Publicidade na Web é diferente

Isso é óbvio, mas tem gente que insiste que tem que ter comerciais iguais aos de televisão na Web. Isso só pode dar errado, imagine abrir um popup de tela cheia inesperado, esperar carregar 2MB e assistir um vídeo de 30 de braço cruzado! É por essas e outras idéias que tá cheio de bloqueadores de popups e de Flash por aí.

Como em qualquer mídia, a campanha tem que se adaptar e falar a linguagem do meio. Assim como ninguém reproduz um outdoor na televisão, não se pode reaproveitar comerciais de TV e folders na Web. Linguagem da Web é basicamente sobre informação, não é à toa que navegamos por um mar de informações. Por isso, melhor vir com fatos do que com opiniões. Melhor dizer que o carro tem 200 cavalos de potência do que dizer que é ultra-potente. Melhor ainda se as informações puderem ser manipuladas de acordo com o interesse do usuário, ou seja, interatividade.

Ok, vamos a um exemplo prático. Peguei um job simples semana passada. Adaptar esse outdoor para figurar no topo da homepage do cliente:
Outdoor: Qualidade é uma questão de seleção.

São no total 17 cursos anunciados. Incluir 17 figuras seria inviável, focar nos principais cursos teria problemas políticos dentro da faculdade. Resolvi usar a interatividade para aproveitar múltiplas camadas. Assim, mostro todos os cursos separados por área:
Banner: Pós-Graduação de Qualidade, escolha seu curso.

Aqui na agência ainda não temos vasta experiência com publicidade online, então a direção de arte olhou e perguntou: "Não seria melhor manter pelo menos a frase do outdoor?". Expliquei que não, porque era preciso dar uma ordem ao usuário para que ele não tomase aquilo como um mero banner e ignorasse. Era preciso deixar que o usuário atestasse a qualidade por ele mesmo, já que a quantidade de informação disponível sobre cada curso é infinitas vezes maior do que num outdoor. Torceram o nariz, mas aceitaram.

Nós que estamos acostumados com a Web temos que mostrar isso para nossos patrões. Não podemos ficar fazendo brochureware a vida toda só porque nos é imposto. Vale à pena gastar um pouco de saliva. O trabalho é mais gratificante e o retorno do cliente maior. Isso significa que a longo prazo, os patrões se convencem de que você sabe o que está dizendo.

Fred van Amstel ([email protected]), 05.03.2004

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