Relatórios para clientes

Quem trabalha com análise de usabilidade tem que ser bom em escrever relatórios. É possível até ganhar dinheiro vendendo. Bruce Tog destruiu o relatório de um de seus leitores porque estava horrível. Concordo com ele que é preciso antes de criticar, elogiar. Também é preciso fazer críticas construtivas, sugerir sugestões. Mas a chave do sucesso vai ser como isso está escrito, a linguagem.

Dois casos antagônicos de amigos com relatórios:

  1. Escreveu com termos técnicos típicos do seu próprio meio profissional e foi criticado pelo cliente por isso
  2. Encheu o relatório de linguiça, abusando de termos pomposos e frases de efeito e o cliente adorou

No primeiro caso, o cliente eram profissionais de TI. No segundo, era um administrador. O autor do segundo caso se deu bem porque conhecia muito bem o seu cliente. Investigou a relação do cliente com outros fornecedores e sabia que ele gostava de um vocabulário seleto, um texto mais elaborado.

Na minha experiência, uma dica para convencer é relacionar as sugestões com o retorno que sua implementação pode trazer. Falar sempre em ROI (Return On Investment), mesmo que não tenha competência para calcular algo preciso. Há ainda um receio muito grande de investir em usabilidade, porque é algo novo. Precisamos mostrar que não somos mais um abutre atrás de um pedaço do bife.

Nota: Ficou tosco esse final, mas dá um desconto aí... to morrendo de sono. Uaaahh.. boa noite.

Fred van Amstel ([email protected]), 12.01.2004

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