Direção de Arte e Usabilidade
- O que é design?
- Qualidade e processo
- Arte
- Engenharia
- Projeto
- Comunicação
- Clientes X Usuários
- Antes unilateral
- Agora bilateral
- Conciliando objetivos
- Objetivos gerais
- Cliente: obter lucro
- Usuário: vida melhor
- Objetivos específicos
- Cliente: tornar os consumidores frequentes mais fiéis
- Usuário: comodidade na compra
- Objetivos subjetivos
- Cliente: ser respeitado no mercado
- Usuário: sentir-se seguro
- Duas dimensões da necessidade: significado e utilidade
- Exemplo: segurança no ecommerce
- Exemplo: comprar passagem de avião
- Grupo de foco para decidir a ênfase do curso: teoria X prática
- O que é um grupo de foco?
- Para quê serve?
- Quando usar?
- Exemplo: site de música
Roteiro grupo de foco
Quebra-gelo
- Porque decidiram investir numa formação de webdesigner?
- Qual a importância desse conhecimento para o exercício da profissão?
- O que vocês esperam aprender no curso?
- Qual a experiência que vocês tem no assunto?
- O que gostam mais de fazer: programação ou design?
Discussão
- "O artista já nasce com o talento"
- "Regras foram feitas para serem seguidas"
- "Se usuário tivesse extensão, seria .FDP"
- "Cliente não sabe o que quer"
- "Aprender fazendo é melhor do que estudando "
Construção
- Lista com sites que vocês acham interessante, do ponto de vista do design
- Quadro: Que características tem um design de website perfeito?
- Lista de assuntos que gostariam de ver no curso
Tarefa de casa: Encontrar um post no Usabilidoido e criticar a idéia que ele traz.