Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Assistentes do IBM ViaVoice

Personagem Assistente do IBM ViaVoice

O IBM ViaVoice é um software de reconhecimento e sintetização de voz em português que permite que você dite ao invés de digitar e escute ao invés de ler. No primeiro passo da instalação, olha só o que o assistente me disse:

Você acha que eu vou desabilitar meu antivírus durante a instalação de um novo programa, o momento mais crítico para ser infectado? É ruim, hein! O mais engraçado é que a instalação não teve problema algum por isso...

Se você está procurando onde comprar o IBM ViaVoice 9 (o único em português), saiba que ele não está mais à venda no Brasil. Dê uma olhada no WordPerfect que possui as mesmas funcionalidades. Qualquer dúvida, consulte este livro sobre reconhecimento de voz.

Terminada a instalação, de novo o assistente está me dando ordens, mas dessa vez ele não me dá alternativa. Observe a empáfia:

Como estava trabalhando em outros softwares durante a instalação, tentei fechar a janela no X do canto, mas isso teve o mesmo efeito que clicar em OK. Fui obrigado a ver meus programas fechando um por um até que o computador reiniciasse, sem que eu pudesse fazer qualquer coisa...

Pra mim, parecem ridículas essas ordens, mas para o desenvolvedor do software certamente elas são importantes. Deve haver alguma razão pela qual é estritamente necessário fechar o antivírus e reiniciar o computador, mas o problema é que ela não é explicada ao usuário. Fechar o antivírus e reiniciar o computador são duas das mais importantes ações que o usuário pode fazer em seu computador, portanto, é preciso um bom motivo pra fazer isso!

Nas entrelinhas, o que o desenvolvedor está dizendo é que ele sabe o que é melhor para o usuário e o que ele julga ser importante é mais importante do que o que o usuário julga ser importante. Enfim, é um desenvolvedor autoritário.

Paradoxalmente, os demais assistentes do software não adotam esse tom autoritário. Pelo contrário, representam um dos melhores exemplos de assistentes que já vi.

Personagem Assistente

O excesso de reclamações por causa da ineficiência do clips do office fizeram a Microsoft finalmente matá-lo na próxima versão. O estigma ainda está tão vivo que muitos designers ainda têm medo de criar personagens assistentes. A equipe do ViaVoice não teve medo e utilizou bem um personagem para representar a voz sintetizada que lê textos:

Além de falar, o assistente não faz mais nada. Assim que cumpre seu papel, vai embora sem nem pedir. Não me interrompe o trabalho, não fica sugerindo tarefas irrelevantes, nem fica me olhando com cara de peixe morto, como o clips do office. O lápis não me parece muito apropriado para um assistente de voz - eu faria algo mais divertido como uma dentadura gigante ou um papagaio, mas mesmo assim ele consegue tornar a leitura mais humanizada.

Quando escutamos uma voz humana, queremos saber quem está emitindo ela. Em seguida, prestamos atenção no timbre de voz e imaginamos que tipo de pessoa teria aquela voz. Quem é que já não se frustrou ao conhecer pessoalmente um locutor que não tinha a aparência condizente com nossas expectativas?

O assistente é uma tentativa de suprir essa reação natural e, ao mesmo tempo, criar um ponto de atenção na tela para distrair os olhos. O timbre da voz sintetizada continua robótico, mas a percepção da voz se torna um pouco mais humana devido à imagem do assistente.

Assistente de configuração

Terminada a instalação, é preciso configurar uma série de fatores para poder usar o software, que depende do ajuste fino do hardware. Ao invés de deixar o usuário se virar com um bando de menus de configuração, o assistente do ViaVoice, guia o usuário de forma excepcional por todas as etapas necessárias para o uso.

Em geral, assistentes de softwares tem ilustrações inúteis e chatas e o texto usa termos que não são naturais ao usuário. Quando percebi que esse não era assim, comecei a gravar screenshots de todas as etapas. Observe o tom amistoso da redação, as ilustrações atrativas e os controles inequívocos:


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 01/12/2005

Palavras-chave

assistente    personagem    viavoice    sintetizador    voz    

Opções



Comentários

Discussão
Marco Gomes
01/12/05 às 17:01

O ViaVoice é realmente bom (bem, nunca pude compará-lo com concorrentes).

Ele "digitou" muitos dos meus trabalhos da primeira série do Ensino Médio... Quando eu contava que eu ditava para meu computador escrever nego ficava achando que minha máquina era uma daquelas enormes de filme...


Discussão
ygor
04/01/06 às 14:06

vc num tem um link certo pra eu baixar ele????
esse site eh em ingles e eu num sou mt bom nisso naum.....
vlw


Discussão
ygor
04/01/06 às 14:12

aonde eu o baixo??


Discussão
Marco Gomes
05/01/06 às 13:50

Ygor, nem tudo pode ser facilmente baixado via http, algumas coisas precisam ser compradas sabia?


Discussão
michel
09/01/06 às 06:50

Eu testei mas atualmente não vejo nenhum atrativo nesse programa, o tempo gasto em ajustá-lo (na minha experiência tempo demais, mas já tem alguns anos), poderia ser gasto aprendendo a digitar direito. A digitação pode ser tão rápida que a fala, quando se aprende. Eu trabalho com computador e passo mais ou menos umas doze horas digitando aqui em casa, eu poderia trocar a possível LER por ler, mas isso significaria que eu não poderia ouvir rádio enquanto trabalho, por exemplo. Seria bem mais chato. Fora que também existem lesões nas cordas vocais. Outro aspecto é que me parece que falar exige mais do cérebro do que digitar, o stress seria MAIOR e não menor. Atualmente eu posso trabalhar e falar no skype/gtalk (funciona melhor na minha opinião) também, se for o caso. Ou no telefone da Telemar. Acho que para deficientes visuais/físicos o programa pode ser útil, para o restante é bem menos eficaz que o velho teclado querty.


Discussão
Eliano Estevam
16/01/06 às 10:24

Acho que o IBM VIA VOICE um excelente software de comando de voz. Criei um sistema de controle de dispositivo externo e utilizo o IBM VIA VOICE para dar comando por voz para acionar os dispositivos. Ligo lâmpadas, aparelhos eletrônicos e outros, tudo utilizando meu software e IBM VIA VOICE.


Discussão
Márcia
19/01/06 às 16:22

Onde eu encontro este programa. Faço a transcrição das aulas de faculdade e não agüento mais o tempo que perco. São 6 matérias! Levo em média 5 horas transcrevendo cada uma, ou seja, não dou conta de todas. Sem contar que perco tempo transcrevendo quando poderia estar estudando efetivamente. Já procurei no bondefaro e no Edifício Avenida Centra e não achei. Quem souber em que loja eu o encontro, eu agradeço muito.


Discussão
Rafael
27/02/06 às 18:42

Olà
gostaria de fazer uma pergunta par o

Eliano Estevam.


como vc fez para controlar dispositivos externos usando o viavoice..

por favor me responda se possivel.

meu email é [email protected]
desde já obrigado!!!


Discussão
Rafael
01/03/06 às 19:47

alguem poderia me ajudar a acionar dispositivos externo usando o via voice..

meu email esta no comentariop de cima ...
muito obrigado


Discussão
luy
03/03/06 às 10:18

tenho uma entrevista em mp3, gostaria de saber se o via voice consegue passar a entrevista que esta no formato mp3 para texto?


Discussão
Raquel
08/03/06 às 10:35

Oi Eliano Estevam, como faço para utilizar (sistema de controle de dispositivo externo e utilizo o IBM VIA VOICE para dar comando por voz para acionar os dispositivos)esse dispositivo externo no Viavoice.
meu e-mail é [email protected]


Discussão
Rafael
12/03/06 às 15:29

Para quem quizer saber como acinonar dispositos externos usando o via voice, eu descobri como SOZINHO....
Bem o via voice tem um "editor de macro", e se eu não me engano fica dentro da pasta bin do programa, voce vai lá abre o editor clica em editar e depois em editar macro, lá vai ser mais facil de enterder como fazer uma chamada de macro, ai voce seleciona "chamada do sistema" ai lá vc define que palavra voce quer usar para chamar a macro do sitema que tem que ser um arquivo .exe.
o programa que aciona a porta paralela que eu fiz que no caso é a macro .exe faz a parte do acionamento externo, eu fiz o programa em builder, mas creio que pode ser feito em qualquer programa que gere uma .exe
falo!


Discussão
venicio bortolucci
15/03/06 às 11:16

tenho várias fitas magnéticas (cassete) gravadas a voz (obs não é musica) para serem transformadas em texto
o que é preciso?
qual é o custo?


Discussão
Ângelo
28/03/06 às 12:07

Esse programa transforma o testo lido em mp3?


Discussão
Rafael Wecker Neto
31/03/06 às 18:32

Fiz a compra pela internet da versao RELEASE 10 ADVANCED EDITION do IBM VIA VOICE em inglês. Como sou iniciante com o software, gostaria de saber como configurá-lo para reconhecer em língua portuguesa. Alguém sabe se há algum patch de correção para instalar a opção Português (Brasil)? Obrigado.


Discussão
Alain
04/04/06 às 20:45

Ola Rafael Wecker Neto.

Preciso desta versão em inglês pois já tenho uma em português. Gostaria de saber como posso fazer p/comprar-la. Vi na guia de instalação como proceder p/ instalação em português. Vou ver se acho novamente e envio p/ vc.


Discussão
RafaelW
06/04/06 às 14:10

Alain,

Visite o link: http://www.nuance.com/viavoice/advanced/

Foi lá que eu adquiri esta versão.

Se puder encontrar estas informações, ficarei muito grato, pois vai me quebrar um baita galho.

Rafael


Discussão
Sandra Cavalcanti
29/04/06 às 15:54

Oi, gostaria de saber onde compro o ViaVoice no Brasil. Alguém sabe?? Me escreva para [email protected]
Faço transcrição de fitas K7 e perco horas e mais horas digitando.
Agradeço qualquer ajuda, Sandra


Discussão
Gabriela
02/05/06 às 10:23

Achei interessante esse programa.
Gostaria de saber quanto tempo recebo?
Preciso para digitar essa semana.
Tem algum parecido free para que eu possa adianter meu trabalho?
Obrigada.


Discussão
Adriana
03/05/06 às 10:38

Olá... gostaria de saber um n° de contato para informações sobre o via voice, e o loval para comprar!!!

Agradeço desde já.


Discussão
PLINIO JUNIOR
05/05/06 às 12:35

sobre comando de voz externo não posso ajudar agora as outras perguntas posso ajudar a responder até por que eu tenho o programa e uso ele para fazer TCC.
os quais chego a vender cada por 500 reais e geralmente chego a pegar quase que classes inteiras para digitar.
Qualquer duvida pode me procurar no Skype
Meu nick é : PERNAMBUCOSEX


Discussão
Eduardo Jorge
07/05/06 às 20:12

como possa transcrever mp3 para texto,existe algum programa especifico...me ajude por favor


Discussão
Anderson
12/05/06 às 21:38

Bom dia me chamo anderson o programa via voz ele funciona para texto, e onde posso baixalo gratis. obrigado pelo espaço.


Discussão
DILAIR QUILIM
21/05/06 às 18:50

COMO CONSEGUIR BAIXAR OU COMPRAR O PROGRAMA VIA VOICE?? EM PORTUGUES.




Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato