Como pesquisar "Um Dia na Vida" dos usuários

Um dia na vida é uma agenda para visualizar a rotina do usuário. Por que é feito? Para compreender as atividades de rotina, os lugares que o usuário vai com frequência e os meios de transporte e de comunicação utilizados no dia-a-dia. Esse método é útil para identificar problemas nas transições entre uma atividade e outra.

Passo-a-passo

  1. Definição de usuários a serem mapeados. Estes podem ser os mesmos usuários estudados por Shadowing.
  2. Mapear as atividades de acordo com o horário e local num dia típico de semana utilizando o template de Excel. Apenas as atividades de rotina devem ser mapeadas. Deixar em branco o que não souber.
  3. Validar a linha do tempo com o usuário para verificar que não tem nada errado por telefone ou email. Tirar as dúvidas sobre o que não se sabia.
  4. Comparar o dia na vida de diferentes pessoas.

Vídeo

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

Transcrição

Abra a planilha "Um Dia na Vida" e insira os dados que foram coletados na sua pesquisa com usuários. Você deve preencher todas as atividades que o usuário faz durante um dia comum de sua vida. Se você não souber alguma coisa, estiver faltando alguma informação, aproveite para telefonar, mandar uma mensagem para o usuário entrevistado e verificar esses dados.

Quando acontecer alguma coisa no dia da pessoa que você perceber que não está contribuindo para a motivação dela, isso pode se tornar um problema de projeto. Isso significa que você pode desenvolver algo que tente solucionar esse problema para essa pessoa. Dificilmente, se você perguntar para uma pessoa quais são os problemas dela, ela vai te dizer porque esses problemas serão resultado da sua análise das dificuldades que as pessoas têm em atingir as suas motivações.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Fred van Amstel ([email protected]), 08.07.2024

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_pesquisar_um_dia_na_vida_dos_usuarios.html