O futuro do webdesign

Dirk Knemeyer escreveu um artigo inspirado profetizando sobre o futuro de nossa profissão, na Digital Web. Ele começa falando sobre o ritmo frenético que temos que nos submeter para estar atualizados, prestando atenção nas tecnologias que mudam o tempo todo. Flash era o must há alguns anos atrás, agora é o CSS. Amanhã, quem sabe é o SVG ou o que for. Porém, o ponto mais importante é que a Web não vai se restringir a um único aparelho (PC). Isso o Michel Lent já tinha me dito numa entrevista sobre o mesmo assunto, que aliás casa bem com esse artigo.

Em breve teremos que ser capazes de lidar com um projeto que envolvem diversas mídias, com suas diferentes abordagens. Para nos darmos bem, teremos que ser ecléticos, não dá pra ficar só escarafunchando só o Tableless. Precisamos nos ater aos conceitos, esses mudam mais devagar. Estudar usabilidade, arquitetura da informação, design de interfaces, redação e o escambau.

Eu particularmente, nunca gostei dessa pressão constante de atualização que me forçava a frequentar fóruns de discussão como o da Macromedia. Quando adquiri conhecimento suficiente para fazer o que precisava, parei com isso. Agora foco meus estudos nos conceitos, nas questões mais amplas. Claro, não deixo de estudar programação e outras ferramentas úteis para o meu trabalho, mas com outra visão, mais despreocupada. Se tivesse me escarafunchado no Actionscript naquela época, certamente hoje estaria frustrado porque o Actionscript 2 veio e mudou tudo.

Livros recomendados

Para quem está começando, recomendo estes livros:

Webdesign: Teoria e Prática Aprenda Web Design Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita

Fred van Amstel ([email protected]), 07.05.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/o_futuro_do_webdesign.html