Usabilidoido: Menu Principal

Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao m�s!


An�lise de usabilidade de fast-foods online

Habibs versus McDonalds

Atualiza��o: v�deo completo dispon�vel para download gratuitamente.

Fiz uma análise de usabilidade comparativa entre duas grandes redes de fast-food que aceitam encomendas pela Internet (McDonalds e Habibs) e cheguei a conclusão estarrecedora de que o ato de selecionar o pedido no website pode demorar mais do que a própria entrega do pedido em sua casa só por que a interface foi mal projetada.

Gravei um vídeo de 50 minutos, mostrando passo-a-passo como é o processo desde a entrada no website até a chegada da encomenda em casa, comentando problemas de usabilidade que os usuários podem encontrar, suas causas e possíveis soluções. O vídeo comenta bons e maus exemplos de:

  • usabilidade no ecommerce
  • conteúdo persuasivo
  • padrões de interação
  • fluxo de tarefa
  • mensagens de erro
  • instruções em formulários

Screenshots

Menu que não tem a opção que eu quero Metáfora da bandeja virtual não cola

Trecho do v�deo

Para ter uma id�ia melhor de como se desenrola o v�deo, abaixo segue uma demonstração de alguns trechos, em qualidade de vídeo extremamente reduzida:

Vídeo completo

O vídeo está sendo distribuído em CD-Rom (340 MB - DivX- 800x600px) por R$20. O frete é grátis para todo o Brasil (carta registrada). Pagamento por depósito bancário ou transferência eletrônica. O v�deo est� dispon�vel para download logo abaixo. A an�lise foi feita em dezembro de 2005

An�lise de usabilidade de fast-foods online [MOV] Quicktime 7 - codec H.264 - 56 minutos - 156mb


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/03/2007

Palavras-chave

delivery    entregas    ecommerce    fluxo    

Op��es



Comentários

Discussão
Bruno Dulcetti
28/12/05 �s 15:39

hehehehe... boa walmar...

Legal hein Fred, essa parte do link do menu, q deveria existir foi essencial. Mto boa sua posi��o nesse case.

De repente at� compro... Deixa passar as festas v� se vou ter grana :D.

Aquele abra�o


Discussão
Rodrigo
29/12/05 �s 10:47

Muito bom esse lance de v�deo, eu j� fiz alguns v�deos com o camtasia.

Agora a respeito do habibs, recentemente fiz o teste aqui em casa tamb�m, e achei extremamente tosco o site deles, s� comprei para testar e pq eu j� conhecia os produtos deles, mas acredito que com isso ai eles nunca ir�o conseguir novos clientes apartir do site.

O site do McDonalds eu nunca usei, vamos ver algum dia.

T+


Discussão
CosmeWeb
29/12/05 �s 12:19

Quem diria, grandes redes de fast-food pagar bem caro (prezumo eu) para desenvolverem uma loja virtual assim.
Excelente v�deo, Fred.


Discussão
Walmar Andrade
29/12/05 �s 18:43

Testa esse tamb�m: http://www.subwaydelivery.com.br/ mas cuidado para n�o queimar as retinas.


Discussão
Sergio Leal
30/12/05 �s 13:13

Parab�ns Fred, voc� est� se superando!

O Habibis � tosco e parece ter sido feito por amadores que estavam "tateando" no escuro. J� tentei comprar por ele uma vez e desisti. Tamb�m estive um tempo parado na frente da mesma tela do endere�o... confesso que demorei pra achar o "radio select".

O McDonalds passa a id�ia de que todos os mortais j� conhecem (oudeveriam conhecer) todos os produtos da loja e pedem (ou deveriam pedir) da mesma maneira e que N�O pode haver diferen�as entre o mundo virtual e o mundo real!

Como diria o Robin: "Santa paci�ncia, Batman"


Discussão
Leandro M Ferreira
30/12/05 �s 17:34

pior eu, que tentei acessar o delivery pelo www.habibs.com.br e entrei no menu, s� pra descobrir que a logo do delivery dentro de sevi�os abre um jpeg.


Discussão
Vin�cius Silva
30/12/05 �s 19:20

O site do Habibs � MUITO ruim, tentei acessar uma �nica vez para localizar o n�mero de telefone da loja mais pr�xima de casa e desisti.


Discussão
Leandro Vieira Pinho
30/12/05 �s 20:30

Excelente v�deo Fred, parab�ns.

Essas an�lises sobre usabilidade em v�deo aula � bem bacana para a compreens�o do assunto, muito melhor do que as ilustra��es.

Um abra�o.


Discussão
Pareta
05/01/06 �s 12:44

Fred, o Walmar acima pediu para vc testar o subway dellivery, nossa, o site, na home page, ja tem seu valor de compras(R$ 0,00) e ironicamente um bot�o pra fechar pedido e outro pra limpar a cesta, vc nem entrou, nem comprou, e ja vai fechar o pedido, e limpar o que da cesta, a poeira????

As cores t�o legais, mas o menu to achando fora de sintonia.

Eu testei o limpar cesta antes de comprar algo e ele perguntou se eu queria mesmo limpar a cesta(uahuahuahuahua)


Discussão
Leandro M Ferreira
10/01/06 �s 20:46

nem tentem cadastrar-se no habibs se estiver em Bras�lia, no 'al� tia Eda' me informaram que simplismente n�o funciona, tem que ligar pra eles cadastrarem 'na ra�a' o endere�o.

ah sim, comprei esse v�deo e recomendo, n�o est� caro... tem at� um "Note e Anote com Fred" =]


Discussão
Cristiano d'Alc�ntara
10/02/06 �s 11:49

Fred,

estou conhecendo seu trabalho e seu site hoje. Gostei muito do que vi e vou manter mais contato contigo.

Uma pergunta simples:

porque voc� n�o vende isso pros respectivos departamentos de marketing das empresas envolvidas?? Possivelmente voc� ganharia bem mais.

Sucesso pra voc�.


Discussão
thaiziara
20/02/06 �s 17:28

muito legal esse sit


Discussão
wladmyr
18/03/06 �s 07:16

Aposto que os Clientes encheram a paci�ncia do Designer e do programador com base em suas pr�prias cren�as de comercio real. Transportaram para o virtual a realidade do dia a dia das lojas. N�o adianta gente, cliente burro � site mal feito com certeza.


Discussão
Zeno Pereira
05/05/06 �s 10:51

Gostei da amostra do v�deo.
Pesquiso sobre video-aulas h� muito tempo e eu mesmo dou aulas tem una dez anos, aulas presenciais.
Nas v�deo-aulas que vejo, quando s�o brasileiras, o instrutor sempre mant�m um tom extremamente formal e super artificial. Com isso gera o efeito "crian�a t�mida" ou seja, fica com aquela voz de crian�a no quarto ano do ensino fundamental lendo uma homenagem pro dia das m�es na frente de todos os pais e alunos da escola, morrendo de medo de errar.
A sua video-aula tem um tom bem informal, como se fosse um bate-papo mesmo e adorei tamb�m a simples id�ia de ficar dando ALT + TAB de vez em quando pra poder aparecer a sua imagem falando, dando assim uma maior aproxima��o e sensa��o de presen�a.
Excelente!!!
Fa�a outras!!! N�o pare!!!
Abra�os!!!
Zeno


Discussão
alexandre
21/05/06 �s 02:41

ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS N�O ACHO CERTO O QUE FEZ...


Discussão
alexandre
21/05/06 �s 02:42

ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS N�O ACHO CERTO O QUE FEZ...


Discussão
J�ssica Souza de Oliveira
28/05/06 �s 11:45

Entrei pra dar a minha opiao sob issso,pois nao acho legal o que eles estao fazendo,porque daqui uns anos o contato entre as pessoas nao vai ser mais diretamente vai ser completamente
indireto...
As pessos nao vai nem precisar sair de casa pra faz compras..vao so passar a lista pela internet e vai chegar em casa por menos de 5mim...
...depois as pessoas ficam reclamando que sua conta bancaria foi alterada sem a sua altoriza�ao,mais tambem estam fazem tudo pela internet sem saber com quem falou(com quem se tratou do assunto)...
Internet e bom sim,mais so pra tratar de negocio(assuntos) de pouco risco pra sua vida(seu investimento)...


Discussão
Marcelo Kanzaki
27/06/06 �s 17:04

Muito interessante!

S� achei que voc� poderia ser menos sarc�stico e dar um tom mais formal sem deixar de ser descontra�do, pois voc� tem carisma.

www.pizzahut.com - Aqui vai um �timo exemplo de quem chega na internet pra vender e n�o pra estar.

J� usei o servi�o e funciona! Destaque para o servi�o de localiza��o de loja mais pr�xima da sua casa. Fant�stico.

Voc� poderia fazer um v�deo sobre esse pra mostrar como se deve fazer...

Abra�o


Discussão
fernando
28/06/06 �s 13:10

o sem palavras mesmo veio gostei disso aew
ate mais by nando


Discussão
Lucas Oleiro
20/07/06 �s 22:30

Mto bom o video, apreciei mto o seu trabalho e o descobri eqto procurava no Google o telefone do delivery do Habib's.

Me responda uma coisa, voce � f� do Marcelo Taz?


Discussão
Frederick van Amstel
21/07/06 �s 11:19

Certeza! Desde crian�a admirava sua personalidade.


Discussão
rita de cassia viana
25/07/06 �s 19:01

as criticas existem mas, para quem tem conhecimento do assunto(internet).
Eu poderia muito bem entrar no endere�o fazer meu pedido e achar normal a demora.Agora, se vc j� � detentor do assunto e sabe o tempo m�dio em que poderia fazer suas compras, tudo bem,s� acho que em busca de melhora e aprimoramento se busca fazer o que est� ao alcance, e a�,surgem as cr�ticas(que � a melhor maneira de aperfei�oar o trabalho dispon�vel pois, � com cr�ticas que o ser humano busca se corrigir.
rita viana


Discussão
e-d-s
23/11/06 �s 15:14

legal...


Discussão
Gl�ucia Maciel Garcia
30/11/06 �s 17:48

Eu, gostaria de saber como eu fasso para deixar o meu curriculo nesta empresa.


Discussão
myrla
05/12/06 �s 16:08

Adorei o seu trabalho, as qust�es que vc discute aqui s�o bem pertinentes. Tava querendo uns kibes e acabei achando esse site...rs.


Discussão
camilo
13/03/07 �s 20:54

interessante... comprei de voc� a um tempo atraz o CD, porque n�o esperei? o que � conveniente? interessante... injusto para quem comprou... mas enfim, esse � o mundo onde vivemos ^^


Discussão
Frederick van Amstel
13/03/07 �s 23:34

Na �poca em que lancei (2005) eu n�o poderia disponibiliz�-lo porque meu servidor n�o ia aguentar. Tamb�m n�o tinha descobrido um jeito de compactar o v�deo para um tamanho razo�vel. O CD n�o era pra obter lucro, pois o pre�o era irris�rio. Foi a �nica forma que encontrei pra distribuir satisfatoriamente.


Discussão
Wilson Iwano
14/03/07 �s 00:11

Cara, gostei muito dessa an�lise.
Infelizmente aqui em Campo Grande-MS ainda n�o tem esse servi�o de entregas do Mc... e Habibs, nem loja real tem!

Lendo os coment�rios, vi que esse post era antigo. Tentei ver de que ano era, mas tanto no post quanto nos coment�rios, n�o aparece o ano. Talvez o ano n�o seja necess�rio sempre, mas de vez em quando faz falta.

Valeu!


Discussão
Diego
14/03/07 �s 16:26

Agrade�o voc� ter disponibilizado o v�deo completo, j� havia assistido faz um tempo a amostra gratis...

Vejo sempre o lado bom... � necess�rio para n�s que constru�mos sites aprendermos com os nosso erros.


Discussão
Samuel Sim�es
15/03/07 �s 14:39

A abordagem na usabildide destes delivery's ficou �tima e completa, at� mesmo fazendo uma pequena entrevista com o entregador do Habibis.

Detalhe para o que ele falou.

Se ele n�o chegar a tempo quem paga o lanche � ele, isso eu acho um absurdo pois voc� trata de vidas que podem ser perdidas devida a pressa.

Parab�ns pelo v�deo.


Discussão
Zehh
15/03/07 �s 17:42

Freed, ficou muito bom esse v�deo, parab�ns.


Discussão
Guilherme Rambo
15/03/07 �s 21:59

V�deo simplesmente perfeito. Cheguei a ficar revoltado vendo erros grav�ssimos que at� eu que naum sou um profissional da usabilidade saberia resolver facilmente.

Parab�ns


Discussão
Gustavo Krause
20/03/07 �s 02:35

Muito legal o video, o tempo aqui passo muito rapido vendo esse video, foi bem discontraido.

Acho q alem dos texto e do podcast vc poderia ampliar seu blog para tipo de um "videoblog", certeza que teria muito mais acesso ainda.


Discussão
Frederick van Amstel
20/03/07 �s 16:51

O mais impressionante � que, depois de mais de um ano de publicada esta an�lise, os sites continuam com o s mesmos problemas. O do McEntrega n�o mudou nada. O do Habibs mudou esteticamente, mas a estrutura de intera��o � a mesma.


Discussão
arleson
23/03/07 �s 10:20

qndo uma pessoa vai fazer uma analise ,com o pensamento egativo sobre tal site ,coloca ehm risco a analise,foi isso q vc fez,no momento q usa o om sarcastico percebe q vc naum deseja analizar mas sim deterior a imagem do site,nao gosto muito de mc donalds,mas o problema eh k c fosse feita analise sem ter uma inten��o negativa no seu inconsciente,a analise seria mais concreta,por isso nau gostei dessa analise!!


Discussão
Frederick van Amstel
23/03/07 �s 10:36

Toda an�lise � parcial. Alguns analistas tentam se encher de aparatos mirabolantes para parecer que est�o fazendo algo cient�fico, mas n�o passam de artif�cios de ret�rica para legitimar seu discurso.

Prefiro ser sincero e deixar claro de que se trata de uma an�lise parcial do que apresentar relat�rios extensos contendo estat�sticas "imparciais", com opini�es de usu�rios "imparciais", com coment�rios "imparciais" e tudo o mais que pessoas inocentes podem acreditar que sejam imparciais.

A fun��o deste v�deo n�o � tanto documentar a an�lise de usabilidade, mas sim transmitir algum conhecimento e sensibilizar a audi�ncia para a import�ncia do assunto.


Discussão
camilo
24/03/07 �s 11:40

bom, refleti um pouco e percebi: t�, comprei o CD e agora ele � free, mas calma lah! Eu sou leitor assiduo do seu blog e n�o tinha o h�bito de clicar nos adsenses pra ajudar a comunidade blogueira. Ent�o, na verdade quando eu comprei esse CD na verdade estava agregando material � minha pessoa. enfim... obrigado pelo post, mesmo porque, o CD tem os extras, que voc�s, meros mortais que n�o compraram o CD n�o possuem. hauhauhauhauhahauhau

brincadeiras � parte, esse v�deo � muito bom mesmo, da uma bela ideia do que � analizar a usabilidade de um sistema.

abra�o


Discussão
Emanuel Felipe
24/03/07 �s 12:14

O v�deo ficou muito bom, parab�ns...

Curiosamente o assisti pouco depois de terminar a leitura de "N�o me fa�a pensar" do Steve Krug, o que foi �timo para refor�ar um pouco do que � ensinado no livro.


Discussão
Rochester
27/03/07 �s 05:01

Desde que vi o post tava de olho no cd... mas agora me poupou trabalho :D

pra falar a verdade tinha at� esquecido dele :P

�tema analise, mas deu fome agora.

=D


Discussão
Pablo Karzin
12/04/07 �s 22:56

Com certeza s�o horr�veis, mas tenho uma coisa a dizer para a defesa do HABIBS. No site deles, na hora de preencher o formul�rio, vc diz que n�o existe uma explica��o para dizer que os asteriscos s�o campos OBRIGAT�RIOS, quando na verdade ela est� l�, embaixo do g�nio!
heheh !

� verdade !


Discussão
Frederick van Amstel
13/04/07 �s 00:24

Bem observado, Pablo. N�o tinha visto.

Utilizaram as melhores t�cnicas para tornar informa��es invis�veis ao usu�rio:

- aproximar o texto de uma imagem que n�o tem nenhuma liga��o com o texto
- disponibilizar o texto abaixo da primeira tela de rolagem
- colocar uma instru��o longe do local a que ela se refere


Se tivessem inclu�do essa instru��o dentro da caixa cinza do formul�rio, certamente eu teria visto.


Discussão
Moracy Milan
17/09/07 �s 11:05

Descobri porque o Site do Habibs � t�o ruim.

Porque eles for�am Vc. a fazer o pedido por
telefone e se entregam errado, Vc. tem que
engolir aquilo que eles te mandam.
meu pedido 245980. veio errado e simplesmente
n�o tenho para quem reclamar porque o pedido foi feito verbalmente via fone. e eles alegam que foi aquilo que eu pedi e ponto final.
Conclus�o mandei eles para aquele lugar e o atendente que era crente ainda quiz me pregar serm�o, desligou o fone naminha cara e depois, teve o atrevimento de ligar para minha casa para me pregar um serm�o. e disse que eu estava nervoso.
Habibs nunca mais.



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/409


Comente.






(aguarde que � demorado mesmo...)


Voc� merece.

Assine nosso conte�do e receba novidades sem sair de casa!

, atualizado com o Movable Type e acessado pela ADSL Residencial.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresenta��o do autor | Consultoria | Portif�lio | Contato