Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Perigos da era da informação

Ben Schneiderman fecha o livro Designing the User Interface com um bom debate sociológico situando o designer de interface como elemento importante na construção de um mundo melhor. Ele identifica as 10 pragas da era da informação:

  1. Ansiedade - medo de estragar o computador, perder dados, parecer burro
  2. Alienação - quanto mais se usa o computador, menos se relaciona diretamente com outras pessoas
  3. Info-excluídos - aqueles que não tem acesso perdem empregos ou oportunidades de estudo
  4. Impotência do indivíduo - contra as grandes coorporações impessoais o que podemos fazer?
  5. Velocidade e complexidade avassaladora - a cada dia as regras do jogo mudam e as tecnologias tem de serem atualizadas
  6. Fragilidade organizacional - uma pessoa só pode causar um blakout de energia elétrica, ou mesmo destruir um terminal de computador e prejudicar milhares de pessoas
  7. Invasão de privacidade - a facilidade de armazenar, trasnferir e consultar dados torna a violação da pricadidade das pessoas mais fácil
  8. Desemprego e obsolência - assim como aumenta a automação, alguns cargos se tornam dispensáveis e as pessoas são mandadas embora
  9. Falta de responsabilidade profissional - é mais fácil culpar o computador ou uma organização impessoal pelas nossas limitações e falhas
  10. Deterioramento da imagem da pessoa - computadores inteligentes ameaçam um dia substituir o homem, em todas as suas habilidades

Com certeza há mais problemas, mas achei a lista dele muito abrangente. Tocou nos pontos fundamentais. Para ele, as soluções são:

  • design centrado no ser humano
  • organizações interativas
  • educação
  • prêmios de responsabilidade social
  • conscientização pública
  • legislação
  • estudos avaçados

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 07/07/2004

Palavras-chave

ansiedade    informação    inclusão    digital    sociedade    

Opções



Comentários

Discussão
Lincoln Schultz
07/07/04 às 19:22

Com certeza ...

Conforme essa era da Informação for crescendo, cada vez mais, as pessoas que exercem uma profissão com movimentos repetitivos vão ser trocadas por robôs, computadores, etc, etc.

Essas pessoas que não usam o cérebro e a criatividade (como por exemplo Artes) para desempenhar uma função dentro de uma corporação, se tornarão absoletas em muito pouco tempo.


Discussão
Carol
11/03/05 às 09:56

O computador tem seus beneficios, é só vc saber utiliza-lo. Não tem como substituir o homem, pois depende do homem para executar as atividades. O perigo que existe dentro da Era da informação é a exclusão digital, ou seja, as pessoas de baixa renda, não ter acesso ao uso das novas tecnologias, e em consequencia surge o desemprego. E há inumeras formas de utilizar o computador de uma maneira criativa, por exemplo, ser utilizado para alfabetizar uma criança...

7ºPeríodo de Pedagogia.
Montes Claros-MG


Discussão
CARLOS DTARSO
21/04/05 às 02:47

Todos teram acesso a rede mundial.
Teremos amigos em varios pontos do planeta.
Poderei socorrer e ser socorrido.
Havera uma soh linguagem, sendo assim, pontos principais como a sociologia politica de cada cultura, tera acesso a melhores solucoes.
Creio, q, consertaremos boa parte dos problemas sociais.


Discussão
Marcone
15/07/05 às 11:43

Com a era da informação cada vez mais avançando, podemos perceber que esta surgindo um novo tipo de analfabetismo, o chamado analfabeto digital, pois são pessoas de baixa renda que não tem condições de adquirir um computador, nem de fazer cursos de informatica, sendo assim vão ficando cada vez mais excluidas da sociedade, pois sabemos que hoje em dia tudo envolve tecnologia então devemo pensar um pouco sobre isso.


Discussão
leonardo
15/01/07 às 17:45

Nesse século XXI estamos trabalhando com muitas fontes de informação. O que é muito bom, porém temos que estarmos preparados para assimilar tudo que esta a nossa volta, ou seja, saber utilizar as ferramentas que temos em mão.


Discussão
Ederson Peron
22/06/07 às 22:05

Adorei os comentarios me ajudaram muito.
Eu preciso saber tudo sobre a era da informação, definição, conceito, contribuições, origem, como e por que surgiu surgiu, e principais pontos.


Discussão
simone
04/07/07 às 16:12

A era da informação tem trazido muitos riscos para o fim do mundo. como por exemplo, o aquecimento global e, entre outros acontecimentos.


Discussão
Jorge Chiarelli Jr
25/11/07 às 16:43

A era da informação surgiu logo após a revolução industrial. Tem suas bases no píncipio do século xx, com invenções como microcomputadores, fibra óptica e computadores pessoais. Nesse periodo surgiu as rede mundial de computadores. No mundo atual as emresas vivem a era da informação mais intensamente. Com o armazenamento de arquivos e informaçoes mais rápidas e com uma serie de segurança.


Discussão
Érica julieta
05/03/08 às 13:37

gostei do site e dos comentarios;
tenho que fazer um trabalho, o tema é : A Era da Informação.
o que puder fazer pra me ajudar....agradeço desde ja....


Discussão
valerio cabeia
30/06/08 às 18:57

com a invencao da 1ª rede mundial de informacao esta tudo mais facil, devido a ao acesso ja de muitas pessoas na internet.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato