Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita

Quando lemos livros importados sobre design de interface, podemos duvidar se as metodologias de projeto são aplicáveis no Brasil, ou seja, se o mercado está disposto a pagar a mais pelo aumento na qualidade do produto. Mas, quando é um brasileiro, funcionário da Globo.com, que escreve dizendo que investir em design centrado no usuário funciona, então nós temos que acreditar.

Felipe Memória compartilha o resultado de sua experiência profissional e acadêmica nos últimos anos, selecionando as dicas mais quentes para quem trabalha na área. Apresenta métodos, explica como eles são aplicados no Brasil e em outros países, mostra cases de sucesso e discute algumas questões polêmicas como, por exemplo, as inúmeras interfaces pobres em usabilidade que fazem sucesso mesmo assim.

É um livro que indico para quem já está atuando na área e não tem tempo disponível para ficar pescando opiniões relevantes no meio desses milhares de artigos que espalhados na Web sobre o assunto. Memória faz isso para o leitor: está constamente citando textos e artigos interessantes que encontrou em suas pesquisas. O livro é praticamente um fichamento de leitura do autor, mais os relatos de sua experiência prática no trabalho e na academia.

Ao invés de construir sua própria teoria e abordagem para o assunto, Memória prefere apoiar-se nos autores consagrados estrangeiros. Isso é bom por um lado porque não perde tempo com especulações vãs, mas por outro deixa uma lacuna para os profissionais brasileiros, carentes de uma abordagem que esteja adaptada à nossa cultura e mercado.

Assim com o clássico "Não me Faça Pensar", de Steve Krug, "Design para a Internet" é um livro curto, de leitura rápida e agradável. Infelizmente, num livro como esse, não há espaço para explicações detalhadas sobre como aplicar os métodos citados, passo-a-passo. O livro não tem a pretensão de ensinar a fundo uma determinada técnica ou conhecimento, ele funciona mais como uma passada geral sobre o assunto, contextualizada para o mercado brasileiro. Para aprender a fazer, ainda é preciso encarar os livros importados em inglês.


(cerca de R$49)


(cerca de R$24)

Fred van Amstel ([email protected]), 27.11.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/design_para_a_internet_projetando_a_experiencia_perfeita.html