Discussões sobre Folcsonomia no IHC 2008

No simpósio IHC 2008 um dos temas mais comentados foi a tal da folcsonomia. Gravei algumas apresentações que achei interessantes compartilhar aqui.

Para mim, a melhor parte do evento foi o Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social, organizado por Sergio da Silva e Roberto Pereira.

Também nas sessões de artigo, o assunto apareceu em destaque. Um dos artigos selecionados como melhor do evento foi o de autoria dos organizadores do workshop. Roberto Pereira e Sergio da Silva acreditam que sistemas como o Delicious poderiam ser melhores se permitissem diferenciar a autoridade dos diferentes contribuidores, o que eles chamam de Folkauthority: Audio [MP3]. Como sinalizei na pergunta ao final da apresentação, acredito que esse tipo de esquema só seria interessante em determinados contextos em que a autoridade é determinante, como no próprio ambiente acadêmico.

Uma apresentação rápida e interessante foi a proposta de Felipe Côgo para corrigir erros de digitação e inconsistências entre etiquetas de uma folcsonomia: Audio [MP3].

Como era de se esperar de um evento da Computação, folcsonomia foi abordado na maioria dos trabalhos como uma mera técnica de organização de informações, a qual pode também ser mudada pelas regras de funcionamento. Assim como Adriana Amaral e Maria Clara Aquino, sustentei na minha apresentação do workshop que a folcsonomia não é só uma técnica de classificação, mas de identificação com grupos sociais. Não basta analisar o fenômeno do ponto de vista técnico, pois as estruturas da folcsonomia são construídas e desconstruídas socialmente pelos usuários. As regras do sistema são pontos de partida sobre os quais os usuários criam suas próprias regras. Se novas regras são impostas sem considerar as regras dos usuários, estes podem se frustrar, revoltar ou ir embora.

Fred van Amstel ([email protected]), 04.11.2008

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/discussoes_sobre_folcsonomia_no_ihc_2008.html