Design de Interação e as Tecnologias do Cotidiano

A tecnologia se embrenha no cotidiano como um meio para a expressão, reflexão e atuação das pessoas. Num primeiro momento, é um objeto sem significado; num segundo, torna-se parte de nosso próprio corpo. Quando não funciona, logo percebemos seus limites e ficamos frustrados. As pessoas estão sedentas por Design porque vivemos num ecossistema de objetos sem graça, sem profundidade estética, sem versatilidade de uso, sem surpresas. Projetadas com esmero, entretanto, tecnologias podem propiciar interações maravilhosas entre as pessoas. Este é o objetivo do Design de Interação.

Slides

Design de Interação e as Tecnologias do Cotidiano [MP3] 37 mb - 32 minutos

Na palestra eu mostro como a tecnologia tem invadido o cotidiano e permitido fazer coisas que não eram possíveis anteriormente, porém, muitas vezes trazendo mais frustração do que felicidade porque temos que lidar com suas falhas e dificuldade de operação. Nos tornamos dependentes de uma tecnologia que subestima nossa capacidade de controle, escondendo seu modo de funcionamento e mostrando apenas botões incompreensíveis. O aspecto dos produtos tecnológicos só nos faz sentir mais incapacitados. Beleza é a última das prioridades dessa indústria.

Mas isso está mudando. Empresas como Apple e Nokia estão investindo cada vez mais em Design e obtendo excelentes resultados financeiros. Mais do que produtos atraentes, elas oferecem produtos que funcionam, que são fáceis de usar e úteis no dia-a-dia. Projetada com esmero, a tecnologia pode tornar nosso dia-a-dia mais simples, mais agradável, mais feliz. É só uma questão de Design.

Fred van Amstel ([email protected]), 27.08.2008

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/design_de_interacao_e_as_tecnologias_do_cotidiano_.html