Restringir o usu�rio causa mal-estar

O leitor Thiago Matsunaga me mandou um email agora pouco me perguntando o que eu achava da navega��o do site da Huge, que inventou uma nova forma de "rolar" a p�gina. Conforme o mouse desce, o conte�do (antes escondido por uma m�scara) � revelado. Ele me disse exatamente o que senti da primeira vez que vi esse site h� anos atr�s: "me parece que n�o d� pra se sentir � vontade." Por causa desse efeito, o website ficou t�o famoso que foi destacado no livro Designing Web Site Interface Elements, que resenhei ontem. Mas como disse na resenha, ele foi mais um exemplo fraco do livro.

N�o realizei testes de usabilidade com o website, mas acredito que � primeira vista, o usu�rio n�o percebe que h� conte�do escondido na parte baixa da tela. Como ningu�m consegue ficar olhando pra tela sem mexer um pouco o mouse, � poss�vel que ao primeiro movimento da m�scara ele j� entenda como funciona a rolagem. Estou partindo do princ�pio que o website tem um p�blico-alvo relativamente experiente em navega��o. Apesar de n�o prejudicar a usabilidade do website, percebi duas falhas nessa abordagem: o efeito subjetivo negativo que nosso amigo reconheceu e a inconsist�ncia entre as p�ginas de entrada e a do portif�lio.

O primeiro problema � o mesmo que a segunda maior causa de morte de fotojornalistas, o atropelamento. O visor de uma c�mera mono-reflexa tem apenas 45� de amplitudo contra os 135� da nossa vis�o normal. � como se o fot�grafo ficasse praticamente cego. Da� ele est� na rua fotografando um pr�dio e pou! J� era. � real gente, aprendi na faculdade. Restringir a leitura n�o mata ningu�m, mas d� esse sentimento ruim. Pra os ju�zes dos pr�mios que eles ganharam, talvez isso seja diferente e excitante, mas acredito que para o executivo alvo do website pode ser um ascinte.

O segundo problema � que como a �rea mascarada � pequena, n�o caberia a grande quantidade de bons cases que eles tem. Ent�o eles foram obrigados a criar uma nova p�gina diferente s� pra isso. Digamos que antes de clicar nesse link, o usu�rio clica em "US" e tem o resultado imediato na tela. Quando ele clica em "case studies", ele precisa abrir uma nova p�gina, cujo layout � totalmente diferente. Isso d� a sensa��o de que foi levado a outro website. Muito ruim tanto para identidade visual da empresa quanto para a navega��o do usu�rio, que agora, n�o pode mais ver os demais links da navega��o principal sem voltar � home.

Fred van Amstel ([email protected]), 29.06.2004

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