Usabilidoido: Menu Principal

Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao m�s!


Flash de alto-impacto

Marcos Albuquerque compartilha sua experi�ncia criando anima��es em Flash que apelam para a emo��o.

ipanema_essences.jpg

O surgimento do Flash deu asas à imaginação dos webdesigners. Desde então, a febre pelas maçantes e intermináveis introduções já passou, mas ficou a experiência para um novo uso do Flash: o chamado alto-impacto.

No Brasil, um dos grandes responsáveis pela popularização do conceito é o designer Marcos Albuquerque, que dirigiu os antigos sites da Farmaervas, MHK e Surya Henna, este último feito já pela sua agência, a Lifemotion. Hoje, seus clientes estão descobrindo o Flash como alternativa mais barata para o vídeo-empresa. Segundo ele, uma animação pode custar 10 vezes menos que uma produção em vídeo e ter impacto muito maior, se for bem feita.

Fiz uma breve entrevista sobre o assunto com ele:

Flash de alto-impacto [MP3] 10'

Bons exemplos de Flash de alto-impacto hoje na Web:

Pontos principais

  • No ramo de Flash de alto impacto, o que que mudou desde o ano 2000, quando surgiu, até os dias de hoje? 30"
  • Estamos ainda aprendendo a fazer Flash mais comercial, mais pé-no-chão
  • No entanto, é importante sonhar quando se te um objetivo definido, saber onde chegar 1' 30"
  • Alto-impacto agrega valor, mexe com a emoção das pessoas e gera repercursão 1' 45"
  • Quais são as características do alto impacto? 2' 25"
  • Seu objetivo é impactar o público emocionalmente
  • É difícil fazer isso, é preciso ter muitas referências: gibis, jogos, filmes 3 '
  • O mais importante, entretanto, é pensar no público-alvo 3' 20"
  • Como é o processo criativo de um trabalho de alto-impacto? 4'
  • A primeira coisa é fazer uma boa reunião de briefing, saber o que o cliente quer. O objetivo é a parte mais importante.
  • Se você vai fazer uma animação mecânica, vai lá, veja como é o mundo dessas pessoas 5' 10"
  • Você produz o som ou a animação antes ou depois? 6' 50"
  • Depende do caso. Som antes dá um resultado com mais qualidade, porém, dá mais trabalho, leva mais tempo
  • Sincronizar uma animação existente com um som, é mais fácil, só precisa adaptar um pouquinho. Se você já começa sabendo mais ou menos que estilo musical vai usar, melhor ainda 7' 30"
  • Que tipo de tática funciona melhor para emocionar as pessoas? 8' 15"
  • Sem dúvida é o som integrado com a imagem. O grande barato é ter o tempo certo para cada coisa.
  • Como você descobre esse timing? 9'
  • Existem um técnica que é uma só: é você assistir muito filme, muita animação e etc.
  • É claro que é preciso escapar dos clichês 9' 30"
  • A melhor forma de lidar com isso é fazer coisas simples 9' 55"

 

 


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/07/2005

Palavras-chave

flash    anima��o    emo��o    impacto    experi�ncia    

Op��es



Comentários

Discussão
Dael
22/07/05 �s 12:52

Pela primeira vez desgostei de um trabalho da Lifemotion. O Ipanema Essences tem tanta anima��o, d� tantos rodeios pra transmitir uma id�ia que chega a se tornar chato.
As anima��es s�o de um n�vel alt�ssimo, realmente os caras s�o inovadores e fazem coisas incr�veis. Mas nesse caso n�o souberam dosar corretamente.

De alto-impacto o site �. Realmente impressiona. Mas chateia, n�o prende. Por exemplo quando escolhemos um dos elementos somos submetidos � uma pequena anima��o at� que a outra comece a carregar, o que faz demorar mais o carregamento e a visualiza��o. Denecess�rio. E imagine se visto 4 vezes seguidas, antes de cada elemento.

Alto impacto � fant�stico. Mas tem de ser bem dosado.


Discussão
Rafael
22/07/05 �s 15:36

Essa lifemotion tem um trabalho incr�vel. Realmente impressinante.
Mas o Dael esta totalmente certo, h� um exagero de "confian�a" na paci�ncia de quem ira usar o site. Um site de alto impacto n�o significa necessariamente a atra��o do usu�rio a ponto de que este suporte esperar muito para receber mais uma dose, de emo��o.


Discussão
Marcos Albuquerque
25/07/05 �s 22:00

Ola!
Primeiramente agrade�o ao Fred pela mat�ria.
E tb agrade�o as criticas e elogios (CLARO rsss), eu tb concordo com o que falaram.
Mas preciso colocar os por�ns rss, mas tudo que vou falar n�o � para querer devender ou repater as criticas.

Essa anima��o foi feita n�o para web e sim para uma feira, depois ela transformou em site, que at� em t�o n�o tinhamos isso em mente, ou seja ficou pesada para web, tentamos fazer esquemas de otimiza��es.
E infelizmente para reduzir o tempo de espera colocamos esse artificio de uma vinheta em cada elemento, para enquanto a pessoa estiver vendo a vinheta ela ja esteja por tras carregando e assim ela se destrai com essa vinheta. Caso ela ja esteja carregada ela pula para a proxia anima��o.

Realmente essa vinheta de um certo moto corta um pouco a dinamica da anima��o, mas foi um mal necessario.

Valew Pessoal


Discussão
Renato Borges
26/07/05 �s 00:14

Discordo que o site da Havainas seja um exemplo positivo de bom uso do Flash.

Em uma lista de discuss�es, fiz algumas considera��es que tornam o site cheio de falhas:

- Porque fazer o site abrindo um pop-up? Pop-ups s�o irritantes,
ocupam espa�o desnecess�rio na barra de tarefas e se o usu�rio usa
Internet Explorer, n�o tem a op��o de abrir em nova aba.

- No Firefox, o site encobre uma parte da coluna direita e o bot�o
"som" fica oculto. Ou seja, n�o d� pra desligar a m�sica que, depois
de 1 minuto, se torna irritante.

- Quando clicamos em um link, a m�sica volta. Se eu desliguei a m�sica
na tela anterior, � porque n�o estou a fim de ouvir nada. No meu caso
j� estou ouvindo m�sica, ali�s Bebel Gilberto ; )

- A resolu��o 800x600, n�o � bem vinda no site. Logo na tela inicial,
n�o � poss�vel visualizar as tr�s op��es de idioma sem scroll. E
quando abrimos, a janela n�o aparece totalmente, o rodap�, fica pra
fora do limite da tela.

- Na resolu��o 1024X768, os textos ficam com letras muito pequenas e
como sabemos o Flash n�o possibilita aumentar o tamanho da letra.
Letras pequenas s�o elegantes, mas pouco leg�veis.

- Pelamordedeus! N�o h� "pular introdu��o". Ser� que eles consideram
que o internauta s� vai entrar no site uma �nica vez ou te obrigam a
ver a introdu��o trocentas vezes?

- No menu principal n�o h� link para a Loja Virtual. N�o entendi
porque esconderam a loja dentro dos links. Ali�s, se clicarmos no link
para a Loja, abre em outra janela (j� s�o 3 janelas). Falar nisso, n�o
entendi o conceito da home page da loja. Colocaram um monte de
sand�lias min�sculas com fotos de baixa qualidade e textos tb
pequenos.

- Quando clicamos em Fashion no menu, tem um link nesta p�gina "Veja a
fashion em todos os �ngulos". Este link est� super escondido e
certamente muitos usu�rios n�o v�o perceb�-lo.

- No topo da p�gina, tem um rel�gio que puxa o hor�rio do pr�prio
computador. Pra que serve isso? � totalmente dispens�vel.

- No link Brasil, tem no canto direito superior dois links: Brasil e
Trekking Brasil. Quando clicados, mudam as sand�lias que est�o no
canto oposto da tela. Ser� que algu�m vai perceber isso? Aos que
perceberem, provavelmente v�o querer clicar pra ver mais detalhes dos
dois tipos de modelos. Mas n�o d�.

Houve recentemente em Paris uma exposi��o onde havainas foram
decoradas com cristais e j�ias. Onde est� essa informa��o no site? Eu
considero isso algo interessante a colocar no site, mas n�o achei.

Eu percebo que o site tem um apelo visual muito forte, mas o conte�do
fica em segundo plano.

Em resumo: qual o objetivo deste site? Porque somente beleza n�o
costuma trazer resultados.


Discussão
Elielsilva
26/07/05 �s 13:11

o flash sempre impressionou, e sempre impressionar� mais


Discussão
Leandro M Ferreira
26/07/05 �s 14:22

Renato Borges - � a venda de todo um estilo, e n�o apenas a informa��o que est� l� dentro


Discussão
Renato Borges
26/07/05 �s 14:51

Leandro, n�o entendi bem o que vc quis dizer com "� a venda de todo um estilo, e n�o apenas a informa��o que est� l� dentro".

A Havaianas passou por um reposicionamento de mercado e � �bvio que estilo � um ponto crucial.

Mas estilo sem conte�do e sem usabilidade usando puro Flash, configuram ao meu ver, mau uso da ferramenta.


Discussão
Leandro M Ferreira
26/07/05 �s 14:59

eu consegui navegar por todo o site sem constrangimentos, vendo os itens � venda e onde compr�-los. sa� do site satisfeito pelo estilo e pelo conte�do.
concordo que haja problemas, como no caso do som desligado.

quanto ao que falei, o site 'vende um estilo', gera uma imagem favor�vel ao seu p�blico. De grande import�ncia.


Discussão
Fred
26/07/05 �s 15:21

Renato, o objetivo do site est� muito claro: conscientiza��o de marca, branding. Foi isso que o Leandro quiz dizer.

A resposta da Havaianas para o fen�meno dos surfistas inverterem o solado das suas sand�lias s� para serem diferentes foi a diversifica��o de sua linha de produtos, criando modelos que combinam com um determinado estilo de vida. Dessa forma, a pessoa pode expressar sua personalidade at� mesmo numa mera sand�lia.

Depois da era das massas, o capitalismo est� administrando a era do individualismo ilus�rio, onde as pessoas se sentem diferentes e �nicas, quando na verdade ainda assim se encaixam em determinados estere�tipos e padr�es de comportamento da sociedade.

Se essa informa��o estivesse escrita no site, ele seria um desastre. Ningu�m quer admitir isso. Por isso, � preciso criar todo esse ambiente l�dico e imaginativo que incute tais valores de forma indireta e subconsciente.

Na minha opini�o, o site faz um excelente trabalho nesse sentido. Desde a primeira p�gina at� a �ltima (com excess�o da loja virtual sem gra�a) ele j� demonstra que � um site diferente, feito para pessoas diferentes.

� por isso que ele quebra alguns padr�es de intera��o e prejudica, de certa forma, a usabilidade em favor do branding. Muitas vezes j� critiquei designs que escolhem ser diferentes s� por ser diferentes, mas nesse caso, o objetivo do site � ser diferente, ent�o que assim seja, uai!


Discussão
M�rio Almeida
05/08/05 �s 00:23

Ola...

Primeiramente queria parabenizar o Fred, desculpe pela intimidade, por ter o usabilidoido, eu nao conhecia esse super blog, conheci atraves do webinsider. Bom tive um pequeno contato com ele e Marcos em um curso de Telecine Casting com Flash que fizemos em Curitiba. Gosto muito de trabalhar com Flash, mas nunca tinha pensado em trabalhar essa parte de impacto e emocoes com a ferramenta, achei muito interessante e tende a crescer cada vez mais, com internet banda larga e vejo q esse tipo de "propaganda" eh mais barata que anuncios em TV. Bom, queria tb parabenizar a Lifemotion pelos trabalhos excelentes, realmente essa da Ipanema ficou pesado, mas a animacao foi de otima qualidade. Parabens !


Discussão
Rafael
25/08/05 �s 01:55

Ol�.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que gostei muito do seu site, digamos que pelo "layout n�o convencional" (texto no lado direito). Em segundo lugar, fiz um site para nossa empresa em flash e html, o layout ficou muito bonito, mas o espa�o para texto representa ser pequeno. De repente se colocasse mais cor melhorasse.
Bom, se tiver curiosidade, entra l� (www.gsionline.com.br) e me diz o que voc� achou. Agradeceria MUITO pela ajuda, j� que fiz todo ele "na ra�a".

Aguardo ansiosamente por resposta.

Rafael Andres


Discussão
Josu� de Arruda Moraes
18/05/06 �s 20:28

Gostei muito das informa��es aqui prestadas pelo site , epero aprender algo com voc�s...


Discussão
Robson
22/12/06 �s 16:38

Concordo com Renato Borges. Tudo bem com esse lance de "vender um estilo", de branding, inova��o, etc. Mas um trabalho assim tem que levar em conta a m�quina e a intui��o do usu�rio. Achei o site da Havaianas horroroso, mas beleza � quest�o de gosto (do cliente). Quanto � usabilidade, nota 0. Al�m de todos os problemas mencionados pelo Renato, existem milh�es de movieclips rodando ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o processador, o site n�o � nada intuitivo. N�o sei que estilo est� sendo vendido, usando a web como meio, com um site que demora uma vida inteira pra carregar, e depois que carrega as anima��es ficam "solu�ando" por sobrecarregar o processador. Entrei nesse site uma vez porque um amigo me disse que trabalhou na empresa que o fez e tinha v�rias anima��es. N�o consegui ficar dois minutos no site. Ningu�m aqui do trabalho gostou, nem os meus amigos web.

Quanto aos trabalhos de "alto impacto", n�o senti impacto nenhum, exceto pela irrita��o de demorar a abrir, e depois ver anima��es sem sentido, com tem�ticas batidas ou entediantes e links que n�o funcionam. Acho um retrocesso usar o Flash desse modo. J� vi trabalhos muito melhores, mais leves, mais impactantes e simp�ticos.


Discussão
Hailton Assis da Silva
05/06/07 �s 12:25

Caraca � de deixar simples webdesigner novatos babando pelo ch�o como eu, eu s� conhe�o html e css, coisas de jeca tatu do ano de 1900 e guaran� com rolha. Nossa amo flash e preciso aprender isso, pelo amor de alguma coisa.
Mat�ria �tima, v�o colocando mais exemplos de flash blz?
Tenho um exemplo muito bem trabalhado para voc�s verem, � um site, como n�o � permitido colocar o link aqui vou escrever o endere�o sem o http e sem o www, visitem para voc�s verem que lindo. Tenho dois exemplos, vejam:
tranceformation.com.br
esse � o mesmo mas vai direto para o outro
tranceformation.com.br/play2007/
N�o esque�am de colocar o www viu? Um abra�o.



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/336


Comente.






(aguarde que � demorado mesmo...)


Voc� merece.

Assine nosso conte�do e receba novidades sem sair de casa!

, atualizado com o Movable Type e acessado pela ADSL Residencial.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresenta��o do autor | Consultoria | Portif�lio | Contato