Para realizar testes de usabilidade

Encontrei no Google Scholars a monografia sobre Testes de Usabilidade escrita por Kátia Gomes Ferreira. Grande achado. Sempre procurei uma referência em português sobre o assunto e nunca tinha encontrado nada que fosse aprofundado.

Quem deseja realizar testes de usabilidade com validade científica, precisos e quantitativos, agora não tem mais a desculpa de falta de referência em português. A monografia já é suficiente para começar a fazer testes. Contém exemplos dos documentos necessários para a realização dos testes, como por exemplo, o Guia do Avaliador. Lá, se encontra o roteiro do teste, sente só:

  1. O avaliador recebe o participante, o cumprimenta e o convida a se sentar e se sentir confortável e relaxado.
  2. O avaliador entrega ao participante o Questionário para Identificação do Perfil do Participante (Anexo 3).
  3. Após completar o questionário, o participante recebe o Script de Orientação do teste (Anexo 4). O avaliador lê o script junto com o participante reforçando que o anonimato do produto deve ser mantido após os testes e que o centro da
    avaliação é o produto e não o participante em si. O participante deve ser informado que ele estará sendo observado e filmado e que a integridade do participante será totalmente resguardada, sendo utilizada a observação e as imagens somente para fins de análise do teste. O avaliador deve reforçar outras informações constantes do script e retirar dúvidas do participante sobre a sessão de teste.
  4. Após serem passadas as orientações, o avaliador informará ao participante que ele pode utilizar o sistema livremente durante cinco minutos.
  5. Passado este tempo, o avaliador irá orientar o participante a retornar à Área de Trabalho do Windows (se for o caso) e será entregue a lista de tarefas para execução (Lista de Tarefas, Anexo 5). Os acontecimentos observados pelo avaliador deverão ser registrados no formulário de Coleta de Dados pelo Avaliador (Anexo 6). Um outro integrante da Tools Corporation irá cronometrar e registrar o tempo gasto na realização das tarefas.
  6. Depois de completadas todas as tarefas, o avaliador irá entregar ao participante o Questionário de Avaliação do Sistema pelo Participante (Anexo 7) para ser completado.
  7. Depois que o participante acabou de completar este questionário, o avaliador informará que será dada uma pausa de dez minutos para o café.
  8. Passada pausa para o café, terá inicio a sessão de questionamento do participante sendo usado como guia o formulário de Tópicos para Questionamento (Anexo 8). Outros tópicos além dos descritos neste formulário deverão ser acrescentados de acordo com os acontecimentos ocorridos durante o teste.
  9. O avaliador agradece ao participante, entrega- lhe um brinde por sua colaboração
    e se despede.

Testes como esses são excelentes para garantir a usabilidade de uma aplicação. No projeto de websites, entretanto, prefiro uma abordagem mais solta, como a sugerida pelo Steve Krug, no Don´t Make Me Think.

Num antigo post falei um pouco sobre as chamadas táticas de guerrilha em testes de usabilidade.Vamos lá, pessoal, usabilidade é para todos!

Fred van Amstel ([email protected]), 10.12.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/para_realizar_testes_de_usabilidade.html