Diagrama para representar interação entre papéis de usuários

Como já relatei anteriormente, as metodologias de UCD se demonstraram insuficientes nos projetos Web 2.0 em que estou envolvido, bem como os diagramas de documentação mais comuns. O Vocabulário Visual do Jesse James Garret preconiza fluxogramas para demonstrar como se dá a interação do usuário com o sistema, mas estes não servem para demonstrar a interação entre múltiplos usuários que se dá através do sistema.

Seguindo a linha do Design de Interação, que prioriza a interação entre pessoas sobre a interação com sistemas, tive que bolar um jeito de conceber e representar a interação entre as pessoas antes de pensar como a tecnologia iria mediar essa interação. Como minhas reuniões com a equipe de projeto aconteciam à distância (via Skype), diagramas eram essenciais para explicar minha visão do design.

Me lembrei de um diagrama que tinha feito para um álbum de fotos online que descrevia os papéis dos usuários e seus privilégios. A idéia inicial era que o visitante poderia se cadastrar para acompanhar e comentar outros álbuns (turminhas) e, se quisesse, criar um álbum próprio, transformando-se num "administrador de turminha".

Papéis de usuários no Minha Turminha

Este diagrama demonstra a relação entre os papéis de usuários, mas não especifica como aconteceria a interação entre eles. Além disso, estes papéis estão definidos de acordo com a relação entre o usuário e o sistema (por ex: se é cadastrado ou não é). Do ponto de vista da interação social que o sistema está mediando, estes papéis não fazem sentido. A interação principal se dá entre os professores das turminhas, que postam fotos, e os pais dos alunos, que acessam e comentam. Em última análise, os papéis da interação social são os "professores" e os "pais" e não "administradores de turminhas" e "cadastrados".

Na época desse projeto, ainda não tinha percebido que ao projetar artefatos, estava também projetando a interação social que eles mediam, portanto, não dei atenção suficiente à interação entre os papéis. O assunto ficou restrito às discussões em reuniões com a equipe do projeto, sem necessitar de uma documentação, pois era mais importante especificar como o sistema iria funcionar.

Algumas leituras e reflexões depois, estava convicto de que nos novos projetos, eu deveria pensar na interação social antes de pensar no funcionamento do sistema. Num projeto de um compartilhador de informações que seguia alguns ideais Web 2.0, acabei desenvolvendo um diagrama parecido como o anterior, mas que ao invés de denotar privilégios, denotaria as interações entre os papéis numa escala de tempo. Cada diagrama descreveria um processo de sucessivas interações, ou seja, uma atividade.

O diagrama ficou parecido com este que descreve a interação social mediada pelo MercadoPago, uma ferramenta de negociação financeira do site de leilões Mercado Livre que funciona muito bem:

Diagrama da Interação Social no MercadoPago

Este diagrama descreve detalhadamente o que o diagrama do próprio site do MercadoPago tenta resumir:

Esquema do site do MercadoPago

O diagrama da interação social é tão fácil de entender que ele poderia mediante um trabalho mais cuidadoso no design gráfico ser exibido para os usuários do MercadoPago. Ajudaria a responder certas perguntas que só uma consulta à ajuda textual poderia responder.

Este diagrama auxiliou tanto na discussão da equipe que resolvemos fazer mais diagramas como esse, para documentar o que aconteceria no caso de algum usuário fazer algo inadequado.

Se um vendedor do Mercado Livre não enviasse o produto como prometido, aconteceria isto:

Se o vendedor não envia o produto

Para fazer estes diagramas, usei os stencils do grupo "workflow" do Microsoft Visio.

Pensei que havia criado um novo tipo de diagrama, mas ao pesquisar sobre o assunto hoje, descobri que um tal de Grady Booch já havia tido essa idéia antes, mas para descrever a interação entre objetos de um sistema.

Ben Fry criou diagramas similares para descrever a interação social que ocorre por meio do Flickr, mas o foco não eram os processo de interação e sim as relações entre os papéis de usuários e os objetos conceituais do sistema.

Para saber mais sobre o design de diagramas, reforço as indicações do Mauro Pinheiro.

Fred van Amstel ([email protected]), 10.11.2006

Veja os coment?rios neste endere?o:
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