Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Selecionador de opções interdependentes tem que ser dinâmico

Quer retribuir o compartilhamento livre de conhecimentos? Ajude a transformar aulas gravadas em textos.

Selecionador de opcoes interdependentes tem que ser dinamico

A tela acima é para ver as linhas de ônibus da viação Gontijo, indicação do leitor João David. Depois dessa tela, o sistema retorna as cidades disponíveis para a letra escolhida e você escolhe quais delas está procurando. Com poucas tentativas se percebe que é mais fácil encontrar linhas inexistentes do que existentes.

O principal problema nem é a seleção por ordem alfabética do ínicio (que deve ter sido escolhida para não exibir muitas opções de cada vez pro usuário), o pior é que a opção de destino não é dinâmica. Se fosse dinâmica, ao escolher uma origem, só seriam exibidos os destinos em que a empresa tem linhas disponíveis, evitando que o usuário tenha que abrir uma nova página, verificar que não há linhas disponíveis para aquele roteiro, volte e comece tudo de novo.

A Cometa também tem esse problema, mas pelo menos não há aquela seleção de estado nem a de ordem alfabética. Apesar do site colorido, a Itapemirim tem um selecionador de linhas dinâmico que funciona bem melhor.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 23/04/2006

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Selecionador de opções interdependentes tem que ser dinâmico. Blog Usabilidoido, 2006. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/selecionador_de_opcoes_interdependentes_tem_que_ser_dinamico.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Leandro Vieira Pinho
24/04/06 às 10:52

No caso da Gontijo, achei muito ruim a informação exibida quando não informamos os dados de destino: "Selecione os Estados ou Paises de origem e destino.", Pois, para o usuário voltar a consulta novamente, teria que utilizar o botão do navegador ou um Alt + <.

Um link de retorno seria interessante, ou melhor ainda, se a informação fosse exibida na mesma página, nesses casos que o Ajax é muito útil.


Discussão
Sergio Leal
26/04/06 às 11:13

Na Itapemirim não consegui entender como comprar mais de uma passagem. É preciso clicar no mapa do ônibus para escolher as poltronas. Só descobri isto quando pedi ajuda a uma apresentação em flash onde explica o que fazer. E quando fiz isto não consegui escolher as poltronas, o recurso estava desabilitado.
Ou será que eu fui muito burro... Bem desisti... acho que vou pra Porto Alegre de avião... vamos entrar no site da Gol!





Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato