Customização de agregadores custa demais

Conforme aumenta a oferta e frequência de conteúdo de qualidade na Web, aumentam as fontes que gostaríamos de consultar diariamente. Se você está com os favoritos do seu navegador lotado de links que você nunca se lembra de visitar, então é hora de considerar se vale à pena usar um agregador.

Prepare-se, não vai ser fácil. Existem muitas opções gratuitas, mas quanto mais funcionalidades elas oferecem, maior a dificuldade de usá-las.

Um exemplo é o Netvibes, que de tanta fragância Ajax entupiu minhas narinas:

Customização do Netvibes

Nesse site (ou aplicação), é possível adicionar fontes de notícias, buscadores, contas de email, podcasts, comparação de preços, notas e muito mais. Usuários que não sabem que agora é possível interagir com interfaces de websites de forma parecida com aplicativos de dekstop ficarão bem perdidos, pois o site não é nada didático. Nesse caso até que faz sentido, pois o público-alvo só deve ser "programadores loucos por ver tudo que pode ser feito com Ajax".

Pior do que isso só a versão do Google:

Página customizada do Google

Quando vi essa verdadeira bagunça visual, comecei a entender porque Donald Norman não concorda que o Google é o melhor exemplo de simplicidade. É fácil fazer uma home simples que tenha só um campo de busca e mais algumas poucas opções. Difícil é fazer uma homepage customizada como a do Meu Yahoo, que já existe há anos:

Página Customizada do Meu Yahoo

Concordo que a sensação inicial de desorganização chega a ser pior que o do Google, mas para customizar o conteúdo é mais fácil porque as páginas de configuração são separadas, o que permite o usuário a se concentrar na tarefa e sobra espaço para explicação. Apesar de poucos usuários do Yahoo se darem ao trabalho de usar o Meu Yahoo, ainda assim não se pode esperar que eles sejam experts no uso do computador.

Ajuda do Meu Yahoo

Nunca usaria o Meu Yahoo como agregador porque é feio demais. Tem uns temas alternativos para escolher, mas um pior que o outro. Esse tipo de aplicação é complexa demais para deixar na mão de programadores fazerem o design de interface, como suponho que foi feito nos exemplos citados.

Por enquanto continuarei a usar o Bloglines como agregador. Ele não tem todas as funcionalidades e poder de customização que o Google e o Netvibes tem, mas é bem simples de usar e a única coisa que me incomoda no layout é o fundo cinza para leitura de posts. Também fico irritadíssimo quando clico para abrir uma pasta e, sem querer, marco como lida 1340 mensagens que nunca conseguiria ler de uma vez só... Gostaria de ter um "voltar" nessas horas.

Bloglines - agregador de RSS

Fred van Amstel ([email protected]), 04.10.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/customizacao_de_agregadores_custa_demais.html