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Use a emoção para persuadir

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Use a emoção para persuadir

Acabei de ler esse artigo escrito pela portuguesa Ivone Ferreira que postula que as imagens tem papel preponderante no estímulo de emoções. Apelando para a emoção, conseguimos persuadir o consumidor a comprar uma idéia, um produto. Assim, ela conclui que "a visão global da página irá afectar mais intensamente o sujeito do queum texto longo que descreve as qualidades de algo."

Para se sustentar, ela cita a pesquisa do neurocirurgião Antônio Damásio:

As imagens não são armazenadas sob a forma de frames de coisas, acontecimentos ou palavras. O nosso cérebro não arquiva fotografias de pessoas nem armazena filmes de cenas da nossa vida; não retém cartões salva-vidas como usam os apresentadores de televisão. Não, o nosso cérebro faz, antes, uma interpretação, uma nova versão reconstruída do original. Temos no entanto a sensação de que podemos evocar nos olhos ou ouvidos da nossa mente, imagens aproximadas daquilo que experienciámos anteriormente. Elas podem ser sonoras ou visuais, tactéis, gostativas ou olfactivas mas são predominantemente visuais.
Isso explica o fato dos meus entrevistados terem uma lembrança distorcida do esquema de cores do site da UFPR. Esse fenômeno pode ser aproveitado para criar a impressão de que algo é melhor do que parece através de imagens. Enfim, é o que a publicidade vem fazendo há séculos. Trazendo isso para o design de websites, ela diz:

Uma vez que o contacto que o homem actual tem com
a internet é essencialmente visual, através da imagem que aparece no ecrã, parece ter coerência prestar atenção a um discurso que procura convencer pela imagem. A impressão que guardamos de um site é essencialmente uma imagem de um todo global, da aparência de uma estrutura visual. É essa imagem
que vamos guardar, a visual.

O design fornece-nos uma espécie de primeira impressão, à semelhança do que acontece quando vemos alguém pela primeira vez e reparamos para na sua aparência: podemos amá-la ou detestá-la. A página deve ser, por isso, algo agradável de ver, com efeitos visuais adequados à transmissão do conteúdo.

Apesar de concordar com ela que a imagem tem papel essencial no discurso persuasivo ("a primeira impressão é a que fica"), discordo quando ela diz que a imagem é mais importante do que o texto para criar emoção. O texto é que dá a sequência, que traz a dimensão do tempo para a experiência do website. Sem tempo, não há ações, não há compras. A imagem sozinha é pura contemplação, mais nada.

Apesar do fluxo de som ainda ser deficiente na Web, foi falha grave não citar a importância do som na incitação de emoções. Costumo dizer aos meus amigos da Lifemotion: "acreditem ou não, o som é o grande diferencial do trabalho de vocês".

Exorcista: o começoOntem conheci um trabalho recente da 2avanced, o site do novo filme do Exorcista. Fiquei frustrado. Imagens fantásticas, sequências de vídeo em 3D super-pesadas, mas som fraquíssimo. Gastaram banda com o elemento errado para esse tema. Em algum momento você mijou nas calças? Levemente assustado? Eu nem um pouco.

Ghost Hunter Podiam ter feito uma apresentação menos luxuosa usando vetores e apostado as fichas num som mais assustador! O site do jogo Gosth Hunter é parecido, mas usa muito melhor o som. Aliás, não é só o som... Esse site é exemplo de como todas as facetas de uma boa experiência estão bem desenvolvidas:

  • o texto só aparece quando estritamente necessário, é super conciso e sempre leva à interatividade
  • som que cria clima, mas não distrai e ainda reponde ao input do usuário
  • animação de transição rápida e reagente ao input

No final das contas, todos esses elementos confluem para um único objetivo: fazer o internauta se sentir dentro do jogo e persuadí-lo a comprá-lo. Essa é a solução: a visão holística, que considera todos os lados da moeda. Por isso, uma equipe multi-disciplinar tem mais chance de ter sucesso. Ainda mais, se dentro dessa equipe existem profissionais multi-disciplinares. Aqueles que estudam não só design, mas marketing, comunicação social, arquitetura da informação e tudo o mais que gostarem.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 15/07/2004

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Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Use a emoção para persuadir. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/use_a_emocao_para_persuadir.html

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Comentários

Discussão
Sérgio Jardim
16/07/04 às 03:01

Mais um de seus excelentes artigos, Fred!

Gostei muito das informações que você passou, direta ou indiretamente. :)

keep it up!

Um abraço de BHte.


Discussão
Lincoln Schultz
19/07/04 às 13:57

Particularmente acho que a importância do texto é a mesma da imagem, se essas usadas de maneira casada.

Uma imagem sozinha, limpa, pode criar e agregar valores sublimes, valores que mexem com a emoção da pessoa. Porém é apenas uma imagem. E a imagem vai transmetir o seu objetivo se for interpretada, vai fazer a pessoa pensar, raciocinar, ligar fatos e isso demora um pouco.

Já um monte de texto não tem essa característica. No texto você não consegue demonstrar sentimento, o que está sentindo, criar emoção para quem está lendo.

Porém se imagem + texto forem usados de maneira conjunta, essas "falhas" podem ser quebradas.

Talvés seja por isso que a Nike faça tanto sucesso nas suas campanhas.

Uma imagem de uma pessoa correndo, ou 'voando' e a frase JUST DO IT.


Discussão
I.Ferreira
17/11/04 às 14:51

Não falei da importância do som no texto citado por a minha investigação se centrar mais no domínio da imagem. Concordo que o som tem um papel importante na persuasão e no despertar de determinadas emoções,facto que aliás foi descoberto na antiguidade clássica e até nos textos bíblicos. Diz um dos Livros de Samuel que Saúl mandava chamar David para que ele tocasse para ele, por forma a expulsar o "espírito do Senhor" que vinha sobre ele para o atormentar. Diz também que ele acalmava depois dessa música. Em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa estava a ser ministrado um curso chamado "Música para pais e bébés".
Quanto à questão da imagem, é verdade que ela por si é polivalente a dar significados mas com o texto correcto a acompanhá-la, obtemos o efeito desejado. Nos textos do Padre António Vieira, em que podemos ver o poder da hipotipose.


Discussão
Leandro M Ferreira
17/11/04 às 23:01

o poder da imagem se dá também por ser uma comunicação muito mais rápida que o texto, nessa o som também sai ganhando. o texto tem sim seu potencial mas, óbvio, deve ser lido para que funcione. a imagem passa sua mensagem logo que a pessoa a vê, o som logo que a pessoa a ouça. nessa pesquisa, vale lembrar que o texto nos traz lembranças, assim como as imagens. o que armazenamos na mente, acho eu, é muito mais abstrato que somente um texto, um som, uma imagem. é uma idéia, um sentimento..


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ady
21/11/04 às 19:21

kero saber o k é uma emoção ao certo!?


Discussão
Fred
22/11/04 às 00:15

Bem, ady quem sou eu para responder? Só senti as minhas emoções e mesmo assim nem consigo descrevê-las. Acho que é um assunto subjetivo demais para que seja descrito em termos objetivos.

No entanto, o dicionário DIC-Michaellis dá a seguinte definição:

"Perturbação súbita ou agitação passageira causadas pela surpresa, medo, alegria etc."


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Vinicius
05/04/05 às 12:57

Bom achei este artigo bom,e concordo com vc quando vc fala q não só a imagem influênciam,mas também o som e o contexto q vai dar a emoção ao leito.

Acessem meu site o endereço pode parecer muito grande ,mas o site é muito bom:
http:|/geocities.yahoo.com.br/viniciusvamsarq/


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sofia
09/05/05 às 17:10

È um site bastante interesante, mas devião ter em conta as capacidades que o nosso corpo tem de produzir som e de aprender som.


Discussão
marcelo
07/06/05 às 09:15

Acredito que o som é muito importante assim como a imagem e o texto. Sou roteirista sei que um bom trabalho começa sempre por um bom texto, mas que uma imagem errada ou um som fraco pode botar tudo a perder.
Minha opinião é a de que um bom conjunto é que me conduz à um bom filme, ou comercial, ou clipe, depende muito do foco!


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[email protected]
15/09/05 às 04:40

som é tudibaum ;)


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angelo
05/03/06 às 18:56

gostou


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maria antunes
25/05/06 às 11:40

Oi, andava aqui perdida pela internet à procura de conteúdos para a minha aula sobre a importância da imagem no design, e descobri o teu blog. Vai-me dar um jeitão, obrigada. Tens neste artigo exactamente tudo o que procurava. Às vezes arranjamos tanta informação sobre um tema que no fim da pesquisa já é dificil filtar o que é mais importante referir.

:-)


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Talyta Flores
24/08/06 às 12:05

Voltando ao poder da imagem,o sociólogo francês Pierre Boudieu afimou que "as imagens têm o poder de produzir o que os críticos chamam de efeito real, ela (a tv) pode fazer crer no que faz ver".
Tem um forte poder de influênciar sobre a vida de muitas pessoas.
Tomara que essas imagens de auto impacto tenham limites para não haver tanto estrago...


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EDVAR RODRIGUES
12/09/06 às 17:54

cocordo laconicamente


Discussão
BrUnO GoMeS RoDrIgUeS ®
26/05/07 às 02:05

MAIS EM EU TAVA DE BOB AQUI OLHANDO NA NET
PROCURANDO AQUI FOTOS DO SPIDER MAN 3
DERREPENTE DEI DI CARA COM ESSI BLOG QUI EU
NUNCA VI .... MANEIRO
EU AINDA NÃO CONSIGO IMAJINAR UM FILME SEM
SOM
UMA MUSICA SEM VIDEO JA É VELHO MAIS SEM
SOM NÃO DA PRA FICAR
Eu sinto mais emoção vendo um filme
do que ouvindo musica
OUVIR MUSICA E OLHAR FIGURINHAS NÃO DA
A MESMA EMOÇÃO
O mercado agora tem RADINHO COM TELEVISÃO
I POD
SINTO MUITO MAIS TUDO É UMm
EU LI TODO O CONTEUDO DO BLOG E GOSTEI PELO FATO DE SER UM excelente artigo Fred um ABRAÇO !!!


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Rosivaldo Bezerra
23/12/07 às 11:49

É so tirar proveito de uma grande partida de futebol. O time melhora quando empurrado pela torcida, dai vem na emocao do jogadores um cantico de vitoria. Sendo assim mais facil de ganhar uma partida.
Numa apresentacao seja, palestra, filme, ou algo que vc queira passar para entusiasmar alguem é só adequar (conciliar) um som a aquilo que vc quer apresentar - estará mexendo direto com as nossas emocões q é a quilo que procede do coracão.


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marcos aureliano
04/09/08 às 18:37

se algo tende a acontecer ele simplesmente acontece


Discussão
Aline Alves
22/09/09 às 12:50

Aline Alves

Não acredito que nesse conjunto de texto, som, imagens encontramos hierarquia, todos esses elementos são essencias quando se fala em qualquer elemento, seja um filme, ou vídeo, propaganda, que possui som, ou mesmo um anúncio, outdor etc.
Todos são extremamente importantes.


Discussão
Renata
30/11/09 às 09:00

Gosto muito do seu blog, há muitos textos interessantes. Mas este texto fere um princípio básico da teoria da linguagem persuasiva: a persuasão usa a razão, a sedução usa a emoção. São conceitos diferentes.


Discussão
dayane
08/10/10 às 15:32

oi eu gostei do texto achei maravilhoso.






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