Preloader lento não é tão ruim

Escrever esse livro está me fazendo relativizar tudo o que aprendi como terrífico no Flash design... Já li um milhão de artigos dizendo que os arquivos devem ser pequenos e os preloaders informativos. Mas até hoje, ninguém relacionou isso com a dicotomia entre o tempo percebido pelo usuáiro e o tempo real decorrido. Sim, podemos criar a ilusão de que o tempo está passando mais rápido. Como? Jogos, animações hipnotizantes e informações sobre o que o usuário pode esperar do que está sendo carregado já são comuns.

O segredo é saber qual recurso vai ser mais adequado para a expectativa do usuário. Um jogo para alguém que espera por informações financeiras pode arruinar a imagem da aplicação, mas mostrar as algumas cotações pode ser útil. O jogo (ou outra solução que exija interatividade) também tem a desvantagem de que não pode ser interrompido quando o carregamento terminar, então um aviso sonoro e visual devem ser bem claros quando isso acontecer.

Para não destruir a ilusão do tempo decorrido, não fazer menções ao tempo no preloader, como mostrar o estimado para o término o tempo gasto. Melhor trabalhar só com porcentagens.

Nota: estou lendo um artigo do Bruce Tognazzini que está me dando esse tipo de insight. Ele faz uma comparação entre o ofício do mágico e do designer de software. Para os que lêem inglês, it´s a must read!.

Fred van Amstel ([email protected]), 11.01.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/preloader_lento_nao_e_tao_ruim.html