Usabilidoido: Menu Principal

Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao m�s!


Teste de �cones: Icon-sorting online

Como prometido na entrevista para o Tableless, estou preparando uma nova vers�o deste blog para 2005 e a primeira coisa que fiz foi verificar se as subcategorias do Movable Type permitiriam a expans�o que pretendo fazer. Al�m de integrar meu portif�lio no gerenciador, vou poder separar os artigos, pesquisas acad�micas, entrevistas e etc. Parece que vai funcionar bem, j� adicionei alguns tipos novos.

Esse Movable Type t� ficando um gerenciador de conte�do poderos�ssimo. T� at� cogitando us�-lo em projetos comerciais.

Por�m, s� depois de ter montado o diagrama de navega��o para o novo Usabilidoido (totalizando 25 se��es) � que me dei conta de que teria que criar �cones para as novas ou ent�o deixar de lado os �cones atuais. Para mim, nesse tamanho diminuto eles d�o um charme a mais sem poluir a p�gina. E voc�s, o que acham?

Sim, quero ouvir a opini�o de voc�s para a nova vers�o! Acho que n�o terei a oportunidade de fazer testes de usabilidade formais, at� porque s� conhe�o pessoalmente um punhado de leitores. A esmagadora maioria est� espalhada por todos as demais cidades desse pa�s.

Depois de elaborar os �cones usando o processo aqui descrito, senti uma vontade enorme de test�-los antes de entrarem no ar. Com certeza alguns deles n�o far�o o mesmo sentido para voc�s do que fizeram para mim. J� havia lido alguns textos comentando que os testes de �cones s�o bem simples, basta apresent�-lo ao usu�rio sem r�tulo e perguntar o que significa ou ent�o apresentar o �cone com r�tulo e perguntar se faz sentido. Ainda n�o testei nenhuma das duas abordagens, mas minha intui��o me diz que n�o v�o funcionar muito bem. Acredito que na primeira hip�tese, as possibilidades de significado v�o gerar resultados muito diferentes e, na segunda, os usu�rios s� identificar�o os erros graves.

A significa��o de um �cone depende muito do seu contexto. Dificilmente o usu�rio pousar� mais que alguns d�cimos de segundo a mais sobre o �cone para entend�-lo caso n�o tenha significado instant�neo, isso se ele parar para v�-lo. Parto do princ�pio que meus �cones ser�o escaneados, juntamente com as op��es do menu correspondentes.

Isso signfica que testar o �cone isolado, impresso numa folha de papel e sem os distrativos visuais que s�o caracter�sticos do contexto em que s�o usados no monitor, � por demais arriscado.

Em primeiro lugar, tive a id�ia de usar a t�cnica de card-sorting para testar os �cones. O usu�rio receberia cart�es cada um com um �cone e deveria relacionar com outros cart�es contendo os r�tulos pretendidos e tamb�m alguns "n�o pretendidos". Mas como j� expliquei, estou longe de meus leitores.

Minha sa�da teria que ser online. Imediatamente transpus o "icon-sorting" para uma aplica��o: arrastar e soltar o �cone para o r�tulo correspondente ou vice-versa. Parece bem divertido, mas logo me dei conta que ainda assim estaria muito longe do contexto em que ser�o vistos. Num teste como esse, o usu�rio dedicado poderia passar longo tempo avaliando as possibilidades, trocando as combina��es at� formar um grupo o mais l�gico poss�vel. No contexto real, nenhuma dessas possibilidades estar� dispon�vel. Realizando o teste dessa forma, provavelmente as combina��es seriam iguais �s minhas, mas n�o quero vit�ria f�cil.

Cheguei � conclus�o de que a melhor alternativa seria apresentar ao usu�rio um �cone de cada vez e ele escolheria o mais adequado dentre todo os r�tulos. Para que n�o fosse escolhendo por eliminat�ria, o que impediria ambiguidades (ex: o mesmo r�tulo para �cones diferentes), fiz a posi��o do r�tulo ser rand�mica. Para incentivar ainda mais o escaneamento, adicionei uma contagem regressiva de 10 segundos. Sei que a press�o pode gerar erros, mas � exatamente isso que quero.

Pesquisa encerrada. Veja os resultados.

Pesquisa encerrada. Veja os resultados.

Se sentiu como uma cobaia? Ent�o aplique o mesmo teste com os usu�rios de suas interfaces. Os c�digos-fontes est�o a�. Se algum programador esfor�ado quiser transformar isso numa aplica��o din�mica, super f�cil de configurar, tenho certeza de que os demais leitores achar�o de extrema utilidade.

Icon-sorting [ZIP - 280Kb]

PS: Antes que perguntem porque estou trabalhando no Natal, adianto que gostei tanto da id�ia que n�o pude descansar at� terminar.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/12/2004

Palavras-chave

teste    ï¿½cone    sorting    

Op��es



Comentários

Discussão
Rafael Apocalypse
26/12/04 �s 16:33

Fred muito interessante a ideia do Icon Sorting... muito boa mesmo, por�m, tive dificuldades em enteder as coisas, por dois motivos... um: o �cone em laranja claro no fundo branco n�o recebeu o destaque merecido, e at� que eu percebesse sua presen�a passou-se um bom tempo.
Dois: s�o muitas op��es para um �cone, e com as op��es mudando de lugar, perceber o �cone, e ler todas as op��es e dai escolher uma, � coisa pra Flash Gordon!!

it just MHO!


Discussão
Douglas
26/12/04 �s 16:59

Parab�ns pelo blog Fred, sempre acesso!

Tamb�m tive dificuldade em escolher os �cones para as se��es. Alguns �cones se encaixam em duas ou mais se��es.

OBS.. E esse n�mero no topo(contagem), tira minha aten��o.


Discussão
Leandro Menezes Ferreira
26/12/04 �s 19:09

e alguns �cones simplismente n�o pareceram se adequar a se��o alguma
n�o entendi a necessidade de a ordem das se��es ser rand�mica


Discussão
Pablo Barros
27/12/04 �s 00:41

Refor�o a opini�o de alguns colegas.
1) A contagem apavora e rouba a cena;
2) A ordem rand�mica dos nomes atrapalha;
3) Alguns �cones s�o dif�ceis de entender.

Quando li que estava pensando em mudar os �cones para o novo site pensei que mudaria de estilo. J� pensou nisso? Algo mais espa�oso, uns �cones maiores um pouco, talvez com mais cores. Ser� mesmo que � necess�rio t�-los na medida padr�o de 16x16? N�o � uma obrigatoriedade, ou �?!


Discussão
Antonio santos
27/12/04 �s 01:42

Pow, Fred! Q usabilidade! Cada vez tinha q achar os nomes em lugares diferentes! inclusive cliquei em lugares errados por ter decorado a localiza��o sem ler novamente (vc sabe q quem tem mais mem�ria visual do q verbal faz assim?)

A ideia foi boa mas a realiza��o no Natal n�o podia ser 100%! Vai descan�ar e comer rabanada cara! Se o site demorar um pouquinho pra ficar pronto a gente entende, mesmo louco de vontade de saber como vai ser...

Por falar em festas...Feliz ano novo! Um bom, produtivo e prazeroso ano novo!


Discussão
Luiz
27/12/04 �s 09:09

� fiquei perdido nesse neg�cio, a contagem tira aten��o e me deixou ansioso, al�m disso teve um �cone que me pareceu um chip peludo e com perninhas, n�o entendi bem o que era!

Na verdade acho que �cones deveriam tentar representar um n�mero pequeno de op��es, quatro ou cinco op��es no m�ximo se n�o come�a a n�o comunicar mais nada.

Tipo assim cria uma fam�lia de �cones para a navega��o principal ou para os �tens que vc quer destacar, tipo "Novidades no Site","Novos Textos" ou "Contrate uma Consultoria", outras op��es ou sub op��es um bulletzinho numa lista de links resolve .

Bom essa � minha opni�o, n�o sou um expert em usabilidade mas trabalho com design a nove anos e sempre segui a risca os princ�pios b�sicos que vem desde a �poca da bauhaus, "Est�tica e Funcionalidade".

Abra�os e muito sucesso em 2005.


Discussão
Fred
27/12/04 �s 10:04

Talvez tenha exagerado na press�o, mas o resultado tem sido bom. At� agora, j� deu pra ver que s� alguns �cones est�o fortemente relacionados. A maioria est� amb�gua, ainda mais no contexto de tantas op��es.

Reduzi a press�o dobrando o tamanho do �cone e aumentando o tempo para 13 segundos. A posi��o rand�mica se mant�m para que os usu�rios n�o escolham por eliminat�ria (Ex: "bem, esse aqui eu j� escolhi para Usabilidade, ent�o n�o deve ser..."), a id�ia � que ele esque�a as op��es j� feitas (que maldade, hehehee).

Na realidade ainda n�o sei como vou usar esses �cones no pr�ximo layout. A melhor id�ia por enquanto � mostrar somente um grupo deles por p�gina (o site ter� novas se��es).

N�o uso um formato maior, porque pela quantidade de �cones, iria ocupar muito espa�o e chamar aten��o de quem n�o curte �cones, mas talvez d� uma suavizada neles, aplique outra cor.


Discussão
Joquim
27/12/04 �s 19:22

Cada �cone que n�o representa nada...


Discussão
Fred
28/12/04 �s 14:26

Por favor, Joaquim, especifique quais �cones n�o est�o bons. Use os n�meros de refer�ncia no final do icon-sorting para coment�-los.


Discussão
Boyd
28/12/04 �s 21:34

C�mbio Fred !

Sauda��es de um leitor de bastante tempo !

Estou no Linux, com Firefox 1.0 e Flash 7...

Simplesmente n�o aparece nada na lista... s� o contador e o �cone.

Se n�o ajudo com a experi�ncia / pesquisa, ao menos colaboro com um "report bug". S� n�o sei de que seria o bug.

Feliz Natal atrasado e um �timo 2005 !!


Discussão
Derick Lemos
29/12/04 �s 00:01

Fred, os �cones est�o bonitos mas alguns eu achei confusos.
Talvez um usu�rio de PC n�o saiba o qu�o �til � um �cone em um site. Quando fui comentar no seu post sobre palmtops estava no meu Zire 21, nossa, � muito agrad�vel ver os �cones pela tela, n�o precisa LER realmente para saber onde eu estou na p�gina tendo na cabe�a a p�gina que vejo no PC, � s� me lembrar dos �cones e rolar sem d�, quando vejo que passei da �rea de coment�rios vejo uns �cones diferentes, a� ent�o que subo a tela e acho o campo. Foi muito "gostosa" esta experi�ncia.
E gostaria de te desejar um 2005 muito produtivo como geek e maravilhoso como pessoa. At�...


Discussão
elisa volpato
14/09/05 �s 18:46

Ol�, Fred.

Achei a id�ia �tema, mas acho que os resultados que voc� vai obter com a pesquisa n�o v�o ser t�o efetivos assim (mas provavelmente voc� j� vai saber disso, depois de 9 meses passados).

- como eu tinha necessariamente de escolher uma op��o (e caso n�o escolhesse, o link apareceria novamente), acabei escolhendo qualquer coisa s� para passar adiante. Senti falta da op��o "nada", pois v�rios dos �cones n�o significavam nada pra mim. Ainda, a obrigatoriedade de escolher algo eu acho que interfere no "escaneamento" que voc� refor�ou desde o come�o. Se eu n�o sei o que � em 13 (que n�mero!) segundos, n�o vou saber, e pronto.

- os r�tulos em ordem aleat�ria mais atrapalham o usu�rio (ou pelo menos) do que ajudam na an�lise (sua, no caso). N�o acredito que isso estimule o aparecimento de ambiguidades, caso existam. Para mim, bastava dizer: "se dois links tem para voc� o mesmo significado, assim seja".

Bom, mas... gostei muito dos �cones 2 e 9 (que imagino que sejam de usabilidade e arquitetura de informa��o). T� certa? Bah, eu sou usu�ria, e o usu�rio tem sempre raz�o. :P


Discussão
Fred
14/09/05 �s 18:52

Elisa, o resultado da pesquisa foi muito bom! Mudei v�rios �cones por causa dele, veja:

http://www.usabilidoido.com.br/resultado_do_iconsorting.html

Por�m, concordo contigo que o formato ainda n�o � o ideal. Suas observa��es foram muito perspicazes. Concordo com todas elas. Tinha que ter uma op��o "Nada"! Como n�o pensei nisso antes?



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/139


Comente.






(aguarde que � demorado mesmo...)


Voc� merece.

Assine nosso conte�do e receba novidades sem sair de casa!

, atualizado com o Movable Type e acessado pela ADSL Residencial.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresenta��o do autor | Consultoria | Portif�lio | Contato