Software para projetar a navegação

Durante a fase de arquitetura da informação de um website, é importante trabalhar à partir de uma visão geral da navegação do website. Caso se trate de uma estrutura hierárquica, nada melhor que um diagrama clássico usando caixinhas com rótulos ligadas por linhas. Existem softwares que podem ajudar muito nessa hora.

No começo, fazia esses diagramas com lápis mesmo, no papel. Na medida em que me envolvia em projetos maiores, o suporte se demonstrou ineficiente. Era preciso mudar a mesma coisa várias vezes, recombinar, sem falar da necessidade de ser apresentável ao cliente e outros membros da equipe. Comecei a usar o próprio Flash, software vetorial que mais me sinto à vontade (exemplo). Fiquei satisfeito e nem senti vontade de tentar o software indicado por outros arquitetos da informação: Microsoft Visio. Sabia até que você podia incluir nele a biblioteca do Visvocab criada pelo Jesse James Garret, o padrão de notação que adoto.

Ano passado, na correria para terminar meu TCC, descobri um tal de Smartdraw que tinha inclusive uma versão Trial. Gravei hoje um screencast demonstrando as funcionalidades dele que permitiram que eu fizesse meus diagramas muito mais rápido do que imaginava:

Lembrei dele porque tive a oportunidade esses dias de experimentar o Visio e não gostei. Ainda acho o Smartdraw muito mais fácil de usar e rápido. O Visio é mais flexível e faz mais coisas que o Smartdraw, mas não está tão otimizado para o que eu queria. O Smartdraw que falo é a versão 6, que deu lugar para a 7. Esta última ficou mais parecida com o Visio e perdeu algumas das funcionalidades que demonstro no screencast. A página oficial do software não oferece o download da versão 6, mas um passarinho me contou que circula uma demo da versão 6 no Emule.

Outro software interesante é o PocketDraw, que permite fazer diagramas como esse num computador de mão. Se tivesse um PocketPC poderia testar se a aplicação ajudaria a discutir a navegação numa reunião com equipe e clientes ou até mesmo durante aqueles momentos inesperados em que vem uma idéia brilhante na cabeça nos lugares mais estranhos. (veja foto do topo tirada por Mike Lee)

Fred van Amstel ([email protected]), 15.06.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/software_para_projetar_a_navegacao.html