Perfil Profissional

Frederick (Fred) van Amstel é professor de Design de Serviços e Design de Experiências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Seu blog Usabilidoido é uma referência na área há mais de 17 anos. Além de dar aula em várias universidades, Frederick já prestou consultoria para empresas como Electrolux, InfoGlobo e Duty Free Dufry, bem como órgãos públicos como a Secretaria de Governo da Presidência da República, Hospital de Clínicas do Paraná e Prefeitura de São José dos Pinhais. Possui larga experiência no desenvolvimento de plataformas de inovação aberta, tais como a Renault Experience, Copel+ e a Plataforma Corais. Seu engajamento com diversos assuntos e causas se reflete na sua formação transdisciplinar: graduado em comunicação social pela UFPR, mestre em tecnologia pela UTFPR e doutor em design pela Universidade de Twente. Suas pesquisas recentes buscam meios de participação democrática e criativa para reconhecer e incluir grupos sociais historicamente oprimidos na atividade de design. Visando realizar essa utopia, participou da fundação da rede Design & Opressão em 2020.

Disponibilidade

Como servidor público em regime de dedicação exclusiva, tenho restrições para prestar consultorias. Porém, posso desenvolver projetos de pesquisa e extensão em parceria com empresas e órgãos públicos a partir da UTFPR. Também posso indicar estudantes com quem trabalhei na Universidade para projetos e vagas de emprego. Entre em contato caso precise de mim.

Projetos Comunitários

Editor do blog Usabilidoido, que trata de assuntos conceituais do webdesign (direção de arte, arquitetura da informação, usabilidade, etc). Desenvolvedor da Plataforma Corais onde várias ONGs e coletivos culturais realizam projetos de inovação aberta.

Entrevistas na mídia

Fred van Amstel ([email protected]), 15.04.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/perfil_profissional.html