A importância da consistência no tom

Apesar de muito bem escrito, ilustrado, animado e arquitetado, o infográfico Forças da Natureza da National Geographics me deixou numa posição desconfortável. Ele vai contando aos poucos como se formam os tornados, terremotos e vulcões e mostra relatos da destruição causada por essas imprevisíveis catástrofes. Porém, nos cantos há um botão em destaque diz coisas como:

Sim, com todos esses acentos de exclamação, como se destruir grandes nacos de civilização fosse algo maravilhoso. As telas a que eles levam realmente te permitem fazer isso. Veja esse pobre prédio abaixo. Com o clique de um botão você escolhe que tipo de terremoto vai devastá-lo.

Um pobre prédio que será estilhaçado

Não é mórbido?

Não sou contra ter essa seção dentro do infográfico, aliás acho que ela é o pulo-do-gato da peça inteira. Escolher opções e ver suas consequências imediatamente é uma forma muito boa de se ensinar um conceito. Porém ver o celeiro voando dentro de um tornado não é suficiente dramático para que o usuário (ou seja lá o que for o cara que está dianta de um infográfico interativo) tenha noção das reais consequências de um tornado. Melhor seria se uma vaca subisse no aspirador, ou quem sabe uma pessoa. Fotos reais de pessoas chorando por terremotos semelhantes aos que a pessoa causou também devolveriam a moral que faltou ao infográfico.

Mas o pior mesmo foram os malditos botões cheios de exclamação. Pessoal não se preocupa muito com isso, mas texto na Web é crucial, é a essência. Não dá pra descuidar disso e investir em sequências mirabolantes geradas em 3D Studio.

Fred van Amstel ([email protected]), 23.08.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/a_importancia_da_consistencia_no_tom.html