Conscientização sobre Usabilidade

Usabilidade é um daqueles argumentos usados com frequência para apelar numa discussão de projeto: “Isso aqui tem que ser desse jeito pra ter usabilidade”. O que se segue é sempre uma discussão interminável sobre o que o usuário conseguiria ou não conseguiria fazer.

Se estas opiniões não estão fundamentadas em pesquisas sérias com usuários, a tendência é caminharem para uma disputa de preferências: “eu acho que deveria ser assim porque assim é melhor.” Melhor pra quem? Pro usuário? Como saber isso sem pesquisar?

A primeira lição sobre Usabilidade que todo profissional que lida com Internet, independente se é programador, designer ou gestor, é a seguinte: “Eu não sou o usuário.” Compreender que cada pessoa navega diferente na Internet é o primeiro passo para lidar seriamente com Usabilidade.

A diferença de estilos cognitivos se observa muito bem num teste de usabilidade. Existem algumas pessoas que vão direto na busca, procurando informações específicas e outras que preferem navegar por menus. E tem gente que não acha de nenhum dos jeitos.

Nas salas de observação do teste, onde fica a equipe de desenvolvimento, é comum ouvir comentários indignados com a “burrice” do usuário. Isso é preconceito. Conforme a compreensão sobre Usabilidade se espalha numa organização, esse preconceito com o usuário é gradualmente substituído por uma curiosidade que acaba gerando inovações.

Existem profissionais que se especializam no estudo do comportamento do usuário, porém, muitas das idéias inovadoras em Usabilidade são criadas por programadores, redatores, gestores e designers que não são especialistas no assunto, mas que estão preocupados com a questão. Por isso, é importante que a conscientização sobre Usabilidade se espalhe por toda a organização.

Visando tal mudança organizacional, nós criamos dois programas no Instituto Faber-Ludens: o UX Boot Camp, um treinamento in-company voltado para profissionais das mais diferentes áreas e o UX Coaching, uma consultoria de médio prazo no nível estratégico.

Procuramos envolver nestes programas todos os setores da organização que contribuem para a experiência do usuário, desde o pessoal do suporte técnico até os editores de conteúdo. A experiência do usuário é o resultado do trabalho de muitas competências diferentes e todos precisam estar conscientes da importância da Usabilidade e outros fatores que afetam esta experiência.

Fred van Amstel ([email protected]), 29.11.2010

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