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Empresa - Servi�os - Contato

John Lenker vai buscar na ret�rica de Arist�teles as bases para um esquema bem manjado, mas efetivo, de persuadir pessoas na Web. Ao longo do livro Train of Thoughts ele repete constantemente a sequ�ncia: atrair - informar - intimar. Ele cita Donald Norman para argumentar que "todo design deve ser como uma hist�ria", com come�o, meio e fim.

Se queremos que uma mensagem provoque uma determinada rea��o (comprar algo por exemplo), precisamos primeiro atrair a pessoa para ouvir nossa ladainha. Para isso, ele sugere que sejamos bem pouco convencionais na abordagem inicial. Quanto mais sair do comum, mais aten��o vai chamar. Imagens, multim�dia e o que puder ser usado vale � pena. Mas claro, tudo de acordo com a mensagem.

Em seguida, precisamos mostrar alguns fatos para dar credibilidade ao que estamos promovendo. Tudo o que puder se explicado de forma visual, segundo ele, � melhor. Texto tem o seu lugar, mas quase sempre se torna chato demais depois de algumas linhas.

S� depois de guiar a pessoa atrav�s dos dois passos anteriores (atrav�s de links ou rolagem) � que podemos intim�-la a fazer algo. Podemos pedir que ela compre algo online ou ent�o requisit�-la que mude seu comportamente quanto aos cegos que n�o podem acessar websites baseados em tags table.

Alguns dias antes me perguntava o porque da sequ�ncia empresa - servi�os - contato serem um padr�o t�o bem estabelecido nos menus de navega��o em websites. Essa � uma das boas raz�es:

  • empresa = atrair
  • servi�os / produtos = informar
  • contato = intimar

Existem varia��es como quem somos - o que fazemos - fale conosco ou ent�o combina��es menos consistentes como sobre - produ��o - contate-nos. No final das contas � a mesma coisa, mas prefiro a sequ�ncia l� de cima. � muito mais direta e concisa, por isso se tornou o padr�o.

Existem varia��es como quem somos - o que fazemos - fale conosco ou ent�o combina��es menos consistentes como sobre - produ��o - contate-nos. No final das contas � a mesma coisa, mas prefiro a sequ�ncia l� de cima. � muito mais direta e concisa, por isso se tornou o padr�o.

S� fico me perguntando se realmente as pessoas acessam as p�ginas de apresenta��o da empresa, normalmente lotadas de textos redundantes, insossos e in�teis. � o "fant�stico" hist�rico da empresa, a foto do presidente, a miss�o e filosofia de trabalho e outras cria��es idiossincr�ticas.

Especulando um pouco, talvez isso funcione quando o site seja focado em neg�cios entre empresas, Business-to-Business. Quem est� de fora, v� uma empresa como algo amorfo, mas o seu dono e funcion�rios alto escal�o a v�em como se fosse extens�o de seu pr�prio corpo. Ent�o, veriam as empresas de parceiros da mesma forma: centradas na figura dos seus respectivos donos. Da� rola uma identifica��o... hmmm, acho que estou indo longe demais.

Quando a empresa me d� liberdade de fazer a reda��o da p�gina de apresenta��o da empresa, procuro sempre deixar claro o diferencial dela perante a concorr�ncia. A meu ver, � isso que atrai. � isso que sai fora do comum, como disse o Lenker.

Na p�gina de servi�os/ produtos, o neg�cio � investir em descri��es honestas e concisas, ressaltando os pontos fortes dos produtos, mas sem deixar de mostrar os pontos fracos caso seja desej�vel que o usu�rio fa�a compara��es entre eles. Textos suplementares inserindo o produto no seu contexto de uso (por exemplo, uma receita com panetone) n�o s� aumentam o valor do produto, como s�o excelentes para atrair internautas vindos dos buscadores.

Finalmente a p�gina de contato deve ir direto ao ponto e mostrar os formul�rios, mas n�o sem antes explicar para qu� ele serve. Sugerir coisas como "pe�a seu or�amento", "mande sugest�es" e "proponha uma parceria" � �timo para incentiv�-lo a escrever. Pe�a sempre o m�nimo poss�vel de informa��es nesse formul�rio, do contr�rio ningu�m vai se dar ao trabalho. Preencher formul�rios � a coisa mais chata da navega��o na Web, ningu�m gosta. Tem gente que tem at� paran�ia de fornecer dados pessoais.

Outra coisa bem legal e que todo mundo esquece � de fazer uma caixa de texto para o texto da mensagem bem grande, do contr�rio as mensagens ser�o pequenas tamb�m. � bem simples: "voc� ganha aquilo que pede." Depois que aumentei o tamanho da caixa de texto dos coment�rios neste blog, o tamanho m�dio dos coment�rios aumentou bastante.

Como recomendei no primeiro artigo que escrevi para minha coluna de usabilidade no FlashMasters, a liga��o entre essas p�ginas n�o deve se resumir s� ao menu de navega��o. � muito melhor ao final de cada texto lido ter um link logo abaixo indicando que devemos ler em seguida. Basta seguir a sequ�ncia do Lenker. Na p�gina de empresas, finalize com um link para a p�gina de "servi�os" e assim por diante.

Esse tipo de navega��o tem agradado muito tanto aos meus clientes quanto aos clientes dos meus clientes. No site que fiz para um fabricante de panetones, priorizei esse esquema de navega��o, usando caixas sedutoras ao redor dos textos. Joguei o menu l� pra cima (onde n�o � nada pr�tico), sem medo de ser feliz. Nos testes informais que fiz, parece ter dado muito certo. Usu�rios sem objetivos bem definidos se sentem bem � vontade em deixar que o site os guie na visita.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 20/08/2004

Palavras-chave

menu    navega��o    arquitetura    da    informa��o    links    institucional    

Op��es



Comentários

Discussão
Marcelo Linhares
20/08/04 �s 14:07

A id�ia de colocar os links de navega��o "embutidos" dentro das p�ginas � interessant�sima...

eu realizei alguns testes tamb�m, e obtive bons resultados, sempre abaixo dos servi�os colocados, tinha-se "Solicite um or�amento do servi�o "

O site obteve um n�mero maior de solicita��es de or�amento...

Isso sem d�vida minimiza o esfor�o fis�co e mental do usu�rio, pois n�o tem que ir no "Menu padr�o" e clicar em contato, al�m de que a p�gina aberta j� abre com o assunto determinado (de or�amento do produto X)


Obs:. O link direcionado ao "Primeiro artigo do FlashMasters" est� quebrado propositalmente??


Discussão
B�rbara
29/09/05 �s 10:48

Muito bom esse texto.
Sou vendedora e estava a procura de algo diferente para atra�-los e essa apresenta��o me encheu de id�ias.
Muito obrigada pela inspira��o.


Discussão
cristina
31/01/06 �s 10:45

que coisa absurda , vc n�o encontra um telefone de loja todeschini, a pessoa que precisa comprar quer telefone, alguem que v� na sua casa no mesmo dia, e pronto , logo j� compra, a ansiedade � grande, se ficar com " deixe seu e-mail, etc ", ela desiste.


Discussão
Luc�lia
14/02/06 �s 13:42

ola! boa tarde!!!


gostaria muito de saber como fa�o para mandar meu curriculum de Arquiteto.


grato


Discussão
antonio carlos hoppner
31/10/07 �s 08:32

fa�o desenhos e designers para fachada de prdios contato internet busca



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