perceberam qual foi a minha real indaga´┐Ż´┐Żo.

Em nenhum momento me coloco contra a publicidade no website.


DiscussŃo
Fernando Chagas
27/07/04 ´┐Żs 14:28

A internet est´┐Ż constantemente em muta´┐Ż´┐Żo. A especializa´┐Ż´┐Żo ´┐Ż v´┐Żlida quando aplicada ´┐Ż tecnologia e n´┐Żo ´┐Ż t´┐Żcnica. Grandes Corpora´┐Ż´┐Żes preferem profissionais especialistas a generalistas em determinadas ´┐Żreas, todavia os segundos geralmente ocupam cargos mais prestigiados ( $$$ ) nas corpora´┐Ż´┐Żes. Uma observa´┐Ż´┐Żo embasada na Teoria Geral da Administra´┐Ż´┐Żo: Os autos cargos coorporativos s´┐Żo ocupados por profissionais com elevado conhecimento conceitual e humano e baixo conhecimento t´┐Żcnico. J´┐Ż os cargos intermedi´┐Żrios por profissionais com conhecimento intermedi´┐Żrio entre as diversas ´┐Żreas, ou seja, um profissional com conhecimento variado. J´┐Ż a base da pir´┐Żmide ´┐Ż ocupada por profissionais com alto conhecimento t´┐Żcnico e baixo conhecimento nas outras ´┐Żreas. Aonde voc´┐Ż quer chegar?


DiscussŃo
Leandro Moreira
16/08/04 ´┐Żs 11:30

Concordo plenamente que a especialidade ´┐Ż necess´┐Żria e at´┐Ż vital, por´┐Żm no mercado publicit´┐Żrio(ao qual estou mais informado)a t´┐Żndencia ´┐Ż aumentar a necessidade de profissionais multi-disciplinares. Os grandes projetos tendem a se extinguir e o aumento de pequenos projeto cresce numa velocidade muito grande, principalmente na ´┐Żrea de marketing. Os "pequenos" est´┐Żo percebendo a necessidade de se modernizar e investir em publicidade e tecnologia. Como disse: estou mais por dentro do mercado publicit´┐Żrio e n´┐Żo sei se a regra vale para a web.
Estou em um mercado muitissimo promissor, onde as pequenas e m´┐Żdias empresas est´┐Żo acordando para a necessidade de comunica´┐Ż´┐Żo.
Por aqui o lema ´┐Ż: agilidade, pre´┐Żos baixos, dinheiro entrando e clientes satisfeitos.


DiscussŃo
Marcello de Souza
16/08/04 ´┐Żs 14:23

A internet hoje n´┐Żo ´┐Ż mas um mundo simples, para a simples troca de informa´┐Ż´┐Żo (foi proposital - o s e s). Ela hoje ´┐Ż a maior ferramenta de com´┐Żrcio j´┐Ż criada.
Quando os clientes procuram por algu´┐Żm ou uma empresa para desenvolver seu site, portal, sua propaganda, hotsite ou seja l´┐Ż o que for, ele espera antes de mais nada resultados.
A cria´┐Ż´┐Żo de aplicativos e a integra´┐Ż´┐Żo desses aplicativos com os que a empresa j´┐Ż possui, al´┐Żm da possibilidade da distribui´┐Ż´┐Żo para dispositivos m´┐Żveis ´┐Ż na minha modesta opini´┐Żo um dos melhores sen´┐Żo o melhor campo para a especializa´┐Ż´┐Żo nos dias de hoje.
Existe a web e seus designers nas mais variadas formas, existe o software do cliente, existe a necessidade de se obter informa´┐Ż´┐Żo em qualquer lugar e a qualquer hora... mas existem bem poucos especialistas.
Quanto a generaliza´┐Ż´┐Żo... o homem dos sete instrumentos n´┐Żo toca bem nenhum deles... dizia a minha av´┐Ż.


DiscussŃo
tom´┐Ż
20/09/04 ´┐Żs 11:39

bem, eu estou me especializando em design de interfaces web, estou apostando nisso a um tempo, acho que vai dar pra ganhar uma boa grana at´┐Ż que se defase...


DiscussŃo
Gabriela
23/09/04 ´┐Żs 06:30

Concordo com a ideia da Especializa´┐Żao,mas confesso que tenho sentido uma enorme lacuna no que respeita as profissoes na ´┐Żrea da Internet e neste caso concreto o artigo d´┐Ż muitas dicas mas mais uma vez nao toca num ponto chave,( a n´┐Żo ser que engenheiro da Informa´┐Żao tenha algo que ver com o que vou falar)que quanto a mim trata-se da Pessoa que cria a estrutura de marketing do site, pois para mim a funcionalidade de um site passa indispensavelmente pelo seu conte´┐Żdo e a estrutura pensada para o mostrar...isto ´┐Ż , como vender a imagem na net...fica a cargo de quem?


DiscussŃo
Gabriel
13/08/05 ´┐Żs 23:16

Eu achei super interessante seu texto e sendo um jovem que pretende ingressar, brevemente, em uma carreira profissional, me intere´┐Ża tirar algumas duvidas em rela´┐Ż´┐Żo a especializa´┐Ż´┐Żo, sendo a maior delas: Como uma pessoa consegue se especializar numa determinada ´┐Żrea do curso que realiza?
Se puder me responda esta pergunta o mais r´┐Żpido poss´┐Żvel
Agradecido, Gabriel


DiscussŃo
Fred
14/08/05 ´┐Żs 08:12

Gabriel, existem cursos de p´┐Żs-gradua´┐Ż´┐Żo que lhe d´┐Żo o t´┐Żtulo de especialista. Esses cursos duram de 6 meses a 1 ano e as aulas acontecem em hor´┐Żrios que n´┐Żo prejudique seu trabalho normal.

Por´┐Żm, existem poucos cursos de especializa´┐Ż´┐Żo nas ´┐Żreas citadas acima no Brasil.

Independente de fazer o curso ou n´┐Żo, a especializa´┐Ż´┐Żo deve ser uma atitude do pr´┐Żprio profissional. Ele deve escolher uma ´┐Żrea para buscar aprimoramente pessoal atrav´┐Żs de livros, workshops e congressos. Isso pode pesar tamb´┐Żm na hora de decidir aceitar ou n´┐Żo uma oferta de emprego.


DiscussŃo
douglaspiresdap
28/10/05 ´┐Żs 10:24

meu eu to precisando do meu futuro e meu futuro vai estar com vcs eu preciso urgentemente aprender a mexer nessas fun´┐Żoes

porfavor me retorne


DiscussŃo
Fernando Lima
28/10/05 ´┐Żs 16:14

Concordo com o Fred e entendo o receio de se isolar por estar se especializando. Exite tamb´┐Żm, para n´┐Żs que temos essa sede de conhecimento, a ang´┐Żstia de querer abra´┐Żar o mundo com as pernas e, como colocou o Marcelo, ter d´┐Żvidas em que se especializar.

Eu gosto de desenhar, me interessa muito a arquitetura de informa´┐Ż´┐Żo, programar HTM ´┐Ż uma divers´┐Żo pra mim, sou designer e a concep´┐Ż´┐Żo visual me fascina, j´┐Ż modelei em 3D (b´┐Żsico), etc. Muita coisa mesmo para uma s´┐Ż pessoa. Vim sentindo isso na pele h´┐Ż 2 anos na empresa em que trabalho porque acabava sempre sobrecarregado e sem tempo para evoluir.

O caminho para minhas d´┐Żvidas surgiram com o curso de Webstandards e logo ap´┐Żs tive a no´┐Ż´┐Żo da real import´┐Żncia da Usabilidade (apesar de j´┐Ż ter tido contato rapidamente, pois o que eu fazia do meu tempo, n´┐Żo me permitia um aprofundamento no assunto).

Pretendo me especializar justamente em Usabilidade de interfaces digitais com ´┐Żnfase em Acessibilidade, assunto que n´┐Żo foi discutido neste t´┐Żpico. Talvez a minha real especializa´┐Ż´┐Żo seja em Acessibilidade para m´┐Żdias digitais. Tem um lado social que me entusiasma e acredito ser gratificante.

[]´┐Żs


DiscussŃo
douglas dap
28/10/05 ´┐Żs 20:29

meu curti oque vc disse valeu pela suas palavras pois ela me ajudou muito
quem sabe um dia eu poderei ser quenem vc


DiscussŃo
Carol
10/10/06 ´┐Żs 11:24

Ol´┐Ż, sou jornalista e ´┐Żs vezes me sinto realmente perdida. Tenho que saber como trabalhar em r´┐Żdio, TV e impresso. Acompanho conte´┐Żdos na net e ao mesmo tempo tenho que escolher uma ´┐Żrea de interesse sobre o qual goste de estudar/pesquisar e por isso mesmo entrevistar/escrever. MAs como freela tenho que estar aberta a tudo pois todo m´┐Żs as contas chegam debaixo da porta aos montes! ´┐Ż isso, vamos vivendo e aprendendo! abra´┐Żos e parabens pelo site, bacana!


DiscussŃo
to viajando gente.
30/05/07 ´┐Żs 11:40

num futuro bem proximo existir´┐Żo capsulas de memoria, que serao injetadas em nossa cabe´┐Żas com toda a informa´┐Żao necessaria(pacotes macro-adobe, e tals)
Pronto ta resolvido o seus problemas, voce so vai ter o trabalho de inventar com isso e escolher o que quer fazer.


ahahahahahha...
isso sera a WEB 250.0 D.B.G (Depois De Bill Gates)


DiscussŃo
Tarc´┐Żsio Estevam
09/06/07 ´┐Żs 16:47

Acho que qualquer ´┐Żrea que se insere dentro de um processo produtivo, e um site tamb´┐Żm se encaixa nesse contexto, deve ter especialistas para cada ´┐Żrea e pelo menos uma pessoa da equipe que entenda de todos os processos. Fazendo uma analogia com a medicina, existem os cl´┐Żnicos-gerais e os m´┐Żdicos especialistas. Quando um paciente chega ao hospital para um atendimento de emerg´┐Żncia ´┐Ż o cl´┐Żnico geral que direciona o paciente ao especialista correto. Assim tamb´┐Żm deve ser o processo criativo de um site ou de qualquer projeto. O projeto (paciente) geralmente chega com uma certa urg´┐Żncia e deve existir uma pessoa que entenda do processo como um todo para subdivid´┐Ż-lo e direcionar cada atividade ao especialista indicado.



Retrucadas

carreirasolo.org: Mini-Curo-Guia Carreirasolo. Parte VII: Especializa´┐Ż´┐Żo

Modeladores de Experi´┐Żncia, Arquiteto de e-Business, Gestor de presen´┐Ża digital. Uma especializa´┐Ż´┐Żo pode ser um t´┐Żtulo vazio e nada engra´┐Żado para clientes que querem solu´┐Ż´┐Żes em vez de palavras empoladas. A vida do freela passa por saber mostra que se... Leia mais

Carreira Solo: Mini-Curso-Guia Carreirasolo. Parte VII: Especializa´┐Ż´┐Żo

Modeladores de Experi´┐Żncia, Arquiteto de e-Business, Gestor de presen´┐Ża digital. Uma especializa´┐Ż´┐Żo pode ser um t´┐Żtulo vazio e nada engra´┐Żado para clientes que querem solu´┐Ż´┐Żes em vez de palavras empoladas. A vida do freela passa por saber mostra que se... Leia mais

Carreira Solo: Minicurso - Especializa´┐Ż´┐Żo

Modeladores de Experi´┐Żncia, Arquiteto de e-Business, Gestor de presen´┐Ża digital. Uma especializa´┐Ż´┐Żo pode ser um t´┐Żtulo vazio e nada engra´┐Żado para clientes que querem solu´┐Ż´┐Żes em vez de palavras empoladas. A vida do freela passa por saber mostra que se... Leia mais

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/59


Comente.






(aguarde que ´┐Ż demorado mesmo...)


Voc´┐Ż merece.

Assine nosso conte´┐Żdo e receba novidades sem sair de casa!

, atualizado com o Movable Type e acessado pela ADSL Residencial.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresenta´┐Ż´┐Żo do autor | Consultoria | Portif´┐Żlio | Contato