O Inventário do website

Ô coisa chata de fazer! Mas, como fazer o re-design de um site sem conhecê-lo como a palma da sua mão? Quero propor uma nova organização para o website da UFPR, mas antes preciso saber exatamente o que estarei organizando. Para isso, fui clicando em todos os links que haviam na página inicial e nas secundárias e anotei todos os pedaços de conteúdo que encontrei (content chunks, em inglês).

Se por acaso, estivesse arquitetando um website que ainda não existe, iria entrar em contato com todos os manda-chuvas do projeto (stakeholders) para descobrir o que eles pretendem colocar dentro do website. Seria mais trabalhoso, mas não haveria escolha.

O Inventário de Conteúdo tem só 5 páginas porque economizei verbo. Poderia ter sido mais descritivo em cada item, mas já que esse inventário foi escrito só para mim e não para ser compartilhado com uma equipe, nem discutido com manda-chuvas, escrevi só o necessário para ativar minha memória. Em cima desse documento, rabiscarei rótulos e agrupamentos menores. Depois, acho que vou usar um método chamado Diagrama de Afinidades (affinity diagram) para criar agrupamentos maiores. O objetivo é chegar na taxonomia principal do website. Falarei mais disso na sequência.

Fred van Amstel ([email protected]), 14.09.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/o_inventario_do_website.html