Iniciando o Mestrado

Comecei essa semana o Mestrado em Tecnologia na UTFPR. Pretendo pesquisar dentro da linha Tecnologia e Interação os fundamentos do Design de Interação, tópico de interesse também de meu orientador, Luis Ernesto Merkle. Assim como fiz durante as pesquisas para o trabalho de graduação, estarei constantemente publicando achados interessantes.

Conheci o professor Merkle num simpósio sobre Interação Humano-Computador em 2004. Na ocasião, perguntei a ele se haveria possibilidade de desenvolver pesquisa no assunto dentro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e ele me confirmou que sim. Desde então, passamos a trocar idéias, especialmente enquanto estava pesquisando Semiótica. A tese de doutorado dele relaciona Semiótica com Interação Humano-Computador.

Decidi fazer o Mestrado porque:

Estou apostando todas minhas fichas. Tive que rejeitar duas propostas muito boas para trabalhar em grandes agências como arquiteto da informação que não poderiam ser conciliadas com as aulas do curso. Espero que valha à pena!

Para quem também quiser trilhar esse caminho, conheço os seguintes programas que poderiam abrigar pesquisas relacionadas:

Se alguém conhecer algum outro programa, dê a dica nos comentários.

Livro recomendado

Para quem estiver elaborando projetos para Mestrado, recomendo o livro da professora Lúcia Santaella:

Comunicação e Pesquisa: Projetos para Mestrado e Doutorado

Fred van Amstel ([email protected]), 07.02.2006

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/iniciando_o_mestrado.html