Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Menus adaptivos

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Menus adaptivos

Acabei de ler um estudo científico que compara 4 tipos de menus que se adaptam de acordo com o uso. Sabe aqueles malditos menus do Microsoft Office que escondem as opções menos utilizadas? Eles chamam de folded menu e eu chamo de uma bosta! Desligo sempre. Tenho uma relação muito espacial com softwares, costumo memorizar as posições das coisas e clicar sem olhar. Sei que talvez para usuários menos experientes possa ser mais amigável, mas a dor de cabeça de ter que reler o menu depois que ele se abre não compensa nem pra eles.

Para quem não lê inglês, vou traduzir a conclusão do artigo feita pelo Dr. Eric Shaffer:

O objetivo primário de um menu não é ajudar as pessoas a pegar coisas aleatóriamente rapidamente. O objetivo é dar aos usuários uma compreensão ampla da estrutura da aplicação ou website. Se o design é baseado em frequência de uso ou sequência alfabética a lista é ilógica. (...) Em alguns casos, os usuários vão gastar tanto tempo na aplicação que esse tipo de compreensão (a rápida) não importa muito. Mas, para a maioria das aplicações eu teria uma sequências baseada em tarefas ou lógica para que o usuário entenda do que se trata a aplicação.

Concordo com o professor, mas acho que menus adaptivos podem sim ser úteis, mas não dá forma como os exemplos analisados no estudo. Depois de aberto, o menu folded da Microsoft até que é bem prático, porque as opções mais usadas ainda preservam certo destaque. Se fosse só essa a adaptação do menu, eu aprovaria em certas aplicações. Poderia até mesmo ter uma escala de tons para os itens mais usados estarem mais saturados. A organização por tarefas ainda pode ser mantida pela hierarquia principal dos menus.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/08/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Menus adaptivos. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/menus_adaptivos.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Leandro M Ferreira
17/08/04 às 17:16

também odeio folded menus. a idéia de definir o nível de saturação do menu de acordo com seu uso é boa, embora tenha o poder de talvez estragar a harmonia estética do conjunto. alterar a ordem dos itens já não acho uma idéia tão boa, pelo motivo que você mesmo deu.


Discussão
Suzana
18/09/07 às 03:06

o Menu deve sempre ser muito bem organizado..para dar uma assitência ao usuário...






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato