Teoria da Atividade aplicada ao Design de Jogos

A convite do professor André Battaiola, estou ministrando junto com ele uma disciplina intitulada Design de Jogos Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR. Enquanto ele apresenta uma visão à partir do Design de Jogos, eu trago a Teoria da Atividade que desenvolvi no meu doutorado

A Teoria da Atividade é uma explicação sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores que atribui papel fundamental ao uso de signos e ferramentas no aprendizado. Essa teoria deixa claro como crianças e adultos aprendem através de jogos e brincadeiras, reproduzindo atividades na imaginação. Aplicada ao Design de Jogos, permite imaginar atividades que motivam as pessoas a jogar através de conflitos realísticos.

Um exemplo que utilizo em sala de aula é o jogo Ugg-Tect. Trata-se de um party game em que uma pessoa joga no papel de arquiteto e outra como pedreiro. O arquiteto precisa instruir o pedreiro a construir um projeto específico utilizando apenas e tão somente uma linguagem pré-definida pelo jogo. Quando o pedreiro não entende a mensagem, o arquiteto pode bater a clava na sua cabeça. O conflito que motiva este jogo está ligado à dificuldade de emitir e compreender as instruções de construção na linguagem das cavernas.

Nos slides e gravação abaixo dou uma visão geral sobre o assunto.

Áudio

Teoria da Atividade aplicada ao Design de Jogos [MP3] 66 MB 1h 41min

Nas próximas aulas, vou ensinar os estudantes como organizar experimentos psicológicos utilizando o método de dupla estimulação para mensurar o aprendizado proporcionado por jogos.

Fred van Amstel ([email protected]), 02.10.2017

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