Defensive Design for the Web

Os autores vasculharam as principais empresas de comércio eletrônico estadunidenses atrás dos seus deslizes. As páginas de erro são as mais negligenciadas, porque só aparecem na tela dos usuários, não dos desenvolvedores. É nesse momento que se descobre se a empresa respeita seus clientes. Cuidados como esse, são cruciais para o sucesso de empresas como Amazon e Google, citadas como exemplo várias vezes no livro. "Quer saber qual é o melhor jeito de tratar um erro? Dê uma olhada como esses gigantes fazem", recomenda o livro.

Um livro só sobre o design dos momentos mais críticos de interfaces Web: mensagens de alerta, página não encontrada, resultados de buscas, formulários e etc. Os caras da 37signals acreditam na Lei de Murphy e se preparam pelo pior.

Não adianta esperar pelas reclamações, é preciso eliminar qualquer possibilidade do usuário se sentir mal. Quem é que já não caiu fora de um website que avisava que se tinha cometido um erro mas não dizia qual nem dava pista de como solucionar?

Os autores vasculharam as principais empresas de comércio eletrônico estadunidenses atrás dos seus deslizes. As páginas de erro são as mais negligenciadas, porque só aparecem na tela dos usuários, não dos desenvolvedores. É nesse momento que se descobre se a empresa respeita seus clientes. Cuidados como esse, são cruciais para o sucesso de empresas como Amazon e Google, citadas como exemplo várias vezes no livro. "Quer saber qual é o melhor jeito de tratar um erro? Dê uma olhada como esses gigantes fazem", recomenda o livro.

O Google por exemplo, dá sugestões de correção ortográfica nas buscas. Trivial, mas muito útil. Já a Amazon reconhece variações nos nomes de artistas buscados. Por outro lado, Target.com redireciona para o resultado mais próximo sem avisar que fez isso. Os autores procuraram por mop (esfregão) e tiveram no resultado mp3 player e outros eletrônicos.

Você deve estar se perguntando que links são esses? Bem, na verdade parece que o livro é a republicação do conteúdo do Design Not Found, website deles que coleta exemplos desde 2001. Claro, no livro eles explicam muito mais, e há uma porção de novos exemplos. Mas fica a dica, se você gostar muito do que viu no website, compre o livro. Se achar que já sabe tudo isso porque já leu outros autores sobre usabilidade em geral, não deixe de comprar o livro. Vale à pena ler isso repetidamente, porque é muito fácil de se esquecer.

O mais legal das explicações são as analogias que eles fazem com o mundo real. Por exemplo, certo dia, o Yahoo colocou um banner animado intersticial que cobria parte da tela e impedia que se clicasse em qualquer coisa enquanto não terminasse. É como estar saindo de uma agência de turismo e o agente bloquear a porta enquanto entrega folderes.

No mais, o livro é um desperdício de papel. Ele chega a 240 páginas forçando a barra. Tem muito espaço em branco sobrando, apesar de isso resultar num design mais agradável. Acredito que essa decisão tenha sido tomada porque o tipo de papel é mais fino que o normal e a espessura total do livro aparenta ter menos de 200 páginas.

Os autores poderiam ter explicado melhor cada exemplo, trazendo mais coesão para a obra. Ao invés do tradicional livro de usabilidade ao estilo do Não me faça pensar, que introduz uma linha de raciocínio, temos um guia com recomendações específicas. É direto ao ponto, mas sem justificativas. Isso torna muito questionável as conclusões dos autores. Tanto é que no Design Not Found, onde felizmente é possível deixar comentários, os leitores discordam deles. Afinal, pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Fred van Amstel ([email protected]), 19.06.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
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