Como fazer um storyboard de interação

Storyboard é uma sequência de cenas que ilustram a interação do usuário com um produto ou serviço, revelando aspectos cruciais do contexto: onde, quando, como e por quê. O desenho do storyboard não precisa ser bem feito pois o foco é demonstrar a sequência de passos.

Por que é feito? O Storyboard foi criado originalmente para planejar filmes e animações, aproveitando a referência das revistas em quadrinhos. Os diretores de cinema precisam visualizar como será a sequência de cenas antes de começar a filmar, pois a filmagem custa muito caro. O storyboard ajuda a evitar erros e planejar algo bastante subjetivo.

Passo-a-passo

  1. Imprimir 5 cópias do template de storyboard. Utilizar apenas lápis para poder apagar caso necessário. Escolha uma das histórias de interação com produtos e serviços que você ouviu do usuário ou observou.
  2. Escrever nas linhas em branco o que acontece em cada cena antes de desenhar. As cenas não devem conter balões de texto, ou seja, escreva também as falas dos personagens se houver.
  3. Depois de escrever todo o texto, comece a desenhar as cenas. Não se preocupe se só conseguir desenhar a figura humana em formato de palito. O ponto do exercício é pensar na sequência da interação.
  4. Fotografar o storyboard com o celular ou câmera digital.

Vídeo

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

Transcrição

O Storyboard é como se fosse uma história em quadrinhos sobre a interação que o usuário teve com um concorrente seu ou que vai ter com o produto ou serviço que você está projetando.

Para começar, imprima cinco cópias do template de Storyboard em uma folha de papel A4. Utilize lápis para poder apagar e rabiscar livremente. Escolha uma das histórias de interações que o usuário teve com produtos ou serviços que você observou diretamente ou que você ouviu do usuário para representar no seu Storyboard.

Cada quadradinho do Storyboard é como se fosse uma etapa na interação que o usuário tem com o produto ou serviço.

Antes de desenhar, você deve escrever embaixo o que está acontecendo naquela cena de modo que você se concentre nas ideias para depois pensar no visual.

Para o Storyboard, não é necessário desenhar com precisão. Esboços simples, bonequinhos de palito já são suficientes para expressar a ideia. O importante é contar uma boa história.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Fred van Amstel ([email protected]), 08.07.2024

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_fazer_um_storyboard_de_interacao.html