Como fazer um painel semântico

Painel semântico é uma colagem de imagens que, juntas, tentam expressar o significado de um contexto. Por que é feito? O painel semântico é um recurso para ser usado durante todo o projeto, como uma referência para momentos de falta de inspiração ou bloqueio de ideias. O painel expressa de maneira subjetiva as várias possibilidades que um projeto tem, permitindo que elas sejam descobertas também pela visualização.

Passo-a-passo

  1. Pesquisar no Google imagens relacionadas ao seu tema. Salvar estas imagens numa pasta do computador. Filtre as imagens marcadas para reutilização com modificação na aba ferramentas. Se você tiver outra fonte de imagens com licenças de uso livres, fique à vontade para utilizar.
  2. Abrir o template de painel semântico no PowerPoint.
  3. Clicar com o botão direito nas imagens existentes e escolher "Mudar imagem". Inserir as imagens selecionadas na etapa anterior.
  4. Organizar as imagens de maneira criativa e caótica.
  5. Exportar o slide como uma imagem JPEG.

Vídeo

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

Transcrição

O painel semântico é uma colagem de imagens que serve para expressar o significado de um contexto. Ele pode ser utilizado para lembrar os projetistas depois sobre esse contexto, sobre suas características, bem como para ajudar em situações em que há bloqueios de criatividade. Basta olhar para o painel semântico que as ideias vêm à cabeça imediatamente através das suas múltiplas imagens.

Primeiro, faça uma pesquisa no Google na aba "Imagens" sobre temas relacionados ao seu projeto. Filtre as imagens marcadas para reutilização com modificação na aba de "Ferramentas". Se você tiver outras fontes de imagens com licença de uso livres, fique à vontade para utilizar, não tem problema. Salve todas as imagens numa pasta de computador. Busque imagens que representem a diversidade do tema, as emoções que as pessoas sentem, os estilos e os objetos que as pessoas usam neste contexto.

Abra um template de PowerPoint sobre o painel semântico e modifique as imagens existentes para colocar aquelas que você salvou na sua pasta de computador. Mude elas de lugar, gire as imagens, faça cortes, ordene como quiser. Siga a sua intuição e tente deixar as imagens de maneira que elas evoquem emoções similares próximas umas das outras.

Lembre-se, o objetivo do painel semântico é estimular a criatividade da equipe e servir de orientação subjetiva ao projeto. Quando você estiver satisfeito com o resultado, exporte o seu painel semântico com uma imagem JPEG.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Fred van Amstel ([email protected]), 08.07.2024

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_fazer_um_painel_semantico.html