Design de jogos educacionais na perspectiva histórico-cultural

Jogos educacionais são muitas vezes utilizados para motivar estudantes na aprendizagem de conteúdos curriculares, porém, nesta aula, apresenta-se o desafio da motivação inerente ao design desse tipo de jogo. A problemática da motivação demonstra que jogos educacionais são mais úteis quando associados à pedagogia construtivista. Nessa perspectiva, o ideal é que os estudantes participem inclusive da construção dos jogos educacionais.

Slides

Áudio

Gravação realizada na disciplina Design de Jogos Educacionais do PPGDesign da UFPR.

Design de jogos educacionais na perspectiva histórico-cultural [MP3] 51 minutos

Você pode ouvir em velocidade lenta ou rápida no Spotify.

Série

Esta aula faz parte da disciplina Design de Jogos Educacionais, ministrada a convite do professor André Battaiola no mestrado/doutorado em Design da UFPR.

  1. Jogo, brinquedo e brincadeira
  2. Design de jogos educacionais na perspectiva histórico-cultural
  3. Experimentos de dupla estimulação com jogos
  4. Análise Interacional
  5. Intervenção Formativa com Jogos Expansivos
  6. Jogos na pesquisa e prática de Design Participativo

Fred van Amstel ([email protected]), 05.11.2019

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/design_de_jogos_educacionais_na_perspectiva_historico-cultural.html