Como fazer um protótipo bruto

Protótipo bruto é um modelo cru do produto ou serviço, exibindo apenas o necessário para simular o uso. O modelo pode ser feito com lápis e papel, isopor, massa de modelar, Lego, papelão ou qualquer outro material de baixo custo.

Por que é feito? Um conceito que funciona muito bem na ideia pode não funcionar no mundo físico. Ao construir o protótipo, a ideia costuma ser adaptada para viabilizar sua execução. O protótipo ajuda a refletir sobre a ideia e torná-la mais concreta.

Passo-a-passo

  1. Conseguir os materiais que parecem ser necessários para criar o protótipo.
  2. Experimentar combinações dos vários materiais para dar forma ao protótipo. Tirar foto ou captura de tela de cada uma.
  3. Implementar as funcionalidades do protótipo através de partes móveis, desenhos, texto de instrução e outras marcações.
  4. Imaginar diversos usos do protótipo falando em voz alta o que você está fazendo.
  5. Dentre os experimentos feitos, escolher um protótipo para testar na próxima fase do projeto.

Vídeo

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

No começo de um projeto de produto ou serviço, é muito comum as pessoas pararem e não saberem como progredir. Nessa situação é muito indicado fazer um protótipo, um modelo físico mesmo, que permita o mínimo possível para poder experimentar o uso desse produto ou serviço e dessa maneira poder continuar o desenvolvimento do projeto.

Você pode usar vários materiais de baixo custo para fazer protótipos, tais como Lego, lápis, papel, isopor, massa de modelar, papelão ou poliestireno. É bom ter uma variedade de materiais à mão para que qualquer ideia possa ser imediatamente prototipada com as mãos. Comece colocando os materiais que você tem às mãos um em cima do outro só para imaginar como ficaria o produto ou serviço.

Se você estiver prototipando um serviço, você provavelmente precisará de materiais lisos para simular interfaces. Já se você estiver prototipando um produto, você precisará de materiais com volume, tais como massa de modelar, Lego, poliestireno e outros. O protótipo serve para tornar mais tangível as discussões ao redor do projeto e experimentar o uso. Ou seja, não é necessário desenvolver um protótipo muito detalhado. Apenas o mínimo necessário para experimentar o uso deve estar lá. Partes móveis, post-its, pedaços de papel, Lego, massa de modelar que se move, tudo isso pode ser utilizado com uma boa dose de imaginação para fazer o protótipo se tornar vivo e funcional.

O protótipo ideal é aquele que o usuário consegue experimentar o uso sem precisar de instruções de uma outra pessoa, apenas tocando e interagindo com o protótipo. Durante o desenvolvimento desse protótipo, é bem interessante testar essa capacidade do protótipo de ser autoexplicativo em várias diferentes situações. Então assim que alguém desenvolver um protótipo, outra pessoa na equipe deve pegar esse protótipo e experimentar como se fosse um usuário e novas ideias podem surgir desse processo. Os protótipos serão refinados, transformados em novos protótipos e assim o projeto vai evoluir através de ciclos.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Fred van Amstel ([email protected]), 08.07.2024

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_fazer_um_prototipo_bruto.html