Amigável uma ova! Design de Interação e Software Livre
Introdução
- O conceito de amigabilidade
- Usuário final X usuário inicial
- Evolução do Design de Interação
- O diferencial da abordagem do Design
Design de Interação para o Software Livre
- Porque temos software livre? Software livre para quem?
- Relações de poder
- Princípios do software livre
- Problemas de projetos de software livre
- Requisitos provenientes de desenvolvedores
- Direção por funcionalidade, não por utilidade
- Quem não codifica, não apita
- Interesse em problemas acadêmicos
- Perfeccionismo na arquitetura
- Disputa pela interface
- Guidelines Gnome e KDE
- Interação entre pessoas e sistemas
- Design centrado em quê?
- Designer
- Sistema
- Usuário
- Comportamento
- Atividade
- Tarefa
- Ação
- Contextos de uso
- Técnicas
- Etnografia
- Entrevistas
- Análise de Benchmark
- Grupo de foco
- Personas
- Cenários
- Card-sorting
- Diagramas
- Prototipagem
- Testes com usuários
- Como procede software proprietário
- Princípios de Design de Interação
- Simplicidade
- Empatia
- Estética
- Imersão
- Análise de distribuições
- Ubuntu
- Symphony
- Gnome
- Firefox