Faça uma criança feliz

Quando for projetar jogos e websites para crianças, pare com aquela velha desculpa de que todo mundo tem uma criança dentro de si. Chame uma criança de verdade para testar o jogo, observe seu comportamento e converse com ela. Ela pode inclusive fazer parte da equipe de design, duvida?

KidPad é um aplicativo de contação de histórias para crianças desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Maryland e mais de 100 crianças do mundo todo. Pra começar, a interface não tem texto algum. Três caixas, uma em cada canto da tela, podem ser abertas e seu conteúdo são ícones muito bem bolados.

kidpad.jpg

Destaque para os ícones "duplicar objeto" (a varinha mágica com duas pontas), "agrupar" (laço) e "abrir" (o desenho com um rosto sorridente). Dentro do contexto de uso, eles são muito familiares. Se a criança não entender, tem um ícone de ajuda que quando encostado nos outros, roda o áudio de uma outra criança explicando.

O software foi desenvolvido utilizando uma metodologia de design participativo especial para crianças. Os detalhes podem ser lidos nos papers. O paper Children as Our Technology Design Partners não é específico sobre o Kidpad, mas dá muitas dicas para quem quiser fazer testes de usabilidade e etnografia com crianças (ser divertido, se abaixar enquanto conversa, usar roupas descoladas e etc).

Agora compare o Kidpad com este joguinho de colorir do site da Nestle. Pra ter acesso aos pincéis, é preciso passar o mouse sobre aquela coisa verde. Clicar nas coisas para colorir não faz nada, arrastar também não. É preciso arrastar pra cima e pra baixo várias vezes e a figura vai aos poucos ficando mais saturada. É um caso de metáfora ao pé-da-letra que provavelmente não agradará as crianças.

colorir_chambinho.gif

Fred van Amstel ([email protected]), 30.06.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/faca_uma_crianca_feliz.html