Histórico Profissional

Foto de Frederick van Amstel

Frederick van Amstel graduou-se em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UFPR em 2005. Seu projeto de graduação demonstrou como aplicar a metodologia de Design Centrado no Usuário para reformular o portal de sua Universidade, servindo de referência para diversas outras equipes de desenvolvimento em Universidades brasileiras. A proposta foi finalmente incorporada pela UFPR em 2010.

Enquanto fazia graduação em Jornalismo, trabalhou como web designer numa agência de notícias e, posteriormente, numa agência de publicidade. O nexo entre as duas áreas ocorreu quando, em 2003, Frederick começou a publicar reflexões e reportagens sobre web design no blog Usabilidoido. Enquanto a maior parte dos blogs sobre o assunto tratava de questões técnicas de produção, o Usabilidoido trabalhava o outro lado: o uso. O blog foi selecionado duas vezes como Top 10 do Prêmio Ibest e levou seu editor a palestrar em dezenas de eventos pelo Brasil, tais como NDesign, Imasters Intercon, EDTED, Encontro Locaweb e semanas acadêmicas de Design e Computação.

A partir de 2006, o Usabilidoido tomou uma orientação mais acadêmica, acompanhando o Mestrado em Tecnologia que o editor iniciara na UTFPR. O escopo foi ampliado da Usabilidade para o Design de Interação, sendo um dos primeiros websites a tratar do assunto em língua portuguesa. A dissertação de Mestrado se encontra lá publicada, sob o título Das Interfaces às Interações. O título é uma alusão à obra Dos Meios às Mediações de Jesus Martín-Barbero, na qual é proposta a mudança de foco das pesquisas de Comunicação da produção para a recepção, mesmo movimento que Frederick observava acontecer no Design. Nesse período, foi professor das graduações em Design da Unisul e em Produção Multimídia na Opet. Também atuou como consultor independente para empresas como Electrolux, Infoglobo, Duty Free Dufry e Odysseia Games.

Inspirado por seu orientador Luiz Ernesto Merkle, Frederick montou um grupo de interessados no assunto que, posteriormente, viriam a fundar o Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, uma entidade sem fins lucrativos dedicada a promover a área no Brasil. Em 2008, o Instituto Faber-Ludens passou a oferecer uma pós-graduação em Design de Interação, em parceria com as Faculdades San Martín e UnC. A publicação aberta de materiais de aula, bem como trabalhos de alunos na Internet proporcionou grande visibilidade para o curso, atraindo estudantes de várias regiões do Brasil. O curso contou com a participação de professores pioneiros na área, tais como Caio Vassão, Mauro Pinheiro, Érico Fileno e Paulo Melo.

Frederick foi coordenador do curso até início de 2011, quando se mudou para a Holanda para fazer doutorado na Universidade Twente. Seu projeto de pesquisa explorou as possibilidades de uso de jogos e visualizações para apoiar o design participativo de hospitais. A tese de doutorado intitulada Expansive Design mostra que essas ferramentas são úteis para lidar com contradições no projeto.

Ao retornar ao Brasil em 2015, Frederick foi selecionado como professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Nesta Universidade, ele lecionou na graduação em Design Digital, cocriou o projeto de bolsas de empreendedorismo PIBEP, desenvolveu programas de aceleração de startups na Hotmilk e atuou como instrutor no ateliê de software Apple Developer Academy.

Atualmente, é professor concursado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com a cadeira Design de Serviços e Experiências do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN).

Ensaio fotográfico

Mão de Frederick van Amstel Mão de Frederick van Amstel Mão de Frederick van Amstel

Fred van Amstel ([email protected]), 12.04.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/historico_profissional.html