Uma proposta semiótica para a avaliação de estruturas de navegação

Artigo apresentado para a conclusão da disciplina de Semiótica e Informação do Curso de Gestão da Informação UFPR e vencedor do XIII Evento de Iniciação Científica da UFPR.

Resumo

A Semiótica oferece um modelo que permite entender o raciocínio do usuário ao escolher entre uma e outra opção num menu de navegação. Em geral na Web, esse raciocínio é do tipo abdutivo, ou seja, o usuário observa a situação, levanta uma hipótese, testa e corrige, se for preciso. Com base em 3 das 10 classes signos de Peirce, foi criado um protocolo de perguntas para identificar traços do raciocínio do usuário enquanto participava de um teste piloto sobre a taxonomia do website da Universidade Federal do Paraná. O resultado da avaliação apontou rótulos taxonômicos que não corresponderam ao que o usuário esperava encontrar e aquilo que, de fato, estava descrito pelo rótulo e os indícios dessa discordância. Em trabalhos futuros, o protocolo será expandido para abranger as demais 7 classes de signos.

Uma proposta semiótica para a avaliação de estruturas de navegação [PDF] 17 páginas 875Kb

Slides de apresentação.

Pôster

Pôster sobre semiótica e arquitetura da informação

Como citar

AMSTEL, F. M. C. V. . Estratégias de navegação na Web: proposta preliminar de uma abordagem semiótica para a decisão do clique. In: Evento de Iniciação Científica da UFPR (XIII EVINCI), 2005, Curitiba. Livro de Resumos, 2005. p. 336-336.

Fred van Amstel ([email protected]), 09.09.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/uma_proposta_semiotica_para_a_avaliacao_de_estruturas_de_navegacao.html