Usabilidoido: Menu Principal


Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação

A pesquisa sobre Educação em Design de Interação têm apontado para a necessidade de rever a prática reflexiva do ateliê de projetos frente ao uso crescente do material digital para intensificar opressões. Dentre as pedagogias críticas que estão sendo consideradas para trabalhar com esse fenômeno, o Teatro do Oprimido oferece um arsenal de técnicas para encenar, analisar, criticar e mudar situações cotidianas que reiteram opressões históricas entre grupos sociais. Essas técnicas permitem envolver ativamente o corpo no processo pedagógico, além de promover a criatividade estética e a participação democrática. Mais do que isso, revelam a dimensão política do projeto de interação e seu potencial para lutar contra a opressão.

Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação [PDF] 2 páginas

Atividades realizadas

Jogo dramáticos

  • Círculo máximo e mínimo: Os atores devem dar as mãos e tentar ocupar o círculo máximo e depois o mínimo, várias vezes. Quando chega no máximo ou no mínimo pode pender o corpo para a direita e esquerda sem tirar o pé do chão. Ao fim, pode ser feita uma sequência de respiração sincronizada com a abertura (expiração) e fechamento do círculo (expiração).

  • Mosquito africano: Forma-se uma roda. As pessoas batem palmas em duplas enquanto uma pessoa no meio da dupla se abaixa. O mosquito começa voando devagar e vai ficando mais rápido. A partir de um determinado momento, o mosquito inverte a direção com a palavra "Troca".

  • Metoca: Começa com ritmo no estalar de dedos, depois só movimento de braços. Por fim, um por um devem pular mantendo o ritmo. Um a um, dois a dois, três a três.

  • Hipnotismo colombiano: Formar duplas entre pessoas que se conhecem de preferência. Decidir quem será o primeiro hipnotizador. O hipnotizador utilizará sua palma para mover muito devagarinho o hipnotizado, que fica com o olhar fixo na palma do hipnotizador. Depois de um tempo trocam-se os papéis. Por fim, os dois se hipnotizam mutuamente.

  • Cheiro das Mãos: Formam-se grupos de 5 pessoas em filas. Uma pessoa é destacada do grupo e deve memorizar o cheiro da mão de cada membro do grupo com os olhos fechados. Depois os membros são reordenados e apresentam suas mãos para a pessoa destacada reconhecer quem é. Se a identificação for correta, a pessoa fica ao lado direito, senão ao lado esquerdo. Depois de completo, outra pessoa do grupo é destacada até que todos tenham passado por esse papel.

  • Quantos As existem em um A: Um participante vai ate? o centro e exprime um sentimento, uma sensac?a?o ou uma ide?ia, usando somente um dos sons da letra ?a?, com todas as inflexo?es, gestos e movimentos que for capaz de executar. Todos os outros repetira?o duas vezes o mesmo som e ac?a?o, tentando sentir tambe?m o mesmo sentimento, sensac?a?o ou ide?ia que produziu o primeiro participante. Depois serão exploradas outras vogais, sim e não. Por fim, são ditas frases opressivas e frases libertadoras.

Teatro Jornal

  • Leitura de notícia sobre lançamento funcionalidade Uber Comfort (Olhar Digital)

  • Dramatização: os atores escolhem uma notícia para dramatizar. Um estudante lê em voz alta enquanto os outros realizam a mímica das ações.

  • Leitura com Ritmo: a notícia é cantada ao invés de lida. Os estudantes podem realizar sons corporais para apoiar o canto.

  • Ação Paralela: enquanto um ator lê a notícia, os demais mostram ações que não estão sendo descritas pela notícia, mas que revelam porque o fato da notícia aconteceu.

Teatro imagem

  • Completar a imagem: Dois atores começam uma cena estática se dando as mãos. Discute-se seu significado. Um dos atores deixa a cena e é substituído por outro que deve ressignificar a cena com uma nova imagem estática enquanto o outro ator mantém a mesma imagem. Discute-se novamente a cena. O primeiro ator agora é substituído e uma nova cena é formada. Esse processo se repete até que todos os atores tenham entrado em cena. Em seguida, os atores entram na cena como se fossem tecnologias.
  • Criação de duas imagens: Padrões de beleza no Instagram e Jogo de empurra em call-center

Teatro fórum

  • Menor fórum do mundo: Uma pessoa tenta dar a mão para outra pessoa e realizar um acordo, porém, o opressor desiste na última hora. São tentadas diferentes maneiras para convencer o opressor a apertar a mão. O coringa relembra constantemente que a vontade do oprimido é apertar a mão do opressor. Ele está conseguindo realizar a vontade dele? Senão, de que outra maneira conseguiria? A partir de um determinado momento, o oprimido pode tentar utilizar uma pessoa fazendo papel de tecnologia para aumentar suas chances.
  • Criação de uma peça sobre funcionalidade Uber Comfort

Como citar

AMSTEL, Frederick M.C. van. Teatro do Oprimido na Educação em Design de Interação. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, oct. 2019 . p. 11-12.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/10/2019

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Relacionados



Comentários





Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato