Como fazer um brainstorming

Brainstorming é uma técnica de geração de ideias pouco estruturada mas muito efetiva. Ela pode ser usada em grupos ou individualmente. A regra básica é que toda ideia é aceita, por mais estranha que pareça. A crítica a ideia é desencorajada, para não freiar a geração de novas ideias. Em grupos, os participantes são encorajados a continuar a ideia do colega, agregando novos elementos.

Por que é feito?

Quem possui experiência em projetos sabe que a primeira ideia que vêm à cabeça dificilmente será a melhor. O brainstorming gera diversas ideias para explorar as possibilidades antes de escolher qual ideia desenvolver. É também uma maneira de aproveitar a empolgação de um grupo para gerar novas ideias.

Como é feito?

  1. As pessoas que vão participar do brainstorming se reúnem numa mesa em círculo.
  2. Uma das pessoas se prontifica a ser o anotador da sessão. As anotações podem ser feitas num caderno ou num quadro branco/flipchart para visualização geral.
  3. As pessoas falam sobre suas ideias e estendem as ideias dos outros. Devem ser criadas pelo menos 30 ideias diferentes.
  4. Quando o tempo estiver acabando, é recomendável fazer uma eleição das melhores ideias. Cada participante tem direito a votar em 3 ideias diferentes. Os votos são marcados com adesivos de bolinha Pimaco ou riscos ao lado da ideia.
  5. O anotador verifica se todas as ideias foram capturadas e a sessão é encerrada.

Vídeo

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

Transcrição

Para realizar uma sessão de brainstorming, comece preparando um espaço confortável para o grupo trabalhar. Certifique-se de ter um quadro branco ou um flip chart, uma mesa pequena, canetas, papel, fita crepe e etiquetas de bolinha colorida disponíveis.

Reúna sua equipe e escolha um anotador para as ideias. Esta pessoa terá a responsabilidade de ouvir e anotar todas as ideias que os outros participantes mencionarem, evitando dar suas próprias ideias para manter o foco no registro.

Os outros participantes podem desenhar e anotar suas ideias em folhas de papel soltas e, em seguida, colá-las no quadro branco junto com as anotações feitas pelo anotador. Sempre que alguém tiver uma ideia, é recomendável que, além de falar, também a anote numa folha de papel para ser colocada na parede ou no quadro branco. Isso permite que todos tenham uma visão clara do que foi proposto e possam continuar a desenvolver a ideia na mesma linha ou explorar uma linha diferente.

É importante observar as ideias dos colegas e procurar acrescentar algo a elas. Ao invés de propor uma ideia totalmente nova, tente desenvolver progressivamente uma ideia já existente. O método de brainstorming sugere evitar críticas, pois elas podem bloquear a criatividade e tornar a sessão improdutiva. Em vez disso, substitua as críticas por sugestões de melhorias ou alterações nas ideias.

Quando o grupo não tiver mais ideias ou o tempo da sessão estiver se esgotando, reserve um tempo para observar o que foi produzido coletivamente. Para selecionar as melhores ideias para o projeto, os participantes podem fazer uma votação. Cada pessoa recebe três etiquetas de bolinha colorida e escolhe suas ideias favoritas, colando um adesivo em cada uma. No final, o grupo terá uma visualização das ideias desenvolvidas e das mais votadas.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Fred van Amstel ([email protected]), 05.07.2024

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/como_fazer_um_brainstorming.html